tour de france 2023 - STAGE 2 - VITORIA-GASTEIZ>SAINT-SÉBASTIEN

TOUR DE FRANCE 2023 ETAPA 2

TOUR DE FRANCE 2023 ETAPA 2: Depois de 15 anos Victor Lafay ganha etapa do Tour de France e leva os franceses a loucura.

STAGE 2 – VITORIA-GASTEIZ>SAINT-SÉBASTIEN

tour de frane 2023 - STAGE 2 - VITORIA-GASTEIZ>SAINT-SÉBASTIEN

DISTÂNCIA – 208 km

TIPO – Montanha

START – 12:15

CHEGADA PREVISTA – 17:04

percurso tour de frane 2023 - STAGE 2 - VITORIA-GASTEIZ>SAINT-SÉBASTIEN

Na estrada tour de france 2023 etapa 2

Comunidade Autónoma do País Basco

Províncias: Álava, Biscaia e Guipúscoa.

População: 2,2 milhões

Capital: Vitória-Gasteiz.

Área: 7.234 km2

Especialidades: Bacalhau da Biscaia, bacalhau al pil-pil, choricero (pimenta), feijão Guernica, marmitako (espécie de bouillabaisse de atum). Pisto à bilbaina (ratatouille com ovo e presunto). Txakoli (vinho). Perretxikos (cogumelos). Goxua (bolo de nata).

Feijão à Vitória, legumes fritos, pimentos fritos, feijões secos conhecidos como “pochas”. A região de Rioja de Álava produz vinhos protegidos pela denominação de origem Rioja. Pintxos (tapas). Kokotxa (papada de pescada em molho verde). Queijo Idiazabal, guindillas de Ibarra, anchovas à la donostiarra com alho, peixe fresco, feijão Tolosa. Txangurros (caranguejos-aranha). Idiazabal (queijo). Sidra de Astigarraga.

Clubes desportivos: Athletic Bilbau, Real Sociedad, Deportivo Alavés (futebol). Saski-Baskonia (basquetebol, duas vezes finalista da Euroliga). Bera Bera Rugby.

Competições: Grande Partida do Tour de France 2023. Clássica San Sebastián. Passeio pelo País Basco. Pelota Basca. Ironman de Vitória-Gasteiz. Surf. Behobia – San Sebastián (corrida a pé).

Economia: Construção naval, serviços, alta tecnologia (Parque Tecnológico de Bizkaia), atividades portuárias (primeiro porto da costa norte da Espanha), banca (sede do BBVA), Iberdrola (eletricidade e gás).

Pesca, agricultura, turismo. Indústria automobilística (Daimler Benz, Michelin, Daewoo). Agricultura. Turismo de praia, congressos. Universidades, lojas. Cooperativas (Mondragon). Eletrodomésticos (Fagor). Metalurgia.

Cultura: Museu Guggenheim, Museu de Belas Artes. Aste Nagusia (agosto), comemoração da fundação da cidade de Bilbau (15 de junho). Azkena Rock Festival (junho), International Games Festival (junho), Vitoria Jazz Festival (julho), Dia del Blusa (julho), Fiestas de la Blanca (agosto). San Sebastián Capital Europeia da Cultura 2016.

San Sebastián Film Festival (setembro), San Sebastián Jazz Festival (meados de julho). Tamborrada (janeiro). Feira, Donostikluba (música eletrónica). Centro Internacional de Bonecos (Tolosa).

Pontos turísticos: Museu Guggenheim de Bilbau, ilhéu de Gaztelugatxe, Reserva da Biosfera de Urdaibai, Ponte Vizcaya, Bermeo, Guernica, Árvore de Guernica.

Província de Álava

População: 326.500 habitantes
Capital: Vitoria-Gasteiz
Municípios: 51
Área: 3.037 km2

Personalidades: Francisco de Vitória (monge teólogo, fundador do direito internacional), Andoni Zubizarreta (goleiro internacional da seleção espanhola de futebol, com 126 internacionalizações), Joseba Beloki, Francisco Galdos, Igor e Alvaro Gonzalez de Galdeano, Javier Mauleon (ciclistas), Iker Romero (handebol), Martin Fiz (campeão mundial de maratona em 1995), Ernesta de Champourcin (poeta), Ramiro de Maeztu (escritor), Manuel Iradier (explorador).

Especialidades: Perretxikos (cogumelos), goxua (bolo de nata), feijão à Vitória, legumes fritos, pimentos fritos, feijões secos conhecidos como “pochas”. A região de Rioja de Álava produz vinhos protegidos pela denominação de origem Rioja.

Clubes esportivos: Saski-Baskonia (basquete, duas vezes finalista da Euroliga), Deportivo Alavés (futebol, primeira divisão).

Eventos: Vuelta, Tour de France 2023, Ironman de Vitória-Gasteiz.
Festivais: Azkena Rock Festival (junho), International Games Festival (junho), Vitoria Jazz Festival (julho), Dia del Blusa (julho), Fiestas de la Blanca (agosto).
Economia: indústria automotiva (Daimler Benz, Michelin, Daewoo), agricultura.

Resultado Etapa 2

Vencedor da Etapa – VICTOR LAFAY

tour de france 2023 - STAGE 2 - VITORIA-GASTEIZ>SAINT-SÉBASTIEN

Camisa Amarela – ADAM YATES

tour de france 2023 - camisa amarela - STAGE 2 - VITORIA-GASTEIZ>SAINT-SÉBASTIEN

Camisa Verde –

tour de france 2023 - camisa verde - VICTOR LAFAY
- STAGE 2 - VITORIA-GASTEIZ>SAINT-SÉBASTIEN

Camisa Branca de Bolinhas –

tour de france 2023 - camisa branca de bolinhas - NEILSON POWLESS
- STAGE 2 - VITORIA-GASTEIZ>SAINT-SÉBASTIEN

Camisa Branca –

tour de france 2023 - camisa branca - TADEJ POGAČAR
- STAGE 2 - VITORIA-GASTEIZ>SAINT-SÉBASTIEN

Melhor Equipe –

tour de france 2023 - Melhor Equipe - JUMBO-VISMA

Atleta Combativo –

tour de france 2023 - atleta combativo - VICTOR LAFAY - STAGE 2 - VITORIA-GASTEIZ>SAINT-SÉBASTIEN
Victor Lafay continua a tradição francesa em San Sebastián

Victor Lafay surpreendeu o grupo dos favoritos a um quilômetro do final e conquistou a tão esperada vitória de etapa para a equipe Cofidis, algo que não acontecia há quinze anos.

A última vez que a equipe comemorou uma vitória em San Sebastián foi em 2008, quando Sylvain Chavanel superou Jérémy Roy em Montluçon. Lafay agora se junta à lista de ciclistas franceses que venceram etapas nessa competição, seguindo os passos de Louis Caput em 1949 e Dominique Arnould em 1992.

Tadej Pogacar terminou em terceiro lugar, garantindo quatro segundos de bônus de tempo, enquanto Adam Yates permaneceu com a camisa amarela.

POWLESS, BOASSON HAGEN E CAVAGNA NO LÍDER DO TOUR DE FRANCE

174 ciclistas partiram para a etapa 2 em Vitoria-Gasteiz às 12h32. Apenas um ciclista não iniciou: Richard Carapaz (EF Education-EasyPost). Três ciclistas conseguiram se destacar no km 8, com Edvald Boasson Hagen (TotalEnergies) e Neilson Powless (EF Education-EasyPost) na liderança, seguidos por Rémi Cavagna (Soudal-Quick Step).

O tempo máximo de diferença de 4’55” foi registrado no km 68, quando Vegard Stake Laengen liderava o grupo para a UAE Team Emirates, até que seu companheiro de equipe Mikkel Bjerg assumiu a liderança.

O pelotão estava a 2’30” de distância e estava chovendo quando Mark Cavendish caiu em uma subida não categorizada com 83 km pela frente. Cavagna não conseguiu mais acompanhar o ritmo na subida para Alkiza, onde Powless garantiu matematicamente sua camisa de bolinhas no km 140,9.

Todos os ciclistas que caíram conseguiram se recuperar e voltar ao pelotão com 57 km restantes, seguindo o ajudante de Cavendish, Gianni Moscon.

POGACAR PRIMEIRO EM JAIZKIBEL

Com 40 km faltando, o pelotão reduziu a diferença para dois minutos. Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e Ben O’Connor (AG2R-Citroën) caíram a 37 km do final, mas logo se recuperaram e voltaram ao pelotão. Com 36 km restantes, Powless deixou Boasson Hagen para trás e seguiu sozinho em direção ao Jaizkibel, a principal dificuldade do percurso, localizada a 16,5 km da linha de chegada.

O ciclista americano tinha uma vantagem de 1’30” na base de uma subida de 8 km. Ele foi alcançado a 2,5 km do topo e o pelotão se juntou novamente com 19,5 km restantes.

Pogacar conquistou o ponto de bonificação no topo do Jaizkibel, seguido por Vingegaard, enquanto Simon Yates ficou com a terceira posição. Pogacar e Vingegaard tentaram escapar na descida dou tour de france, mas foram trazidos de volta pelo grupo reduzido de ciclistas na camisa amarela a 12 km do final.

LAFAY SOLO NO FLAMME ROUGE

Pello Bilbao (Bahrain Victorious) partiu sozinho no final da descida. Apenas 5,5 km antes da chegada, ele foi alcançado por um grupo de 25 ciclistas no tour de france. A equipe Jumbo-Visma liderou o pelotão até que Victor Lafay (Cofidis) lançou um ataque a 1 km do final.

O ciclista francês conseguiu se afastar dos demais competidores e cruzou a linha de chegada à frente de Wout van Aert, conquistando sua primeira vitória em uma etapa do Tour de France. Essa vitória no tour de france marca um marco para Lafay, que havia vencido uma etapa do Giro d’Italia dois anos antes.

tour de france 2023 etapa 2- segultados STAGE 2 - VITORIA-GASTEIZ>SAINT-SÉBASTIEN

Artigo completo Tour de France 2023 é no Bike com muito Bacon

plugins premium WordPress