Novas alavancas SRAM Red AXS: ajuste fácil, até 1,5 mm. Sem ferramentas, estilo Shimano. Aguarde atualizações sobre grupos Red.
Recentes documentos de patentes indicam que a SRAM está continuamente empenhada no desenvolvimento de um inédito sistema de freio e alavanca de câmbio, possivelmente integrado a uma próxima versão atualizada do conjunto eletrônico Red AXS, que até o momento não foi lançado.
No mês de agosto de 2023, a SRAM oficializou o registro de uma patente relacionada a novas alavancas que guardam notável semelhança com aquelas capturadas em imagens vazadas anteriormente e primeiramente reportadas pelo BikeRadar em dezembro de 2022.
Para mais detalhes sobre esse vazamento, consulte a história que segue abaixo desta atualização.
A patente aparentemente confirma não apenas o novo design da alavanca, mas também a inclusão de um inédito botão auxiliar, cuja possibilidade de personalização é sugerida, juntamente com algumas modificações internas.
Em uma análise mais detalhada, nota-se primeiramente que o reservatório hidráulico apresenta um aumento significativo em seu tamanho, além de uma orientação agora horizontal. Esta mudança sugere a possibilidade de expansão do volume do reservatório, apontando para melhorias na capacidade do sistema.
Além disso, observa-se que os pontos de articulação na alavanca de freio foram posicionados em uma altura superior em comparação com os designs anteriores da SRAM. Essa modificação pode implicar em aprimoramentos na ergonomia e eficiência do sistema, proporcionando uma resposta mais direta e precisa durante o uso.
Um aspecto notável é a alteração no mecanismo do pistão do cilindro mestre, que agora parece empurrar para movimentar o fluido, abandonando o sistema de haste de tração empregado em versões anteriores.
Essa mudança na abordagem do acionamento hidráulico pode indicar uma evolução na eficácia e desempenho do sistema de freio, proporcionando uma experiência mais refinada e responsiva para os ciclistas.
Ambos os ajustes evidenciam semelhanças com a abordagem adotada pela Shimano no design da alavanca. A marca japonesa sustenta que a elevação do ponto de articulação resulta em uma alavancagem aprimorada, enquanto incorpora um estilo push-rod.
A patente ainda revela a intenção da SRAM de transitar para um sistema de ajuste de ponto de mordida que dispensa o uso de ferramentas. Essa mudança sinaliza um avanço na praticidade e facilidade de manutenção, permitindo aos ciclistas ajustarem a sensibilidade do freio de forma mais conveniente e rápida.
Em contraste com a abordagem atual, que requer o uso de uma chave sextavada para realizar ajustes, as recentes alavancas introduzem um inovador ajustador de came posicionado sob o capô, localizado na parte traseira.
Este novo mecanismo visa simplificar significativamente o processo de ajuste, proporcionando uma maneira mais direta e acessível de personalização.
A SRAM destaca que essa tecnologia de ajuste pode oferecer uma amplitude de até 1,5 mm, proporcionando aos ciclistas uma margem mais ampla para adaptar o sistema de freio de acordo com suas preferências individuais.
Fique atento para atualizações adicionais, incluindo detalhes sobre um potencial novo conjunto de grupos principal SRAM Red, que serão compartilhados assim que estiverem disponíveis.
Bike com muito Bacon sempre atento