SRAM Red XPLR AXS 2024 bike com muito bacon

SRAM Red XPLR AXS 2024

O novo SRAM Red XPLR AXS combina componentes existentes do Red XPLR com o grupo de estrada SRAM Red AXS atual, resultando em um grupo de gravel excepcional com tecnologia avançada.

Com 13 marchas, configuração simplificada e operação robusta, a recém-atualizada SRAM Red XPLR AXS se destaca como o topo de linha entre os grupos de gravel bike.

No entanto, se você optar por uma configuração totalmente nova, o custo pode chegar a £3.980 / $3.979 / €4.465 / AU$6.840, de acordo com as especificações que testei.

Se você optar por não incluir o medidor de potência, o custo ainda será considerável, chegando a £3.530 / $3.529 / €3.960 / AU$6.065.

Acredito que as melhorias no câmbio traseiro e no cassete por si só justificam esse upgrade, desde que sua bike tenha um quadro compatível com o UDH – Universal Derailleur Hanger.

A cassete de 13 velocidades se adapta aos freehubs XDR existentes graças a um design inteligente que economiza espaço. Além disso, é compatível com qualquer corrente Flattop de 12 velocidades da SRAM.

O câmbio traseiro completo é inspirado nos câmbios T-Type Eagle das mountain bikes, e inclui a polia ‘Magic Wheel‘, que permite que a corrente continue girando mesmo se um galho ficar preso, graças a um suporte inteligente que faz os dentes da polia deslizar e girar enquanto a roda da polia está travada.

Como é compatível com componentes AXS de gerações anteriores, independentemente do nível, você não precisa necessariamente dos manetes, freios ou até mesmo do pedivela Red – embora as atualizações ofereçam alguns benefícios úteis.

Se eu estivesse procurando uma nova gravel bike de alto padrão, o novo Red XPLR AXS certamente estaria no topo da minha lista de desejos.

Na minha própria bike, o novo câmbio traseiro e o cassete são itens que eu gostaria de ter.

SRAM Red XPLR AXS SETUP

A experiência de configuração é, no mínimo, diferente.

Não há parafusos de limite alto e baixo, nem tensionador B – você começa posicionando o câmbio no sexto cog (destacado por uma faixa vermelha no carrier).

O comprimento da corrente é determinado pelo comprimento da chainstay e pelo tamanho da coroa, para os quais a SRAM disponibiliza uma tabela prática online.

Conecte a corrente, gire as pedivelas e ajuste as marchas (se necessário) usando a função de micro ajuste no aplicativo AXS, e o sistema fará o restante.

É o grupo mais simples com o qual já trabalhei, e acredito que, mesmo que você tenha receio de mexer na sua bike, conseguirá ajustá-lo sem precisar de ferramentas, apenas com o app AXS.

Não há nada aqui que possa se desajustar e criar um problema.

A ausência de parafusos de limite é possível, em parte, devido ao fato de haver apenas um tamanho de cassete disponível. Isso pode ser um pouco inconveniente para os clientes, pois significa que não há opções alternativas.

No entanto, a transição entre as marchas foi excelente, e o alcance de até 46 dentes é suficiente para as subidas mais íngremes.

Como é um sistema SRAM AXS, se você quiser um cassete mais amplo, pode optar por um câmbio e cassete Eagle AXS. Se preferir algo mais compacto (e menor), pode usar um cassete padrão AXS, que ainda conta com a crucial embreagem ou amortecedor para gerenciar a corrente.

A SRAM parece ter misturado as fronteiras entre os diferentes tipos de transmissão, seja de estrada, mountain bike ou gravel. Essa compatibilidade cruzada é algo que os concorrentes deveriam observar atentamente.

SRAM Red XPLR AXS RELAÇÃO DE PERFORMANCE

Vale destacar que o restante desta análise se concentra nos componentes específicos do Red XPLR AXS.

Minha análise do grupo Red AXS mais recente traz mais informações e impressões sobre os componentes já existentes que completam o grupo, como a corrente.

SRAM Red XPLR AXS CÂMBIO TRASEIRO

O que chama atenção de imediato é a troca de marchas mais rápida em comparação ao Red AXS, acompanhada de uma precisão impressionante. As mudanças de marchas sob carga são realizadas sem complicações.

Isso se deve ao grande aumento na rigidez do câmbio – e essa rigidez no sistema é ainda mais aprimorada pelo alinhamento mais preciso, graças ao encaixe completo que o dropout traseiro UDH proporciona.

Além disso, é mais rápido do que os câmbios de montagem direta da linha T-Type.

A SRAM me explicou que seus engenheiros descobriram que o ciclismo gravel não exige a capacidade de suportar cargas de torque pesadas em cadências mais baixas, como os sistemas de transmissão de mountain bikes, o que contribui para o aumento na velocidade das trocas de marchas.

SRAM Red XPLR AXS XG-1391 cassette

Os intervalos entre os cogs não são tão grandes quanto na versão anterior de 12 velocidades, 10-44 velocidades, do Red XPLR. Na verdade, do cog de 10 dentes até o de 21 dentes, o intervalo é tão próximo quanto o de uma bicicleta de corrida profissional.

O novo cassete oferece uma amplitude de 460%, com uma sequência de relações bem ajustadas: 10-11-12-13-15-17-19-21-24-28-32-38-46.

Isso significa saltos de um dente para as primeiras quatro marchas, passando para dois dentes nos quatro cogs seguintes. Em seguida, o salto é de três dentes até o cog de 24, terminando com dois saltos de quatro dentes e, por fim, um salto de oito até o maior coroa de 46 dentes.

Em comparação com o cassete anterior do Red XPLR, que chegava a 44 dentes, o novo modelo agora alcança 46 dentes. Acredito que essa combinação de câmbio e cassete será bastante atraente para muitos ciclistas de mountain bike XC de elite, mesmo que a SRAM prefira que eles continuem usando o Eagle.

Em resumo, isso se deve ao fato de que o cassete Red XPLR não possui as rampas extremas do Eagle T-Type, já que a corrente não precisa subir ou descer tanto, eliminando qualquer atraso. Quando você quer mudar de marcha, a troca é rápida.

SRAM Red XPLR AXS CORRENTE

A mudança mais sensata no Red XPLR AXS é o pedivela com medidor de potência, que retorna à configuração de peças individuais. Nas versões anteriores, o conjunto de coroas e o medidor de potência eram uma única peça, o que exigia a substituição completa quando uma coroa se desgastava.

Isso naturalmente divide opiniões.

Antes, se você precisava de uma nova coroa devido a danos, desgaste ou simplesmente por preferência por um tamanho diferente, era necessário substituir ambas, o que era caro e desperdício.

Na verdade, ter um medidor de potência faz mais sentido com um sistema de transmissão 1x, pois os ciclistas tendem a experimentar mais com as relações de marcha, especialmente em corridas de alto nível. Esses ciclistas são, sem dúvida, os que mais se beneficiariam de um medidor de potência para avaliar a eficiência.

Com a mudança para montagem por rosca, trocar as coroas se tornou um procedimento simples, mas requer uma ferramenta especial (o Threaded Chainring Removal Tool, disponível por um custo adicional de £63 / $65 / €70).

Zipp SL70 XPLR GUIDÃO

Preço: £320 / $320 / €360

O guidão de carbono Zipp SL70 XPLR tem um formato muito bem projetado, com uma inclinação mais sutil do que a maioria e modelado para complementar perfeitamente o formato dos manetes.

O formato escalonado, que permite que os cabos de freio entrem diretamente no guidão, faz uma grande diferença.

O guidão de teste, com 42 cm de largura, possui uma queda de 70 mm e um alcance de 110 mm, semelhantes ao guidão SL70 de estrada da Zipp. No entanto, são os sutis 5 graus de flare nas quedas e os 11 graus de abertura que realmente fazem a diferença para mim.

Ele mantém os manetes em um ângulo regular, algo que não é comum em todos os guidões de gravel com flare, mas ainda assim, na base da queda, você tem pontos de contato que são 6 cm mais largos do que na parte superior.

É excelente para se abaixar e acelerar, enquanto mantém o controle essencial em terrenos acidentados.

A prateleira criada pela integração suave entre o guidão e o manete, e o ponto de saída do cabo, é muito confortável.

Ela apoia a base da sua mão ao pedalar nos manetes, mesmo com o novo design mais minimalista dos manetes em comparação aos antigos, que tinham uma grande protuberância.

Senti a mesma confiança ao enfrentar trilhas com raízes e pedras, mantendo a mesma segurança que o design mais alto dos manetes anteriores.

SRAM Red XPLR AXS FREIOS

A frenagem, que é a melhoria mais notável em relação ao antigo Red eTap AXS no grupo de estrada Red AXS, está igualmente presente aqui. A potência é muito mais progressiva e você sente todo o efeito da frenagem a partir dos manetes.

Esses freios e o formato dos manetes são ideais para enfrentar terrenos acidentados; confiante o suficiente para frear com um dedo, mesmo em terrenos desafiadores e descidas técnicas.

A SRAM especifica um novo tipo de pastilha orgânica para maior aderência, que tem um desempenho excelente.

Ela oferece uma resposta muito mais imediata ao agarrar o rotor, mas após alguns mergulhos em poças profundas e sujas (acumulando sujeira nos rotores).

O SRAM Red XPLR AXS tem rival?

É difícil comparar o novo Red XPLR com seus concorrentes no mercado de grupos de gravel.

O Ekar mecânico da Campagnolo, apesar de ter 13 marchas, não compete diretamente com o Red, que está em um segmento diferente. O novato TRP, em parceria com a Classified, pode se revelar um concorrente à altura.

Mesmo o envelhecido GRX Di2 de 11 velocidades da Shimano nunca foi posicionado no mesmo nível de topo que o Red. A Shimano sempre o descreveu como componentes de nível Ultegra.

Nesse sentido, o Red XPLR AXS se posiciona no topo dos grupos de gravel, e será interessante ver se o muito especulado GRX Di2 de 12 velocidades da Shimano consegue atingir o nível do Red XPLR AXS.

SRAM Red XPLR AXS TROCADORES

Os pontos de contato, a troca de marchas e a frenagem são extremamente impressionantes.

Quanto às desvantagens, há apenas alguns pontos a destacar. Notei alguns ruídos nos freios quando ficaram molhados e sujos, e o preço de um grupo completo é bastante elevado.

Ainda não sabemos os preços das bikes completas nem se as marcas vão combinar diferentes níveis do XPLR AXS. De qualquer forma, este é um grupo de alto nível com um preço correspondente.

Comparado ao grupo de geração anterior, o Red XPLR AXS representa um avanço tão significativo quanto o último Red AXS fez para as bicicletas de estrada. É mais leve, rápido, resistente e mais fácil de usar.

Se o custo do grupo completo for muito alto e você já tiver um sistema de transmissão XPLR AXS e uma bike com dropout UDH, eu recomendaria fortemente atualizar para o novo câmbio e cassete.

No entanto, se puder esperar, aposto que a SRAM vai adaptar o design de montagem completa para níveis mais baixos (e mais acessíveis) mais rapidamente do que você imagina.

PROPARTS é a importadora oficial da SRAM no Brasil

Bike com muito Bacon está ansioso para usar esse grupo

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