Para os amantes das gravel bikes, a coleção XPLR (Explore) foi oficialmente lançada nesta terça-feira pelas marcas Sram, RockShox e Zipp.
Com isso, a nova coleção vem para mudar a ideia das gravel bikes no Brasil e trazer uma opção com alta tecnologia para os ciclistas mais exigentes.
Assim, neste artigo, vamos conhecer mais sobre este lançamento, os principais detalhes de cada sistema e todo o projeto pensado pelas marcas nesta coleção. Confira!
Coleção XPLR
A princípio, a coleção XPLR chega no mercado em agosto de 2021 para atender o público que já pe adepto das gravel bikes. Em outras palavras, as gravel bikes são feitas para os ciclistas de estradas e também de mountain bike (MTB). Assim, a gravel tem ótimo desempenho nos dois tipos de terreno e é a melhor para o ciclista que está sempre em novos desafios no pedal.
Assim, a coleção foi pensada para dar aos ciclistas de estradas, montanhas e os novos apaixonados por gravel mais opções sem limites para o pedal, aproveitando toda a tecnologia da gravel.
Transmissão XPLR
A princípio, o primeiro grande destaque desta coleção é a transmissão XPLR da Sram, que oferece todas as marchas para a gravel. Por isso, ela é adaptada as necessidades dos ciclistas que usa um guidão drop, além de ser sem fio e específica para a relação 1x, que usa apenas uma coroa.
Desse modo, o cassete 10-44t e o câmbio compatível, darão aos ciclistas grande alcance para as subidas do gravel e também aos chamados “intervalos de marchas”, para uma pilotagem rápida na estrada.
Todavia, a nova transmissão XPLR está disponível em três níveis – RED, Force e Rival -, apresentam o inovador câmbio AXS sem fio da Sram, gerenciamento de corrente e freios a disco hidráulicos refinados.
Câmbios traseiros XPLR eTap AXS
Esta coleção tem modelos específicos para os câmbios traseiros. alguns detalhes deles são esses:
- Opção de transmissão nos níveis RED, Force e Rival;
- Lógica de trocas eletrônicas sem fio e tap para troca intuitiva, fácil configuração e confiabilidade;
- Uso 1X com cassetes 10-44t XPLR e 10-36t;
- Habilitado para Sram AXS, permitindo fácil personalização;
- Estabilização da corrente mantém o sistema de transmissão silencioso e seguro;
- Polias X-SYNC maiores para maior durabilidade e eficiência;
- Compatível com as baterias e Tap existentes.
Cassetes XPLR 10-44t
Assim, a transmissão X-Range oferece mais alcance e uma progressão de marchas mais suave, para que o ciclista esteja sempre na marcha certa;
Por outro lado, alcance de 440% dá a cobertura 1x para os pilotos de gravel. Para uso com câmbios traseiros XPLR 1x compatível com correntes Flat Top, compatível com o freehub XDR. Tecnologia MINI CLUSTER para leveza e durabilidade e disponível nos níveis XG-1271 e XG-1251.
Pedivelas
Em seguida, outra novidade da coleção é a evolução dos pedivelas Sram RED e Force com transmissão 1x. Desse modo, as coroas são leves e rígidas, de montagem direta 1x em tamanhos de 38 a 46T, além de combinadas com pedivelas com braços de carbono duráveis. Assim, as marchas da bike têm alcance no ponto ideal para as necessidades do ciclista, com complicações mínimas.
Todavia, a tecnologia de coroa estreita X-SYNC revolucionária mantém a corrente onde ela precisa estar, sendo uma boa opção WIDE, que fornece folga máxima para pneus largos e os cassetes XPLR 10-44T.
Pedivela Force 1 Wide da XPLR
Em seguida, a transmissão XPLR com pedivela Sram Force 1 Wide é uma grande novidade para o novo modelo lançado. Assim, o pedivela é mais leve, forte e mais simples, com uso de coroas não-aero, que agora podem ser instaladas com uma única ferramenta.
Por isso, as variações de pedivelas WIDE acomodam pneus maiores para a gravel bike com movimento central padrão, com um Wide de 83mm de largura.
Em outras palavras, a transmissão estará sempre na marcha certa, além das trocas AXS sem fio e sem esforço para a relação 1x. Isso será um bom ajuste para o desempenho do ciclista durante o pedal.
Suspensão
Em seguida, o modelo de suspensão foi desenhado pela RockShox. A empresa americana, fundada em 1989, trabalha com a produção de suspensões para bikes. A empresa faz parte da Sram Corporation e se destaca no mercado de suspensão.
Assim, a suspensão Rudy e canote retrátil Reverb AXS XPLR são os modelos usados para esta coleção XPLR . O garfo Rudy tem capacidade de enfrentar estradas mais difíceis e oferece curso perfeito para manter seu pedal sob controle.
Por outro lado, combinado com o novo canote retrátil Reverb AXS XPLR, foi criado um design totalmente novo e completamente integrado para realmente levar o ciclista para novos terrenos.
Rudy Ultimate XPLR
A princípio, a Rudy Ultimate XPLR tem mola Solo Air específico para ajudar esta opção de curso mais leve.
Algumas características do modelo:
- Cartucho Charger Race Day ajustado para as necessidades do gravel com trava sólida e uma gama completa de ajuste de retorno;
- Mola Solo Air está perfeitamente ajustada para cursos mais curtos e eficiência em solavancos;
- Compatibilidade do para-lama curto com um sistema de 3 parafusos (as variantes AM incluem o para-lamas RockShox);
- Coroa usinada, leve e anodizado oferece um acabamento premium e durável;
- Folga para pneus de até́ 700x50mm;
- Opções de curso de 30mm ou 40mm;
- Disponível nas novas cores Signature Areia ou Preto brilhante.
Reverb AXS XPLR
Por outro lado, o novo Reverb AXS XPLR oferece mais controle, confiança e diversão para ciclistas de gravel em todos os terrenos, com um design novo. Além disso, a novidade fica por conta da tecnologia ActiveRide.
Algumas características:
- Novo ActiveRide; com o toque no seu controle AXS, o ciclista tem conformidade integrada para garantir conforto e controle com amortecimento ativo ou rígido;
- Duas novas opções de curso para escolher: 75mm ou 50mm;
- Novas opções de fixação de selim compatíveis com trilhos ovais de carbono 7×10;
- Comprimento do novo canote incluem 400mm e 350mm e um curso de 50mm apenas;
- Tecnologia AXS permite a personalização do ciclista por meio do App AXS;
- Controles de guidão AXS (drop ou reto);
- Mesma bateria de todos os outros componentes SRAM AXS;
- Sistema é completamente à prova d’água e à prova de poeira com classificação IP69K;
- Bateria SRAM AXS e carregador incluídos;
- Controles AXS vendidos separadamente.
Rodas Zipp
Em seguida, outro destaque desta nova bike são as rodas Zipp 101 XPLR, especialmente desenvolvidas pela Zipp para gravel. O modelo tem tecnologia MOTO (para MTB). Ou seja, estas rodas dão aos ciclistas mais controle e duração em terrenos acidentados, com uma condução suave que ajuda a redução a fadiga do ciclista.
Por isso, este modelo significa um pedal mais confortável, em especial, com uso de pneus sem câmara com pressões mais baixas.
Algumas características:
- Conjunto de cubos ZR1 para melhor design de vedação, duração aprimorada e resposta mais rápida com 66 pontos de engate;
- Tecnologia MOTO, a construção do aro de parede única das 101 XPLR, oferece excelente conformidade e amortecimento de vibração;
- Disponível em 700c ou 650b com um perfil interno de 27 mm de largura;
- Peso: 700c: 1,665g / Peso: 650b: 1590g;
- Disponível em duas cores Padrão e Areia;
- Garantia vitalícia.
Pneu Zipp G40 XPLR
Em seguida, os pneus também ficam por conta da Zipp, com 400 de largura, selecionado para ser mais eficaz com seu padrão de cravos. Assim, os pneus atendem as preferências de evolução dos ciclistas por pneus mais largos para eventos de gravel e pilotagem “off road”.
Com isso, a carcaça do pneu e a faixa de proteção para furos, que vai de talão a talão, navegam na linha fina entre a parte flexível e rigidez, para que a aderência e o desempenho não sejam afetados com um pneu de gravel bem durável.
Algumas características:
- Peso de 480g
- Pode ser usado com Tubeless e Hookless ,
- Compatível com câmara 30 a 65 psi
- ETRTO: 40-622 (700x40c) Parede lateral bege
Guidão
Já a bike terá um guidão Service Course SL-70 XPLR, que vem com os seguintes detalhes:
- Grafismos Zipp atualizados;
- Topo ergonômico com 3° de inclinação para trás;
- Nano jateamento de alumínio preto fosco;
- Compatível com ISO 4210;
- Garantia vitalícia para a linha “Explore”;
- O alcance de 70 mm e o drop de 115 mm permitem uma posição confortável das manetes e uma posição de drop raso;
- Flare de 5° e a inclinação de 11° para fora criam uma posição de drop de 6 cm mais larga que as manetes.
Valores de mercado da “Explore”
A princípio, os valores da coleção são uma média para os produtos que chegam no mês de agosto no Brasil. Assim, a coleção estará disponível por grupo de componentes, a partir de agosto de 2021, conforme a disponibilidade da marca.
Por outro lado, a Zipp mantém um modelo de negócio no Brasil de forma direta com o clipe pelo site zippbrasil.com.br ou você também pode encontrar as peças em vendas pela Semexe. Assim, pela Semexe, você encontra os produtos Sram e RocukShox por ótimos valores.
Por fim, os preços dos produtos XPLR citados neste artigo giram em torno de R$ 2 mil a R$ 8 mil, de acordo com cada componente.
mais imformações no site da PROPARTS e no blog do Bike na Mídia
Todos os lançamentos você encontra aqui, no Bike com muito Bacon
As melhores matérias só encontro aqui