Red Bull Gravel X 2022 uma combinação entre corrida e aventura. Ciclistas de MTB, estrada e gravel brasileiros e do exterior vão encarar o Vale Europeu.
O ciclismo gravel ganhou força no país nos últimos anos e a profusão de competições da modalidade será coroada pela primeira edição do evento de ciclismo da marca de bebidas enérgéticas Red Bull na América do Sul.
A paixão da Red Bull pelos esportes radicais
Conhecida mundialmente através de seu vínculo com os esportes radicais, a marca austríaca de energéticos percebeu que “dar asas as pessoas” significava se estabelecer como um facilitador de emoções na promoção da marca, sentimento comum entre o torcedor e o atleta.
Contando uma história de conquista pessoal, o energético quer quer você seja inspirado e vá além, sem medo.
Com isso em mente, para a Red Bull não tratava-se mais de pagar enormes quantias em dinheiro para patrocinar um evento ou uma equipe, mas sim assumir a propriedade dela.
O que fez a marca ser “cool” aos olhos mais jovens e se tornar referência por redefinir o marketing esportivo, oferecendo conteúdo com visuais impressionantes, promovendo atividades e os atletas diretamente e a marca indiretamente.
Sendo donos de times, tendo uma equipe campeã de F1 e criando projetos de eventos para os mais diversos esportes radicais, como o Red Bull Gravel X 2022 que chega ao Brasil.
É como Pedro Navio, Diretor de Marketing da Red Bull Gravel X 2022, apontou: que a intenção da marca é sempre promover algo que divirta, desafie, supere expectativas e que o Brasil é um país único para a realização de eventos do tipo:
“Buscamos o limite da excelência em tudo que fazemos e realizar eventos no Brasil é algo fantástico porque a matéria-prima é farta, como locações, riqueza de culturas, povo aberto a experiências e participativo”
Red Bull Gravel X 2022 chegando ao Brasil
A deliciosa mistura das cozinhas do chilli e da música country dividiu atenção com as traiçoeiras estradas de terra e cascalho.
Em maio deste ano, na cidade de Marfa, Texas, foi realizado o Red Bull Rio Grande Gravel com a participação de 500 ciclistas profissionais e amadores em apenas um dia de competição na região fronteiriça dos EUA com o México.
E agora é a vez do Brasil receber o formato que vem revolucionando as competições de ciclismo.
Red Bull Gravel X 2022 levantando poeira no Vale Europeu Catarinense
A ser realizada no primeiro fim de semana de dezembro (2 a 4), o Red Bull Gravel X 2022 reunirá atletas profissionais e amadores de todas as idades pelas serras, cachoeiras e cidades catarineneses de forte cultura europeia.
Desafiando os atletas a percorrer o tradicional trajeto de cicloturismo de 4 a 6 dias em cerca da metade do tempo, o Red Bull Gravel X 2022 premiará os três primeiros colocados das provas masculina e feminina com uma inscrição na próxima edição da Brasil Ride Diverge Gravel Race.
Realizado em parceria com a Flows, Ana Lídia Borba, CEO da empresa, ressaltou a importância do evento e a procura das pessoas em ter contato com a natureza por meio do gravel e do ciclismo:
“De 2020 para cá, tivemos o aumento significativo de vendas de bicicletas e também da expansão do Vale Europeu Catarinense como destino turístico, de pessoas em busca de contato maior com a natureza por meio do esporte”.
“Não à toa, em tão pouco tempo foi formada uma rota de cicloturismo. O Red Bull Gravel X 2022 ajuda a consolidar essa rota e, ainda, oferece a experiência aos ciclistas vivenciarem uma competição de ciclismo inovadora e de alto padrão internacional”.
A história do cicloturismo no Vale Europeu Catarinense
Cercado por cidades com forte influência da cultura alemã e italiana, o Red Bull Gravel X 2022 é marcado pela união da competição com o turismo.
O famoso circuito de cicloturismo é o primeiro roteiro de cicloturismo planejado do Brasil, organizado com o intuito de oferecer, especialmente aos ciclistas, uma experiência inigualável no percurso de sete dias com 300km de distância.
Dando a oportunidade aos atletas de encontrar e visitar vinícolas, igrejas, parques, cachoeiras, museus e bons restaurantes em meio dos trajetos do Vale Europeu Catarinense.
Dois dias de muito suor pelo pedal no Red Bull Gravel X 2022
Entre a largada em Timbó, passando por três cidades do Vale Europeu Catarinense e Doutor Pedrinho no seu primeiro dia, a competição seguirá por Altos Cedros retornando até o ponto inicial em Timbó, sendo no total:
- 300km de trajeto.
- Ganho de altimetria de 4,5 mil metros.
- Com 55% do trajeto em terra.
Em função das caracteristicas do terreno, é recomendado aos participantes a utilização de pneus de ao menos 37mm, relação de marchas adequada e freios a disco. E claro, capacetes são obrigatórios.
Siga com a gente para ver mais detalhes de cada um dos dias:
Red Bull Gravel X 2022: Dia #1 (03/dez)
O evento partirá da largada oficial do roteiro de cicloturismo, portanto, seguindo do município catarinense de Timbó, passaremos por Pomerode, Indaiaí, Rodeio com chegada em Doutor Pedrinho.
A distância total percorrida no dia 1 será de 155km, com um ganho de altimetria de +2.356m.
Red Bull Gravel X 2022: Dia #2 (04/dez)
A largada acontecerá em Doutor Pedrinho, seguindo em sentido horário pela região dos Altos Cedros, compostos por 37km de serra ligando o centro de Rio dos Cedros à Região dos Lagos no norte do município, de onde retorna ao ponto de largada em Timbó.
A distância total percorrida no dia 2 será de 132km, com um ganho de altimetria de +2.482m.
Observação:
Vale ressaltar que embora sinal de celular nem sempre esteja disponível, os atletas passarão por diversos pontos de controle, apoio e interação com o staff do evento. Podendo resolver pequenos problemas mecãnicos entre os pontos de controle.
Strava anuncia time e apoio oficial no Red Bull Gravel X 2022
Reforçando sua colaboração ao ciclismo nacional, o aplicativo Strava chega para a Red Bull Gravel X com um time de primeira linha.
Como a participação de Henrique Avancini, campeão mundial de Maratona Mountain Bike em 2018 e referência do ciclismo nacional.
Em entrevista, o ciclista destacou os desafios que o esperam no Red Bull Gravel X 2022:
“O Red Bull Gravel X está gerando bastante expectativa, principalmente por ser uma corrida de uma modalidade relativamente nova, combinando características de provas bem longas e com uma quantidade de subidas enormes. Estou bastante ansioso para poder competir, curtir o pedal e ter essa vivência de resistência e intensidade. Além disso, ter uma nova experiência sobre uma bicicleta, que é o que a gente está sempre buscando”
“Acredito que o evento será desafiador para quem participar, pela questão da quilometragem, pelas características do percurso, mas a gente sabe que a Red Bull sempre entrega experiências muito marcantes e acredito que o evento, acima de qualquer coisa, irá trazer isso, uma vivência em cima da bike muito marcante”, completa.
Além dele, Ana Polegatch, atual campeã brasileira de contrarrelógio e da triatleta Bia Neres, que disputou o último mundial de Iron Man serão outros grandes destaques da competição.
A equipe Strava é completada por Jéssica Ropcke, Vinícius Martins e Fernando Zogaib.
Rosana Fortes, country manager da Strava ressalta o orgulho da empresa e a felicidade em expor mais uma vez a marca em uma competição de alto nível:
“O Red Bull Gravel X é uma das provas mais desafiadoras para os ciclistas brasileiros e é muito importante para o Strava estar presente nesse momento. Nosso time estará muito bem representado pelos nossos atletas para essa competição de dois dias”
Vem aí a Diverge Gravel Race 2022
Pronto para uma combinação perfeita de corrida e aventura?
Uma das principais competições da modalidade gravel do país terá a sua 4ª edição na cidade de Botucatu, no interior paulista no próximo dia 10 de dezembro.
Serão até 180 km de terrenos road e off-road, desfrutando um destino único gritando aventura.
E exaltando o espírito de descontração do gravel bike, na Gravel Race os amantes do pedal vivenciarão um clima que vai bem além da competição.
Aqui o verdadeiro prêmio será fazer amizades e dar muitas risadas no seu happy hour, com muita música ao vivo regada pelas canecas de chopp.
Premiações da Red Bull Gravel X 2022
Geral
Além da premiação com uma inscrição na Brasil Ride Diverge Gravel Race, a Red Bull Gravel X 2022 contará também com uma premiação em dinheiro para os vencedores nas categorias feminina e masculina.
- Jersey e troféu para o top 3 geral e top 3 nas categorias sub 30, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos masculino, 40+ feminino e 50+ masculino.
- Jersey e troféu para os campeões do desafio Rei & Rainha da Montanha (KOM e QOM), por tempo combinado.
Por etapas
- Medalhas para o top 3 geral e top 3 nas categoriais pontuadas acima.
Como fazer minha inscrição no Red Bull Gravel X?
A competição é limitada a 200 ciclistas e a inscrição no evento garante:
- Acesso à Sunset Party pós-corrida.
- Kit do atleta.
- Jersey.
- Chips de cronometragem.
- Números de quadro e capacete.
- Transfer incluso.
Não deixe de garantir seu lugar no Red Bull Gravel X no hotsite do Ticket Sports, e confira o Regulamento Oficial do evento.
Red Bull Gravel X 2022 resultados.
Os resultados dessa super prova, atrávez do site Desafio Agora.
Resultado Geral Red Bull Gravel X 2022
Masculino
- 1 – TIAGO JORGE Ferreira
- 2 – ULISSES Abbud
- 3 – ANDRE EDUARDO Gohr
- 4 – FELIPE CRISTIANO DA PAIXAO Marques
- 5 – DIOGO Malagon ( Nosso amigo e destaque da competição)
Feminino
- 1 – FLAVIA MARIA DE OLIVEIRA Paparella
- 2 – BEATRIZ NERES Orzechowski
- 3 – TAMIRES FANNY Radatz
- 4 – LORRAYNE KETHELLEN ALVES Rocha
- 5 – RAIZA GOULAO Henrique
Tudo sobre o Gravel você encontra no Bike com muito Bacon.