Pinarello Dogma X 2024

Pinarello Dogma X 2024

A Pinarello Dogma X recebe reforços X ousados e uma grande folga de pneus para um conforto rápido.

O conforto durante o ciclismo pode ter significados diversos para diferentes ciclistas.

Pinarello Dogma X 2024

Enquanto alguns ciclistas desejam uma bicicleta que ofereça uma pedalada mais suave, mantendo ao mesmo tempo uma geometria agressiva, outros anseiam por um nível de conforto ainda maior, optando por uma geometria mais tolerante em relação às imperfeições do terreno.

Independentemente de em qual extremidade desse espectro você se encontre, a Pinarello agora disponibiliza uma opção para ambos os tipos de ciclistas com a introdução de duas novas plataformas.

De um lado, temos a nova Dogma X. A Pinarello enfatiza que não partiram de um modelo projetado especificamente para ciclistas de elite do WorldTour. Em vez disso, concentraram-se no que a maioria dos ciclistas realmente necessita – velocidade, conforto e uma geometria intermediária entre a Dogma F e as atuais X1/3.

Por outro lado, temos novas adições à série X, com as completamente novas Flexi-Stays 2, proporcionando ainda mais conformidade. Ambas essas bicicletas oferecem uma folga de pneus impressionante, com a capacidade de utilizar pneus de até 700c x 35mm.

Dogma X

Pinarello Dogma X 2024

A nova Dogma X é uma bicicleta interessante, pois não foi projetada para ser utilizada pela equipe Ineos, mas também não é uma bicicleta de estrada de conforto típica. Tecnicamente, a Dogma X pode ser considerada uma bicicleta All-Road – apenas uma que foi projetada para ser muito rápida.

X-Stays

Em vez de adicionar um sistema de suspensão que poderia aumentar o peso, a Pinarello concentrou-se na flexibilidade dos tirantes traseiros. Esta não é uma ideia nova na indústria de bicicletas, mas o design X-Stay deles é um design funcional com uma abordagem inovadora para combinar conforto e desempenho.

Os finos tirantes traseiros são curvados para aumentar a flexibilidade vertical, enquanto os quatro pontos de fixação ao tubo do selim e o reforço em forma de X evitam a perda de eficiência.

A Pinarello também afirma que, ao duplicar os pontos de fixação ao tubo do selim em uma área maior, reduz ainda mais a quantidade de vibração perceptível pelo ciclista.

O design tem um pouco da aparência de stays inclinados, mas é radicalmente diferente da atual bicicleta de resistência Pinarello X.

Pinarello Dogma X 2024

Ampla Folga de Pneus

Quão largos você deseja que sejam os pneus? 30mm? 32mm? Que tal 35mm? Isso na verdade não é tão extremo quando você considera que nossos pneus Specialized S-Works Mondo de 700c x 32mm se esticam para mais de 34mm em aros largos modernos.

Não é exatamente território de bicicletas de gravel, mas certamente se encaixa na categoria all-road, com a capacidade de usar pneus com um pouco de banda de rodagem para aventuras em terrenos de cascalho compacto e terra.

A folga para os pneus foi uma das características centrais em que a Pinarello se concentrou. Os testes iniciais da Pinarello demonstraram que elastômeros e outros dispositivos não eram necessários para proporcionar conforto se pneus mais largos fossem utilizados.

Observando que o Paris-Roubaix foi vencido com pneus sem câmara de ar de 32mm nas últimas duas vezes, a Pinarello começou com uma folga de 32mm e aumentou para 35mm, pois descobriu que os pneus sem câmara de ar em tamanhos maiores proporcionavam melhorias reais em conforto sem adicionar peso ao quadro.

Construção do Quadro

Para tornar o quadro o mais leve possível, a Pinarello mantém sua colaboração com a Toray Industries. O quadro da Dogma X utiliza fibra de carbono T1100 1K com uma disposição específica na traseira do quadro projetada para absorver vibrações.

construção do quadro  Pinarello Dogma X 2024

Asimetria

A Pinarello tem uma predileção pela assimetria, e a Dogma X não foge à regra. Eles destacam que, embora o ciclista aplique força igualmente em ambos os lados do pedivela, apenas o lado da coroa do quadro precisa lidar com as forças exercidas pela corrente nas engrenagens.

Como tal, as duas metades da bicicleta são diferentes, com um stay da corrente rebaixado próximo ao freio traseiro e um tubo inferior deslocado em direção ao lado da coroa próximo ao movimento central.

Ainda Aerodinâmico

A Dogma X pode ser construída com foco no conforto, mas, como a Pinarello coloca, “a aerodinâmica sempre conta”. Como resultado, você encontrará muitos dos toques aerodinâmicos presentes na Dogma F, incluindo o garfo Onda com Fork Flaps, os perfis de tubo aerodinâmico truncado Flatback e o sistema de caixa de direção TiCR.

A Pinarello alega que o sistema TiCR sozinho acrescenta 5 watts em comparação com uma configuração padrão de avanço e tubo de direção.

Peso da Dogma X

Apesar da maior folga para pneus, a Dogma X ainda é bastante leve. O peso declarado para um quadro de tamanho 53 é de 950g, enquanto o garfo pesa 400g. Talvez ainda mais impressionante seja o peso da série X.

Mesmo com uma qualidade ligeiramente inferior de carbono, os quadros X9 e X7 pesam 960g cada, apenas 10g a mais. O X5 também impressiona, com 990g para o quadro. Todos os modelos da série X utilizam um garfo que pesa os mesmos 400g que o da Dogma X.

Geometria da Dogma X

Quando se trata da geometria, a Dogma X mantém uma posição agressiva, embora não seja tão agressiva quanto a Dogma F. Com as geometrias da Dogma F, X e da série X lado a lado, a Dogma X fica praticamente no meio termo em termos de altura do guidão (stack) e alcance (reach).

Oficialmente, a Dogma X possui um alcance 3,9 mm mais curto em comparação com a Dogma F e um aumento na altura do guidão (stack) de 15,4 mm. Há algumas outras mudanças, incluindo uma maior queda do movimento central (BB drop) e um stay da corrente ligeiramente mais longo para acomodar os pneus maiores.

geometria Pinarello Dogma X 2024

Além disso, estão disponíveis 11 tamanhos diferentes, proporcionando aos ciclistas uma ampla variedade de opções para escolher.

Preços, Cores e Montagens

A Dogma X estará disponível com grupos Shimano Dura-Ace Di2 com ou sem medidores de potência, SRAM RED AXS e Campagnolo Super Record Wireless. Dependendo da montagem escolhida, as rodas incluídas serão as DT Swiss ERC 1400, Princeton Grit 4540 ou Campagnolo Bora WTO 33.

Serão oferecidas quatro cores padrão diferentes, incluindo Xolar Black, Xolar Sun, Xolar Green e Xolar Blue, e você terá a possibilidade de personalizar o acabamento através do programa MyWay.

Qualquer coisa com a palavra ‘Dogma’ no título provavelmente não será acessível, e a Dogma X não é exceção. Com preços iniciais a partir de $15.500, o preço do quadro avulso de $6.950 quase parece ser uma pechincha.

X-Series

Felizmente, para aqueles que não podem investir em uma bicicleta de estrada de $16.000, a nova série X está disponível a um preço consideravelmente mais acessível, oferecendo ainda um alto nível de conforto pelo seu dinheiro.

modelo x series Pinarello Dogma X 2024

Utilizando a mesma geometria “alta e curta” das já existentes X1/3, as novas adições à série X incluem um novo design dos tirantes traseiros para um nível ainda maior de conforto e uma maior folga para pneus. A Pinarello chama os novos modelos da série X de “a melhor bicicleta para as pedaladas mais longas”.

Flexi Stays 2

À primeira vista, os Flexi Stays 2 parecem semelhantes aos X-Stays encontrados na Dogma X, mas eles não possuem o reforço em forma de ‘X’ que dá nome aos X-Stays. Isso deve tornar a traseira da série X ainda mais flexível do que a da Dogma X e também mais flexível do que as já existentes X1/3.

O design se beneficia do mesmo perfil fino dos tirantes traseiros e dos quatro pontos de fixação ao tubo do selim para dispersar as vibrações.

Espaço para Pneus – Clarance

Assim como a Dogma X, a série X também recebe um aumento significativo na folga para pneus, com espaço para pneus de até 35mm, embora as bicicletas completas sejam entregues com pneus de 32mm.

Construção do Quadro

Outra diferença notável na série X é a mudança na fibra de carbono utilizada. Ao contrário da Dogma X, que emprega a fibra T1100 1k de alta qualidade da Toray, as bicicletas X7 e X9 utilizarão a fibra Toray T900, enquanto a X5 se limitará à T700.

Quanto maior o número, maior o módulo de elasticidade e a resistência à tração, o que significa que é possível alcançar uma maior rigidez com menos camadas de carbono e, consequentemente, menos peso.

Além disso, você encontrará muitos dos mesmos elementos de design presentes na série X, assim como em outras bicicletas Pinarello, incluindo o design assimétrico, garfo Onda com Fork Flaps, o perfil Flatback para aerodinâmica e o sistema de caixa de direção TiCR.

Geometria

Essencialmente, a série X utiliza a mesma geometria encontrada nas bicicletas X 1/3 e anteriormente na Pinarello Paris.

Existem pequenas diferenças para acomodar a maior folga para pneus, mas o alcance e a altura do guidão (stack) permanecem os mesmos. Ao contrário da Dogma X, que oferece 11 tamanhos diferentes, a série X mantém nove opções de tamanho.

geometria  x series Pinarello Dogma X 2024

Preços e Montagens

Se você está considerando a montagem de topo X9, o preço ainda é elevado, chegando a $11.800, mas a X5 torna-se muito mais acessível, com um valor de $6.000. As novas X5 a X9 são uma adição à já existente X1/3, que têm pontos de preço ainda mais baixos. Todas as montagens incluirão transmissões Shimano Di2 e rodas Fulcrum, Most ou Shimano.

Bike com muito Bacon é maluco por Bicicleta Italiana.

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