Pneu Pirelli Cinturato Gravel RCX – Melhorando a resistência a perfurações para competições de ciclismo em cascalho.
Reforçando a proteção contra furos: o novo pneu incorpora a banda de rodagem dos modelos de cascalho da Pirelli, além de apresentar uma inovadora camada antifuro ponto a ponto.
A Pirelli anunciou o emocionante lançamento do Cinturato Gravel RCX, um novo pneu projetado especificamente para atender às exigências extremas das corridas de cascalho e bikepacking.
A tão esperada revelação do pneu de cascalho ocorreu durante a Eurobike 2023, onde entusiastas do ciclismo tiveram a chance de espiar essa novidade promissora no estande da Pirelli. Além disso, o pneu já mostrou seu desempenho durante a edição deste ano da Unbound.
Apesar de compartilhar muitas características com os outros pneus de cascalho da Pirelli, o Cinturato Gravel RCX se destaca ao afirmar ter uma resistência à perfuração ainda maior. Tamanho é o seu avanço nesse aspecto que o ‘X’ presente em seu nome representa a extrema proteção que oferece contra furos indesejados.
O novo pneu projetado para cascalho estará disponível em diferentes opções de largura, começando com a medida inicial de 700x40mm. Em seguida, os ciclistas também terão acesso à versão com largura de 700x35mm.
Quanto aos preços, o pneu com parede preta estará disponível por £ 67,99 / € 74,90. Já a versão com parede Classic, também conhecida como bege, terá um valor de £ 69,99 / € 74,90. O preço específico para os Estados Unidos ainda está pendente de confirmação.
Com essa variedade de medidas e opções de parede, os ciclistas terão a liberdade de escolher a configuração que melhor se adequa às suas necessidades, tanto em termos de desempenho quanto de estilo.
Proteção ponto a ponto
A Pirelli anuncia com entusiasmo que o Cinturato Gravel RCX foi cuidadosamente projetado para enfrentar as mais desafiadoras “competições extremas” de cascalho. Essa notável capacidade é resultado direto do reforço estrutural que a marca incorporou a esse pneu revolucionário.
Uma das principais inovações do pneu é a introdução da nova estrutura TechWALL X. Essa estrutura avançada conta com uma carcaça de nylon de 60 TPI (Threads Per Inch – fios por polegada) que oferece uma sobreposição mais longa na parede lateral. Essa característica exclusiva confere ao Cinturato Gravel RCX uma resistência aprimorada, garantindo maior durabilidade e proteção contra impactos durante as provas de alto desempenho.
Com essa nova estrutura tecnológica, os ciclistas podem se sentir confiantes ao enfrentar terrenos acidentados e desafiadores, sabendo que seu pneu possui a robustez necessária para enfrentar “competições extremas” com segurança e alto desempenho.
Além disso, todos os pneus de cascalho da Pirelli, incluindo o Cinturato Gravel RCX, possuem uma camada protetora especial de tecido de alta densidade, que se estende de cordão a cordão. Essa característica inovadora é uma constante em todos os modelos da marca, proporcionando uma proteção adicional contra cortes nas paredes laterais.
De acordo com a Pirelli, a combinação desses recursos avançados torna o Cinturato Gravel RCX especialmente resistente a danos nessa região crucial do pneu, onde cortes e impactos são mais propensos a ocorrer durante competições de cascalho desafiadoras.
Durante a Eurobike, um representante da Pirelli compartilhou com entusiasmo com o BikeRadar os motivos por trás dessa ênfase na proteção aprimorada. Segundo ele, a decisão de desenvolver um pneu com maior resistência foi tomada especificamente para atender às exigências das corridas de cascalho na América, onde as condições do percurso podem ser particularmente rigorosas.
Dessa forma, os ciclistas podem desfrutar de uma confiança extra ao encarar essas competições de cascalho desafiadoras, sabendo que seus pneus foram projetados para enfrentar cortes e impactos com maior proteção e resistência.
Durante a conversa com o BikeRadar na Eurobike, o representante da Pirelli compartilhou informações valiosas sobre as corridas de cascalho na América, destacando que essas competições frequentemente ocorrem em trilhas repletas de pedras soltas.
Essas pedras afiadas representam um desafio significativo, pois podem facilmente perfurar as paredes laterais dos pneus.
Com essa compreensão em mente, a Pirelli priorizou a criação de um pneu que oferecesse uma proteção aprimorada contra furos. Essa característica é particularmente relevante para os pilotos que participam de corridas de cascalho, como a renomada Unbound, onde a resistência aos danos causados por pedras soltas é essencial.
Ao fornecer uma maior proteção contra furos, o Cinturato Gravel RCX da Pirelli visa atender às necessidades específicas dos pilotos que enfrentam essas trilhas desafiadoras.
Com esse pneu resistente, os competidores podem se concentrar totalmente na corrida, sem se preocupar com a possibilidade de perfurações nas paredes laterais, garantindo assim uma experiência mais segura e confiável.
Projetado para oferecer o melhor desempenho em aros largos e com baixas pressões
A Pirelli destaca que o Cinturato Gravel RCX é equipado com um talão dobrável de aramida, projetado para ser utilizado em configurações tubeless. Essa especificação foi cuidadosamente otimizada para se adaptar perfeitamente a larguras de aro maiores e permitir o uso de pressões mais baixas nos pneus de bicicleta de cascalho.
Embora a Pirelli não tenha divulgado pressões recomendadas específicas para o pneu, seu guia de montagem e dimensionamento leva em consideração a inflação de um pneu 700x40mm a uma pressão de 65psi, e um pneu 300x35mm a uma pressão de 73psi.
Essas orientações de inflação fornecem aos ciclistas uma base para ajustar as pressões de acordo com suas preferências e condições específicas de trilha.
Ao permitir a utilização de pressões mais baixas, o Cinturato Gravel RCX proporciona uma aderência superior e uma absorção de impactos mais eficiente, maximizando o desempenho e o conforto em terrenos de cascalho desafiadores.
Design de banda de rodagem compartilhado
O Cinturato Gravel RCX aproveita o padrão de piso compartilhado com outros pneus de gravel da Pirelli, incluindo o Gravel RC.
A marca destaca que a banda de rodagem contribui para a velocidade do novo pneu em superfícies duras e seções retas, graças aos seus botões centrais baixos e densamente compactados.
Além disso, o pneu apresenta saliências altas nas bordas, proporcionando uma aderência aprimorada e facilitando a realização de curvas com maior segurança e precisão.
De acordo com a Pirelli, o padrão de piso do Cinturato Gravel RCX foi inspirado no renomado pneu de mountain bike cross-country Scorpion XC RC.
Esse pneu utiliza o composto SpeedGrip da Pirelli, conhecido por proporcionar alta aderência mesmo em condições molhadas, ao mesmo tempo em que reduz a resistência ao rolamento graças ao seu “gerenciamento de energia mais eficiente”.
Embora a Pirelli não tenha especificado qual composto é utilizado no SpeedGrip, destaca-se que ele oferece benefícios significativos em termos de aderência e desempenho, permitindo aos ciclistas enfrentar terrenos variados com confiança e eficiência.
O Cinturato Gravel RCX apresentou pesos declarados
A Pirelli anunciou que os pneus Cinturato Gravel RCX, nas opções de cor preta e clássica, no tamanho mais largo de 700x40mm, terão um peso declarado de 560g.
Já o modelo Cinturato Gravel RCX Classic, na medida de 700x35mm, pesará cerca de 480g.