TOUR DE FRANCE 2023 ETAPA 1: Neilson Powless (EF Education) é o primeiro rei das montanhas, enquanto os irmãos Yates garantem a primeira e segunda posição.
ETAPA 1 – BILBAU > BILBAU – 01/07/2023
DISTÂNCIA – 182 km
TIPO – Montanha
START – 12:30
CHEGADA PREVISTA – 17H15
Seguimentos principais:
Côte de Vivero / Atual KOM – Egan Bernal CR- 9:01 14 de mar de 2018
Côte de Pike / Atual KOM – Sean Bennett CR- 5:26 31 de jul de 2022
Côte de Pike / Tour de France 2023 KOM Tadej Pogačar Pogi CR- 4:41 1 de jul de 2023
Resultados Etapa 1
Vencedor da Etapa – ADAM YATES
Camisa Amarela – ADAM YATES
Camisa Verde – ADAM YATES
Camisa Branca de Bolinhas – NEILSON POWLESS
Camisa Branca – TADEJ POGAČAR
Melhor Equipe – JUMBO-VISMA
Atleta Combativo – ADAM YATES
DE BILBAO A BILBAO, É YATES E YATES!
No primeiro estágio, dois irmãos gêmeos, Adam e Simon Yates, fizeram história no Tour de France. Eles finalizaram juntos, com Adam e Simon conquistando o primeiro e segundo lugar, respectivamente.
O piloto vigoroso dos Emirados Árabes Unidos, por sua vez, venceu em Bilbao, enquanto seu colega de equipe, Tadej Pogacar, garantiu o terceiro lugar e quatro segundos de bônus na disputa contra o atual campeão, Jonas Vingegaard.
A partida oficial da primeira etapa ocorreu às 12h53. Cinco pilotos aceleraram rapidamente: Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty), Simon Guglielmi (Arkea-Samsic), Pascal Eenkhorn (Lotto-Dstny), Jonas Gregaard (Uno-X) e Valentin Ferron (TotalEnergies).
Gregaard fez um ataque e coroou a primeira subida categorizada, ficando 2’30” à frente do pelotão, enquanto Eenkhorn conseguiu o segundo lugar. Eenkhorn foi o primeiro a superar a subida de San Juan de Gaztelugatxae, à frente de Guglielmi, assumindo a liderança virtual na classificação KOM.
Além disso, Eenkhorn venceu o sprint intermediário em Guernica, no km 88, reduzindo a diferença de tempo entre os cinco primeiros pilotos e o pelotão para um minuto. As equipes Jumbo-Visma, Alpecin-Deceuninck e Soudal-Quick Step foram as mais ativas no controle do grupo.
Cinco pilotos estão na liderança
A partida oficial da primeira etapa aconteceu às 12h53. Cinco pilotos partiram rapidamente: Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty), Simon Guglielmi (Arkea-Samsic), Pascal Eenkhorn (Lotto-Dstny), Jonas Gregaard (Uno-X) e Valentin Ferron (TotalEnergies).
Gregaard fez um ataque e foi o primeiro a alcançar a subida categorizada, ficando 2’30” à frente do pelotão, enquanto Eenkhorn garantiu o segundo lugar. Eenkhorn foi o primeiro a superar a subida de San Juan de Gaztelugatxe, com Guglielmi logo atrás, assumindo a liderança virtual na classificação de montanha.
Além disso, Eenkhorn venceu o sprint intermediário em Guernica, no km 88, reduzindo a diferença de tempo entre os cinco primeiros pilotos e o pelotão para um minuto. As equipes Jumbo-Visma, Alpecin-Deceuninck e Soudal-Quick Step foram as mais ativas no controle do grupo.
Sem Powless, o primeiro rei das montanhas.
A 75 km do final, parecia que seriam alcançados, mas Guglielmi e Gregaard aceleraram novamente e o grupo se reuniu com uma vantagem estável de 30 segundos. O pelotão estava reunido novamente com 50 km restantes.
Os sprinters caíram na subida para Murga: Mark Cavendish, Alexander Kristoff, Caleb Ewan, Peter Sagan, Dylan Groenewegen, Fabio Jakobsen… Jonas Abrahamsen conquistou um ponto na classificação de montanha liderando a subida.
Neilson Powless (EF Education-EasyPost) superou El Vivero em primeiro lugar, à frente de Georg Zimmerman (Intermarché-Circus-Wanty), garantindo assim a primeira camisa de bolinhas do Tour de France 2023.
Seu companheiro de equipe, Richard Carapaz, caiu na descida, juntamente com Enric Mas (Movistar), que se machucou e se tornou o primeiro a abandonar o 110º Tour de France.
Os irmãos gêmeos Yates garantem a primeira e segunda posição.
Victor Lafay (Cofidis) foi o único ciclista capaz de acompanhar Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard até o topo da subida de Pike, localizada a 9,6 km do final. Na descida, Adam e Simon Yates partiram após um pequeno reagrupamento.
Os dois irmãos percorreram os últimos 8 km juntos, com uma vantagem de não mais que 15 segundos. Adam assumiu a liderança na última subida, a 400 metros da linha de chegada, e manteve-se à frente enquanto seu companheiro de equipe Tadej Pogacar erguia os braços no ar, comemorando uma grande vitória para a equipe Emirates Team Emirates.
Doze ciclistas, incluindo o atual campeão Jonas Vingegaard, cruzaram a linha de chegada 12 segundos após o vencedor da etapa.
Etapa 1 direto no site do tour de france 2023
Artigo completo do Tour de France 2023 é no Bike com muito Bacon.