Com esse lema, o catarinense Juliano Rider organizou no último dia 22 o evento Gravelland, desbravando as trilhas cicloturísticas do Vale Europeu Catarinense.
Gravelland e Juliano Rider
Juliano E. Gehrke, ou Juliano Rider, é um ciclista de Blumenal, Santa Catarina que é apaixonado pelo pedal e que entende o ciclismo como uma verdadeira terapia.
Mas Juliano não começou na bike. Sua paixão começou por causa de uma lesão jogando futebol aos 15 anos, e na busca por outro esporte, a bike entrou na sua vida pra nunca mais sair.
“A bike é muito mais do que um meio de transporte, é um estilo de vida”.
Após ser Campeão Mundial de MTB 24hrs, hoje em dia Juliano procura se desvencilhar das competições em busca de uma maior conexão com o mundo e com a natureza.
É justamente essa sensação que ele busca proporcionar aos participantes do evento Gravelland.
“Um dia bom em cima da bike, é um dia pedalando”.
No Gravel Stories, série de vídeos produzidos pelo canal Soul Cycles do YouTube, Juliano conta mais sobre a sua história, as competições, e sua conexão com a família e com o gravel.
Gravel Stories – Entrevista Juliano Gehrke
Você pode encontrar o Juliano também no Instagram e no Strava, rede onde ele conectam compartilha suas pedaladas.
Amor pelo gravel
Pensado exclusivamente para a comunidade gravel, o Gravelland tem como objetivo principal a divisão de experiências entre todos (e de algumas mentiras) – claro, as mentiras ficam em segundo plano aqui, mas depois de umas cervejas não sabemos mais (risos).
Distância: 169.10 km
Altimetria: 3146 m
Localização: Timbó, Santa Catarina
Terreno: 88% terra e 12% pavimentado
O Gravelland 2022
A experiência da primeira edição do evento foi no Jardim Botânico de Timbó, onde as belas paisagens se confundem com o asfalto e as estradas rurais de terra.
Com a largada e a chegada programada para o mesmo ponto, os pedaleiros percorreram 170 km (exatos 169,10 km) numa altimetria acumulada de 3200m, em um terreno irregular irregular de estradas de terra e cascalho através das trilhas do deslumbrante Vale Europeu Catarinense.
Demonstrando como só a bike, com vento no rosto e terra nas pernas, é capaz de proporcionar essa conexão singular com a natureza.
Categorias
Tanto homens quanto mulheres foram desafiados a pedalar por 170km nas categorias masculinas e femininas, e-bikes (as bicicletas elétricas), e o PNE para ciclistas com alguma limitação especial.
Timbó: Capital mundial do Cicloturismo
Lugar de vasta natureza, o Jardim Botânico de Timbó conta com uma conhecida trilha de cicloturismo, e recebe anualmente inúmeros ciclistas e turistas que, em comum, buscam maior contato com a natureza.
Conhecida como a capital mundial do cicloturismo, a histórica cidade conta com uma atmosfera do Velho Continente, com características, gastronomia, cultura e história trazidas pelos imigrantes alemães e italianos.
Assim, tendo no cicloturismo uma das principais atividades turísticas para os atletas que buscam momentos inesquecíveis e entendem a bike como algo muito além do esporte.
Gravelland: Celebrando a amizade através da bike
Com o Gravelland, a intenção de Juliano Rider de transmitir seus desejos e sensações ao pedalar.
Reunindo amigos e amantes do gravel para despertar nesses atletas a resiliência diante dos desafios, um maior autoconhecimento do corpo e a capacidade de tomada de decisão.
Sempre de uma forma divertida, alegre, e conectada com a natureza e o ser humano. Compartilhando experiências, umas cervejas (e algumas mentiras) para, como diz o próprio Juliano, “celebrar a amizade através da bike”.
Classificação Gravelland 2022
Masculino
- 1 – André L. Fábriga
- 2 – Felipe F. Ribeiro
- 3 – Otávio Marca
- 4 – Philipp Markgraf
- 5 – Matheus Chaves
Feminino
- 1 – Patrícia Volpato
- 2 – Jéssica Röpcke
- 3 – Danara I Schwertner
- 4 – Camila N. O. Kastrup
- 5 – Fabiana Socatelli
PNE
- 1 – Gabriel K. da Silva
E-Bike
- 1 – Magnus C. V. Dias
- 2 – José A. Ravanello