E aí bando de Peba… na dúvida de qual gravel escolher? Hoje trazemos o Review Giant Revolt Advanced Pro 1, feito por Mathew Loveridge para a Cyclist. Bora lá?
SOBRE GIANT REVOLT ADVANCED PRO 1
A Giant Revolt Advanced Pro 1 é uma bicicleta de gravel leve e totalmente em carbono que faz um trabalho muito melhor do que a maioria ao abranger todo o espectro de gravel.
É rápido, animado e divertido, mas inclui os suportes e as folgas generosas necessárias para uma verdadeira versatilidade.
À medida que o pêndulo da bicicleta de gravel oscila descontroladamente de um extremo ao outro, os fabricantes de bicicletas tentam decidir se o gravel exige uma bicicleta de estrada com pneus anormalmente grandes ou uma mountain bike com guidão estranho e curvo.
Não existe uma bicicleta para fazer tudo, mas a Giant Revolt Advanced Pro 1 fica muito mais perto do que a maioria.
GIANT REVOLT ADVANCED PRO 1: SUTIL E COMPLETAMENTE NOVO
Projetado para ser ‘o mais adaptável possível’ para um mundo onde as necessidades das pessoas por uma bicicleta de cascalho estão mudando rapidamente’, de acordo com David Ward, da Giant, a nova Giant Revolt Advanced Pro é a mais leve até agora, seu kit de quadros economiza 200g em relação ao seu já respeitável antecessor leve.
Ele gerencia isso apesar da adição de ‘flip chips’ de saída traseira – mais sobre isso em um minuto.
A Giant Revolt 2022 não é uma mudança radical no design do modelo de saída, mas é um kit de quadros completamente novo, com uma estética sutilmente mais angular que faz com que pareça novo.
A silhueta é semelhante, com seatstays achatadas que caem bem abaixo da linha do tubo superior, embora este último já esteja bastante inclinado.
Enquanto o suporte inferior é caracteristicamente substancial, a tubulação do quadro é esbelta no perfil, o efeito aumentado pelos pneus grossos e aros de carbono gigantes que possuem uma largura interna de 25 mm.
Há muito tempo um defensor dos canotes de seção D, a Giant ainda especifica a Revolt com um item D-Fuse flexível – é realmente macio – mas o quadro também aceita canotes redondos padrão de 30,9 mm. Há um subtexto aqui – significa que o quadro é compatível com o dropper e, de fato, um modelo da linha está prestes a cair.
A nova Giant Revolt também tem um suporte para tudo, e mais um pouco. A Giant ainda inclui um suporte extra na caixa que se encaixa no canote para fornecer montagens de rack adequadas, uma opção rara em uma bicicleta de carbono.
GIANT REVOLT GEOMETRIA AVANÇADA E FLIP CHIPS
S | M | ML | GR | XG | |
Curto|Longo | C|L | C|L | C|L | C|L | C|L |
Canote | 450 | 470 | 490 | 510 | 530 |
STA | 73,5° | 73,5° | 73,0° | 73,0° | 73,0° |
Tubo superior | 550 | 560 | 575 | 585 | 600 |
Tubo da cabeça | 135 | 150 | 165 | 180 | 195 |
HTA | 71,0° | 71,5° | 72,0° | 72,0° | 72,0° |
Garfo | 50 | 50 | 50 | 50 | 50 |
Trilha | 72 | 75 | 68 | 72 | 65 | 68 | 65 | 68 | 65 | 68 |
Distância entre eixos | 1020 | 1030 | 1026 | 1036 | 1031 | 1041 | 1041 | 1051 | 1056 | 1066 |
Chainstay | 425 | 435 | 425 | 435 | 425 | 435 | 425 | 435 | 425 | 435 |
BB Drop | 80 | 81 | 80 | 81 | 80 | 81 | 80 | 81 | 80 | 81 |
Stack | 570 | 586 | 602 | 616 | 630 |
Alcançe | 381 | 387 | 391 | 397 | 407 |
Standover | 740 | 747 | 757 | 764 | 774 | 780 | 791 | 797 | 807 | 814 |
Guidão | 420 | 440 | 440 | 460 | 460 |
Mesa | 60 | 70 | 80 | 80 | 90 |
Pedivela | 170 | 172,5 | 172,5 | 175 | 175 |
*Todas as dimensões em mm, exceto onde indicado
Então, o que realmente mudou? O alcance da Giant Revolt cresceu 6 mm no tamanho médio, mas uma haste mais curta mais do que cancela isso. Até agora, tão moderno, tão amigável para trilhas.
A Stack também aumentou, em 14 mm, chegando a 586 mm para o tamanho médio. Isso está no lado elevado, mas bastante típico para uma bicicleta gravel que não visa apenas andar muito rapidamente no Kansas.
Direto ao ponto, isso significa que ciclistas de flexibilidade média podem não precisar de espaçadores de headset, e isso contribui para uma bicicleta com melhor aparência.
Enquanto isso, o ângulo da cabeça aumentou entre meio e um grau, dependendo do tamanho, com os números da trilha reduzindo alguns milímetros correspondentes. Isoladamente, isso deve significar manuseio mais rápido e um pouco menos de estabilidade, mas é uma pequena parte do quadro geral.
A geometria da nova Giant Revolt não é totalmente fixa graças a esses flip chips, que oferecem a opção de mover a roda traseira para trás, alongando o centro traseiro em 10 mm e levando a folga oficial do pneu traseiro de 42 mm para 53 mm, combinando com a do garfo.
Confusamente, as figuras de geometria ‘longa’ e ‘curta’ que a Giant publica para a Revolt usam dois tamanhos diferentes de pneus. É por isso que medidas como trilha do garfo (que você esperaria permanecer constante apenas com o eixo traseiro em movimento) variam junto com os números específicos da traseira.
É difícil não ver os flip chips como um bônus legal ou até mesmo um truque, em vez de um recurso essencial.
Embora a mudança seja apenas uma questão de desfazer alguns parafusos e girar o adaptador de freio – não se esqueça que a pinça traseira precisa se mover com a roda – não é algo que você fará na beira da estrada, e eu arriscaria poucos ciclistas farão a troca de uma ou duas vezes em toda a sua propriedade.
Tirando a folga dos pneus, a diferença no mundo real entre os modos é mínima. Testes consecutivos sugerem que a bicicleta sobe um pouco melhor na configuração longa, pois ajuda a manter a dianteira no chão, mas estamos falando de uma diferença mínima aqui.
Em teoria, eu esperaria que o modo longo também fosse menos ágil, mas se adapta tão rapidamente que não é perceptível.
USANDO A GIANT REVOLT ADVANCED PRO 1: TRAÇOS DE TCR
Ward observa que a equipe por trás da Giant Revolt Advanced Pro 1 liderada por Nixon Huang também é responsável pela bicicleta de corrida TCR, entre outras, e isso mostra.
Há um entusiasmo definitivo na sensação de passeio da Giant Revolt Advanced Pro 1 que fala com o DNA road. Ele exibe uma vivacidade que é totalmente mais agradável e gratificante em uma bicicleta ostensivamente destinada a rodar pela floresta.
Esse pequeno triângulo traseiro é seriamente resistente a forças de torção, enquanto a extremidade dianteira é robusta o suficiente para que a precisão da direção nunca seja questionada .
Enquanto isso sua traseira, flutua em uma nuvem de presunção D-Fuse, auxiliado sem dúvida pela flexibilidade naqueles assentos de baixo perfil e ainda mais mimado pelas pressões mínimas que os largos aros de carbono permitem.
A Giant Revolt Advanced Pro 1 é simplesmente prazerosa de pilotar. O peso impressionantemente baixo ajuda, é claro, mas é a confluência da geometria, especificações capazes e engenharia de quadro líder de classe que o torna especial.
VEREDICTO DO REVIEW GIANT REVOLT ADVANCED PRO 1: PNEUS À PARTE, É ÓTIMO
Nada é perfeito neste mundo, é claro. A escolha do pneu é uma questão espinhosa para os fabricantes de bicicletas de gravel, porque inevitavelmente uma parte dos ciclistas ficará desapontada com a opção padrão. Aqui, sou eu quem está desapontado.
A escolha da Giant do pneu Maxxis Receptor quase liso em uma largura saudável de 40 mm dobra a personalidade relacionada ao road da Giant Revolt Advanced Pro 1. Eles são uma boa escolha se o seu passeio de gravel incluir períodos prolongados perseguindo seus companheiros no asfalto e você se apegar a superfícies secas e aderentes fora da estrada.
Nada disso soa como andar de gravel como a maioria de nós imagina, no entanto – o Maxxis Receptor não oferecem grip em superfícies mais soltas, nem qualquer habilidade de agitação na lama.
Em condições típicas de gravel do Reino Unido, você estará deslizando por toda parte, desejando um pedaço de piso.
Enquanto eu crio defeitos, a nota do freehub é o que eu chamaria de ‘insistente’ em velocidades mais altas, e às vezes me vi pedalando suavemente em descidas rápidas para um momento de descanso.
Realmente, porém, isso está se agarrando a negativos ilegítimos. A Giant Revolt Advanced Pro 1 é uma das melhores bicicletas de gravel que já pilotei. Aí está o seu veredicto.
VEREDITO: A bicicleta de gravel faz tudo não é nem um pouco revoltante.
VANTAGENS
- Passeio fabuloso
- Versatilidade
- Montagens para tudo
- Grandes folgas
DESVANTAGENS
- Os pneus não são adequados para superfícies soltas ou condições molhadas
- Som de freehub irritante
ESPECIFICAÇÕES
Marca | Giant |
Quadro | Advanced grade em Carbono |
Garfo | Advanced SL carbono |
Peso | 8,3kg (médio) |
Tamanhos disponíveis | S, M, M/L, L, XL |
Alavancas | SRAM Rival eTap AXS |
Freios | SRAM Rival eTap AXS hidráulica |
Câmbio traseiro | SRAM Rival eTap AXS Max 36T |
Desviador dianteiro | SRAM Rival eTap AXS |
Pedivela | SRAM Rival eTap AXS 43/30 |
Suporte inferior | Encaixe de pressão SRAM Dub |
Cassete | SRAM Rival 12 velocidades 10-36 |
Corrente | SRAM Rival D1 |
Rodas | Sistema de rodas de disco Giant CXR 1 Carbon |
Pneus | Maxxis Receptor 40mm tubeless |
Guidão | Giant Contact SLR XR D-Fuse |
Mesa | Giant Contact |
Canote | Giant D-Fuse SLR carbon |
Selim | Giant Approach SL |
O texto escrito por Matthew Loveridge para a Cyclist expressa a opinião do autor ao conhecer e pilotar a Giant Revolt Advanced Pro 1. Fotografia por Joseph Branston
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