Apesar das críticas à sua aparência, a primeira geração da Merida Silex era uma bicicleta impressionante – para a sua época.
O cenário das bicicletas de gravel, no entanto, está em constante mudança, e a fórmula contemporânea das bicicletas de gravel tornou muitas delas – incluindo a Silex – praticamente obsoletas.
Isso forçou a Merida a voltar à prancheta com o objetivo de aprimorar sua capacidade de manuseio, conforto geral, características visuais e habilidade off-road, e parece que acertaram em cheio. Afinal, o ciclista da Bahrain Victorious, Matej Mohoric, conquistou o Campeonato Mundial de Gravel da UCI em 2023 com a novíssima Silex.
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UMA NOVA ERA GRAVEL
Embora a nova Silex apresente uma semelhança marcante com a bicicleta que substitui, há mudanças sutis que tiveram um grande impacto na aparência e no desempenho da bicicleta.
A maior diferença está no tubo de direção encurtado, o que tornou a possibilidade de atualização para um garfo de suspensão de mercado de reposição uma opção viável.
A geometria da bicicleta também passou por ajustes, resultando em uma pilha mais curta e espaço para pneus maiores, com capacidade de acomodar pneus de até 45 mm (ou 42 mm com para-lamas).
Olhando com atenção, é possível notar os tubos inferiores curvados perto do movimento central, o que permite a compatibilidade com sistemas de transmissão 1x e 2x.
O ângulo do tubo de direção também foi reduzido em 1,5 graus, chegando a 69,5 graus, o que contribui para um maior controle e confiança em terrenos mais difíceis.
Apesar da frente relaxada, a bicicleta ainda responde prontamente às pedaladas e se mantém ágil tanto em terrenos planos quanto em subidas e descidas. A Merida realmente acertou no equilíbrio aqui.
A Merida Silex está disponível em cinco tamanhos: XS, S, M, L e XL, com o tamanho XS apresentando um tubo superior de 55 cm de comprimento. Os tamanhos dos pedivelas variam na gama, com XS/S, M e L/XL utilizando tamanhos de 170 mm, 172,5 mm e 175 mm, respectivamente.
Também é possível observar a estética mais limpa e a ausência de mangueiras e cabos excessivos na parte dianteira da bicicleta. Grande parte disso é resultado da rotação integrada de cabos Wire Port, como vista nas bicicletas Scultura e Scultura Endurance.
O quadro é compatível com canotes retráteis de roteamento interno e utiliza um grampo integrado no tubo superior e uma base de montagem Fidlock (esta última apenas nos modelos CF) para uma estética mais clean.
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Diferentemente da linha de bicicletas de estrada da Merida, há apenas uma disposição de fibra de carbono disponível em todos os quatro modelos.
Um quadro de tamanho médio pesa 1.220g, o que é 680g mais leve do que a versão de liga de alumínio (tanto a bicicleta de fibra de carbono quanto a de liga de alumínio utilizam um garfo de carbono de 540g).
Uma bicicleta completa no tamanho médio pesa pouco mais de 9kg sem pedais, o que é impressionante, dada a natureza agitada da bicicleta e seus pneus maiores.
No entanto, a nova Silex não se resume apenas ao desempenho puro e, consequentemente, vem equipada com diversos pontos de montagem no quadro e garfo para bagageiros, bolsas e racks traseiros, sendo que esse último está disponível apenas nos quadros de alumínio.
Uma adição interessante e, sem dúvida, algo que ajuda a aumentar a confiança e o controle do ciclista, são os discos de 180mm instalados na dianteira e na traseira.
Embora a Merida alegue que essa mudança foi feita para acomodar o peso adicional da bagagem e das bolsas de bicicleta, ela também teve um efeito positivo na proficiência técnica da bicicleta.
Merida Silex – Especificações e Modelos da Gravel
A nova linha Merida Silex inclui sete modelos: quatro em fibra de carbono e três em alumínio. Os modelos em carbono abrangem o Silex 10k, 8000, 7000 e 4000, enquanto a versão em liga de alumínio apresenta os derivados 700, 400 e 200.
Há uma ampla variedade de opções disponíveis, tanto em termos de faixa de preços quanto de níveis de especificações.
A linha é liderada pelo Silex 10k, que está equipado com um grupo misto SRAM Red AXS/X01 – 42D, 10-52D – completo com um medidor de potência Quarq.
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Desde as rodas Reynolds Blacklabel G700 Pro até ao guidão Easton EC70 AX, tudo é feito em fibra de carbono. Além disso, possui um canote de selim RockShox Reverb AXS, um selim Prologo Scratch M5 AGX específico para gravel e pneus Maxxis Rambler 45c.
Em seguida, temos o Silex 8000. Detalhes sobre este modelo ainda não estão claros, mas supomos que o seu lançamento coincidirá com o iminente lançamento do grupo Shimano GRX 12 velocidades Di2.
A seguir, temos o Silex 7000, que substitui todos os componentes de fibra de carbono do 10k por peças de alumínio mais leves. O grupo é o novo Shimano GRX RX820, que acrescenta um 12º pinhão à cassete.
Ele possui uma coroa de 42D acoplada a uma cassete de 11-51D. As rodas são as Easton EA70 AX, calçadas com pneus Maxxis Rambler de 45c. Não há canote retrátil, em vez disso, a bicicleta conta com um poste sólido de fibra de carbono Merida Expert.
O Silex 4000 mantém os mesmos pneus e poste de selim do 7000, mas troca a configuração 1x em favor de um grupo Shimano GRX600 2x para uma maior variedade de marchas. Assim, a relação de marchas é de 46-30D, 11-36D. Ele também utiliza rodas Merida da marca Expert Sl II.
Os modelos de alumínio da Silex apresentam especificações impressionantes e seguem uma convenção de especificações semelhante aos modelos de fibra de carbono.
O Silex 700 é praticamente idêntico ao 7000, com as únicas diferenças relacionadas aos rotores – o 700 utiliza rotores Shimano RT64 de 180/160mm na dianteira/traseira, em oposição aos rotores RT64 de 180mm em todas as rodas.
Um degrau abaixo está o Silex 400. Ele segue de perto a construção do 4000, compartilhando as mesmas rodas Merida Expert Sl II, guidão, selim, pneus e grupo Shimano GRX600 2x. A única diferença está no canote de selim, que utiliza liga de alumínio em vez de fibra de carbono, e na disposição dos rotores de 180/160mm.
O modelo de entrada na linha é o Merida Silex 200. Ele possui um grupo Shimano Sora de nove velocidades, completo com relação de marchas de 48-32D, 11-32D.
Os componentes não são extravagantes – são da marca Merida – mas são robustos o suficiente para resistir às exigências das trilhas off-road. O único componente que compartilha com seus irmãos de linha são os pneus Maxxis Rambler de 45c.
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Merida Silex – Preços e Disponibilidade
Historicamente, a Merida sempre se destacou quando se trata de oferecer um excelente custo-benefício, frequentemente superando muitos de seus concorrentes como resultado.
A nova Silex não foge à regra – na verdade, a variedade é impressionante, com opções de montagem projetadas para atrair um público mais amplo. Com exceção do Merida 8000, que ainda está para ser lançado, todas as bicicletas estão imediatamente disponíveis para compra.
- Merida Silex 10K: £8,750 / € 10,500
- Merida Silex 8000: £5,250 / € 6,300
- Merida Silex 7000: £3,000 / € 3,600
- Merida Silex 4000: £2,250 / € 2,700
- Merida Silex 700: £2,350 / € 2,820
- Merida Silex 400: £1,650 / € 1,980
- Merida Silex 200: £1,275 / €1,500
Geometria da Merida Silex
A geometria apenas reforça o caráter off-road da Merida Silex, e seus números se aproximam dos de uma bicicleta rígida de mountain bike “antiga”, afastando-se das gravel mais orientadas para o ciclismo de competição. Um dos principais destaques é o ângulo de direção de 69,5 graus.
Claro, aqui está a tabela com os dados da geometria da Merida Silex:
Tamanho | Tubo de Selim (mm) | Tubo Superior (mm) | Vainas (mm) | Ângulo de Direção (°) | Ângulo de Selim (°) | Altura do Pedaleiro (mm) | Tubo de Direção (mm) | Reach (mm) | Stack (mm) | Distância entre Eixos (mm) | Standover (mm) |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
XS | 440 | 550 | 430 | 69,5 | 74,5 | 75 | 130 | 392 | 570 | 1048 | 744 |
S | 470 | 565 | 430 | 69,5 | 74,5 | 75 | 150 | 402 | 588 | 1065 | 771 |
M | 500 | 580 | 430 | 69,5 | 74,5 | 75 | 170 | 412 | 607 | 1082 | 798 |
L | 530 | 600 | 430 | 69,5 | 74,5 | 75 | 190 | 426 | 626 | 1104 | 825 |
XL | 560 | 620 | 430 | 69,5 | 74,5 | 75 | 210 | 441 | 645 | 1126 | 852 |
Espero que essa tabela seja útil!
Sobre a Merida
A Merida, uma renomada marca de bicicletas, tem uma história rica e uma presença global no mundo das duas rodas. Fundada em 1972 em Taiwan, a empresa rapidamente se destacou no cenário das bicicletas de alta qualidade e desempenho.
Desde então, a Merida tem se esforçado para oferecer uma ampla gama de bicicletas de estrada, mountain bike, gravel, urbanas e muito mais, atendendo às necessidades de ciclistas de todos os níveis e estilos.
Uma das características distintivas da Merida é seu compromisso com a inovação e a pesquisa.
A empresa investe consideravelmente em pesquisa e desenvolvimento, trabalhando incansavelmente para criar quadros e componentes de bicicleta de última geração. Essa dedicação resultou em muitas tecnologias patenteadas, como o design de quadro “Double Chamber”, que proporciona uma combinação única de rigidez e leveza.
Além disso, a Merida tem uma equipe de engenheiros e designers altamente qualificados que colaboram com ciclistas profissionais para desenvolver bicicletas de alto desempenho. Isso é evidenciado pela participação da Merida em várias equipes de ciclismo de elite em todo o mundo, incluindo a Bahrain Victorious.
A marca também está comprometida com a sustentabilidade, produzindo bicicletas que atendem a padrões ambientais rigorosos e utilizando materiais de alta qualidade para garantir a durabilidade e a longevidade de seus produtos.
A variedade de modelos oferecidos pela Merida atende a uma ampla gama de ciclistas, desde aqueles que buscam bicicletas de estrada leves e aerodinâmicas até os entusiastas do mountain bike que desejam enfrentar trilhas desafiadoras.
Além disso, as bicicletas de gravel da Merida, como a Silex, conquistaram uma base de fãs fiel, graças à sua versatilidade em diferentes tipos de terreno.
A Merida também se destaca por suas inovações em bicicletas elétricas, oferecendo uma linha completa de e-bikes de alta qualidade para aqueles que desejam uma ajuda extra em suas pedaladas.
Em resumo, a Merida é uma marca que combina qualidade, inovação e compromisso com o ciclismo. Sua presença global e seu sucesso contínuo no mundo das bicicletas a tornam uma escolha confiável para ciclistas de todos os níveis.
Com uma paixão pelo ciclismo e um olhar voltado para o futuro, a Merida continua a ser uma das principais marcas de bicicletas do mundo.
Bike com muito Bacon, sempre trazendo o melhor da Bicicleta Gravel.
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