Apesar das críticas à sua aparência, a primeira geração da Merida Silex era uma bicicleta impressionante – para a sua época.
O cenário das bicicletas de gravel, no entanto, está em constante mudança, e a fórmula contemporânea das bicicletas de gravel tornou muitas delas – incluindo a Silex – praticamente obsoletas.
Isso forçou a Merida a voltar à prancheta com o objetivo de aprimorar sua capacidade de manuseio, conforto geral, características visuais e habilidade off-road, e parece que acertaram em cheio. Afinal, o ciclista da Bahrain Victorious, Matej Mohoric, conquistou o Campeonato Mundial de Gravel da UCI em 2023 com a novíssima Silex.
UMA NOVA ERA GRAVEL
Embora a nova Silex apresente uma semelhança marcante com a bicicleta que substitui, há mudanças sutis que tiveram um grande impacto na aparência e no desempenho da bicicleta.
A maior diferença está no tubo de direção encurtado, o que tornou a possibilidade de atualização para um garfo de suspensão de mercado de reposição uma opção viável.
A geometria da bicicleta também passou por ajustes, resultando em uma pilha mais curta e espaço para pneus maiores, com capacidade de acomodar pneus de até 45 mm (ou 42 mm com para-lamas).
Olhando com atenção, é possível notar os tubos inferiores curvados perto do movimento central, o que permite a compatibilidade com sistemas de transmissão 1x e 2x.
O ângulo do tubo de direção também foi reduzido em 1,5 graus, chegando a 69,5 graus, o que contribui para um maior controle e confiança em terrenos mais difíceis.
Apesar da frente relaxada, a bicicleta ainda responde prontamente às pedaladas e se mantém ágil tanto em terrenos planos quanto em subidas e descidas. A Merida realmente acertou no equilíbrio aqui.
A Merida Silex está disponível em cinco tamanhos: XS, S, M, L e XL, com o tamanho XS apresentando um tubo superior de 55 cm de comprimento. Os tamanhos dos pedivelas variam na gama, com XS/S, M e L/XL utilizando tamanhos de 170 mm, 172,5 mm e 175 mm, respectivamente.
Também é possível observar a estética mais limpa e a ausência de mangueiras e cabos excessivos na parte dianteira da bicicleta. Grande parte disso é resultado da rotação integrada de cabos Wire Port, como vista nas bicicletas Scultura e Scultura Endurance.
O quadro é compatível com canotes retráteis de roteamento interno e utiliza um grampo integrado no tubo superior e uma base de montagem Fidlock (esta última apenas nos modelos CF) para uma estética mais clean.
Diferentemente da linha de bicicletas de estrada da Merida, há apenas uma disposição de fibra de carbono disponível em todos os quatro modelos.
Um quadro de tamanho médio pesa 1.220g, o que é 680g mais leve do que a versão de liga de alumínio (tanto a bicicleta de fibra de carbono quanto a de liga de alumínio utilizam um garfo de carbono de 540g).
Uma bicicleta completa no tamanho médio pesa pouco mais de 9kg sem pedais, o que é impressionante, dada a natureza agitada da bicicleta e seus pneus maiores.
No entanto, a nova Silex não se resume apenas ao desempenho puro e, consequentemente, vem equipada com diversos pontos de montagem no quadro e garfo para bagageiros, bolsas e racks traseiros, sendo que esse último está disponível apenas nos quadros de alumínio.
Uma adição interessante e, sem dúvida, algo que ajuda a aumentar a confiança e o controle do ciclista, são os discos de 180mm instalados na dianteira e na traseira.
Embora a Merida alegue que essa mudança foi feita para acomodar o peso adicional da bagagem e das bolsas de bicicleta, ela também teve um efeito positivo na proficiência técnica da bicicleta.
Merida Silex – Especificações e Modelos da Gravel
A nova linha Merida Silex inclui sete modelos: quatro em fibra de carbono e três em alumínio. Os modelos em carbono abrangem o Silex 10k, 8000, 7000 e 4000, enquanto a versão em liga de alumínio apresenta os derivados 700, 400 e 200.
Há uma ampla variedade de opções disponíveis, tanto em termos de faixa de preços quanto de níveis de especificações.
A linha é liderada pelo Silex 10k, que está equipado com um grupo misto SRAM Red AXS/X01 – 42D, 10-52D – completo com um medidor de potência Quarq.
Desde as rodas Reynolds Blacklabel G700 Pro até ao guidão Easton EC70 AX, tudo é feito em fibra de carbono. Além disso, possui um canote de selim RockShox Reverb AXS, um selim Prologo Scratch M5 AGX específico para gravel e pneus Maxxis Rambler 45c.
Em seguida, temos o Silex 8000. Detalhes sobre este modelo ainda não estão claros, mas supomos que o seu lançamento coincidirá com o iminente lançamento do grupo Shimano GRX 12 velocidades Di2.
A seguir, temos o Silex 7000, que substitui todos os componentes de fibra de carbono do 10k por peças de alumínio mais leves. O grupo é o novo Shimano GRX RX820, que acrescenta um 12º pinhão à cassete.
Ele possui uma coroa de 42D acoplada a uma cassete de 11-51D. As rodas são as Easton EA70 AX, calçadas com pneus Maxxis Rambler de 45c. Não há canote retrátil, em vez disso, a bicicleta conta com um poste sólido de fibra de carbono Merida Expert.
O Silex 4000 mantém os mesmos pneus e poste de selim do 7000, mas troca a configuração 1x em favor de um grupo Shimano GRX600 2x para uma maior variedade de marchas. Assim, a relação de marchas é de 46-30D, 11-36D. Ele também utiliza rodas Merida da marca Expert Sl II.
Os modelos de alumínio da Silex apresentam especificações impressionantes e seguem uma convenção de especificações semelhante aos modelos de fibra de carbono.
O Silex 700 é praticamente idêntico ao 7000, com as únicas diferenças relacionadas aos rotores – o 700 utiliza rotores Shimano RT64 de 180/160mm na dianteira/traseira, em oposição aos rotores RT64 de 180mm em todas as rodas.
Um degrau abaixo está o Silex 400. Ele segue de perto a construção do 4000, compartilhando as mesmas rodas Merida Expert Sl II, guidão, selim, pneus e grupo Shimano GRX600 2x. A única diferença está no canote de selim, que utiliza liga de alumínio em vez de fibra de carbono, e na disposição dos rotores de 180/160mm.
O modelo de entrada na linha é o Merida Silex 200. Ele possui um grupo Shimano Sora de nove velocidades, completo com relação de marchas de 48-32D, 11-32D.
Os componentes não são extravagantes – são da marca Merida – mas são robustos o suficiente para resistir às exigências das trilhas off-road. O único componente que compartilha com seus irmãos de linha são os pneus Maxxis Rambler de 45c.
Merida Silex – Preços e Disponibilidade
Historicamente, a Merida sempre se destacou quando se trata de oferecer um excelente custo-benefício, frequentemente superando muitos de seus concorrentes como resultado.
A nova Silex não foge à regra – na verdade, a variedade é impressionante, com opções de montagem projetadas para atrair um público mais amplo. Com exceção do Merida 8000, que ainda está para ser lançado, todas as bicicletas estão imediatamente disponíveis para compra.
- Merida Silex 10K: £8,750 / € 10,500
- Merida Silex 8000: £5,250 / € 6,300
- Merida Silex 7000: £3,000 / € 3,600
- Merida Silex 4000: £2,250 / € 2,700
- Merida Silex 700: £2,350 / € 2,820
- Merida Silex 400: £1,650 / € 1,980
- Merida Silex 200: £1,275 / €1,500
Geometria da Merida Silex
A geometria apenas reforça o caráter off-road da Merida Silex, e seus números se aproximam dos de uma bicicleta rígida de mountain bike “antiga”, afastando-se das gravel mais orientadas para o ciclismo de competição. Um dos principais destaques é o ângulo de direção de 69,5 graus.
Claro, aqui está a tabela com os dados da geometria da Merida Silex:
Tamanho | Tubo de Selim (mm) | Tubo Superior (mm) | Vainas (mm) | Ângulo de Direção (°) | Ângulo de Selim (°) | Altura do Pedaleiro (mm) | Tubo de Direção (mm) | Reach (mm) | Stack (mm) | Distância entre Eixos (mm) | Standover (mm) |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
XS | 440 | 550 | 430 | 69,5 | 74,5 | 75 | 130 | 392 | 570 | 1048 | 744 |
S | 470 | 565 | 430 | 69,5 | 74,5 | 75 | 150 | 402 | 588 | 1065 | 771 |
M | 500 | 580 | 430 | 69,5 | 74,5 | 75 | 170 | 412 | 607 | 1082 | 798 |
L | 530 | 600 | 430 | 69,5 | 74,5 | 75 | 190 | 426 | 626 | 1104 | 825 |
XL | 560 | 620 | 430 | 69,5 | 74,5 | 75 | 210 | 441 | 645 | 1126 | 852 |
Espero que essa tabela seja útil!
Sobre a Merida
A Merida, uma renomada marca de bicicletas, tem uma história rica e uma presença global no mundo das duas rodas. Fundada em 1972 em Taiwan, a empresa rapidamente se destacou no cenário das bicicletas de alta qualidade e desempenho.
Desde então, a Merida tem se esforçado para oferecer uma ampla gama de bicicletas de estrada, mountain bike, gravel, urbanas e muito mais, atendendo às necessidades de ciclistas de todos os níveis e estilos.
Uma das características distintivas da Merida é seu compromisso com a inovação e a pesquisa.
A empresa investe consideravelmente em pesquisa e desenvolvimento, trabalhando incansavelmente para criar quadros e componentes de bicicleta de última geração. Essa dedicação resultou em muitas tecnologias patenteadas, como o design de quadro “Double Chamber”, que proporciona uma combinação única de rigidez e leveza.
Além disso, a Merida tem uma equipe de engenheiros e designers altamente qualificados que colaboram com ciclistas profissionais para desenvolver bicicletas de alto desempenho. Isso é evidenciado pela participação da Merida em várias equipes de ciclismo de elite em todo o mundo, incluindo a Bahrain Victorious.
A marca também está comprometida com a sustentabilidade, produzindo bicicletas que atendem a padrões ambientais rigorosos e utilizando materiais de alta qualidade para garantir a durabilidade e a longevidade de seus produtos.
A variedade de modelos oferecidos pela Merida atende a uma ampla gama de ciclistas, desde aqueles que buscam bicicletas de estrada leves e aerodinâmicas até os entusiastas do mountain bike que desejam enfrentar trilhas desafiadoras.
Além disso, as bicicletas de gravel da Merida, como a Silex, conquistaram uma base de fãs fiel, graças à sua versatilidade em diferentes tipos de terreno.
A Merida também se destaca por suas inovações em bicicletas elétricas, oferecendo uma linha completa de e-bikes de alta qualidade para aqueles que desejam uma ajuda extra em suas pedaladas.
Em resumo, a Merida é uma marca que combina qualidade, inovação e compromisso com o ciclismo. Sua presença global e seu sucesso contínuo no mundo das bicicletas a tornam uma escolha confiável para ciclistas de todos os níveis.
Com uma paixão pelo ciclismo e um olhar voltado para o futuro, a Merida continua a ser uma das principais marcas de bicicletas do mundo.
Bike com muito Bacon, sempre trazendo o melhor da Bicicleta Gravel.
Comentários encerrados.