Factor Bikes MTB: Factor Bikes (não confundir com Factor Components) provavelmente não é um nome conhecido por muitos ciclistas de MTB, a menos que você siga corridas de estrada profissionais. Lá, o fabricante de bicicletas de carbono boutique é sem dúvida a menor marca com presença no nível mais alto do esporte.
A Factor se descreve como uma marca de bicicletas premium, e sua vantagem competitiva combinada um tanto rara é que eles possuem suas próprias fábricas na China e em Taiwan, e também oferecem vendas diretas ao consumidor. Antes de se concentrar em sua própria marca, a empresa existia como fabricante de contrato para empresas como Santa Cruz, Rocky Mountain, Pivot e Cervelo, para citar alguns. E bem antes disso foi o envolvimento com alguns dos primeiros usos da fibra de carbono no ciclismo.
Embora a Factor possa ter seu nome apenas para bicicletas de guidão drop e contra-relógio até o momento, a empresa agora entrou no mercado de mountain bike com uma suspensão completa de cross country bastante progressiva e um hardtail ultraleve. E as duas bicicletas são unidas com alguns novos componentes da marca de componentes de carbono, Black Inc.
Por que entrar no MTB?
De acordo com o CEO da Factor, Rob Gitelis, o objetivo da empresa não era ser uma marca boutique de estrada, mas sim um fabricante de bicicletas premium, independentemente da disciplina. A entrada em mountain bikes pode estar começando com bicicletas de XC, mas a empresa já anunciou planos para oferecer uma bicicleta de trilha de viagem mais longa e atualmente está avaliando o que poderia fazer no espaço e-MTB também.
Sem dúvida, há uma crescente convergência entre as disciplinas de ciclismo, e Gitelis sugere que aproximadamente um terço dos clientes existentes (de estrada) da Factor também andam de mountain bike. Enquanto isso, o boom do gravel está agindo como uma porta de entrada entre aqueles que tradicionalmente só andam em bicicletas de guidão drop de pneus finos e os introduzindo ao mundo da sujeira.
Obviamente, vender mais bicicletas para clientes existentes é atraente, mas a Factor pretende fazer mais do que apenas isso. No entanto, dado que o mercado de mountain bikes de carbono de alta qualidade está aparentemente além da saturação, o que uma marca de estrada pode trazer para a mesa que ainda não foi atendida?
Essa pergunta não é respondida com tanta simplicidade, mas muito disso se resume a possuir o canal de fabricação. A Factor acredita que eles têm a capacidade de produzir máquinas de alto desempenho com materiais premium, tolerâncias exatas e detalhes cuidadosamente pensados que podem ser muito caros para outros, ao mesmo tempo em que atingem um preço alinhado com outras opções de ponta. A fabricação interna também significa que a Factor pode ser extremamente rápida para criar, testar, refinar e produzir esses produtos. De muitas maneiras, é uma história semelhante ao que outras empresas de bicicletas de propriedade do fabricante ou produzidas internamente afirmam alcançar, mas não há muitas operando com os extensos recursos da Factor.
Factor Bikes MTB: A Lando XC
Já competiu no Cape Epic, a nova Lando XC é a resposta da Factor para a moderna bicicleta de cross country e resistência. Enquanto o amortecedor traseiro se mostra para o mundo ver, sua geometria progressiva e viagens mais longas não são muito diferentes do novo Scott Spark.
Como várias das máquinas XC mais recentes, o Lando XC emprega um layout de suspensão de pivô único com uma extremidade traseira de carbono de peça única, escoras de assento intencionalmente flexíveis e um link de balancim de carbono moldado de uma peça adjacente. No entanto, a abordagem da Factor também emprega um tubo inferior verdadeiramente superdimensionado, suporte inferior e área do tubo do selim interrompido.
A cinemática e a figura sugerida de 27% de queda funcionam para produzir uma ação de suspensão mais ativa do que o que é típico de muitas bicicletas de XC e, como resultado, a bicicleta destina-se a executar um bloqueio remoto. Diz-se que o pivô do braço oscilante posicionado para frente fornece uma curva anti-agachamento mais plana que fica na faixa alta de 90% em todas as marchas. Enquanto isso, os números anti-aumento são considerados mensuravelmente baixos em comparação com o que é típico da categoria.
Factor Bikes MTB: Geometria
Disponível em quatro tamanhos de quadro, o Lando XC vem com 115 mm de curso da roda traseira que deve ser combinado com um garfo de 120 mm (deslocamento de 51 mm). Nesta configuração, o ângulo da cabeça fica em 67 graus, enquanto o ângulo efetivo do tubo do selim é de 75,5 graus em todos os tamanhos.
Com um alcance de 430 mm em um médio, os números apontam para o uso um pouco menos progressivo de uma haste de 70-80 mm para a maioria dos ciclistas. Em termos de dimensionamento, a Factor tem fortes vendas em certos mercados asiáticos e, portanto, os tamanhos atualmente disponíveis tendem a ser menores. Não há tamanho extra-grande em oferta no momento para a Factor Bikes MTB.
Aqueles que desejam um curso mais agressivo de 100 mm podem fazê-lo com um amortecedor de curso mais curto e um garfo de deslocamento menor correspondente de 100 mm. Você pode esperar que os ângulos se tornem sutilmente mais agressivos ao fazê-lo também. Tal configuração não está atualmente disponível para compra e cabe ao cliente convertê-la.
Factor Bikes MTB: Detalhes do quadro
Embora a Factor tenha feito grandes esforços para colocar o amortecedor traseiro dentro do tubo do selim bem torneado, a posição do amortecedor vertical simplesmente não deixa espaço para uma segunda garrafa de água da mesma forma que várias bicicletas concorrentes fazem. De acordo com Graham Shrive, chefe de engenharia da Factor (e ex-chefe de engenharia da inovadora marca de bicicletas de estrada Cervelo), essa decisão foi tomada para otimizar a rigidez do quadro, a durabilidade do choque e a altura do suporte. Mais atenção foi dada para minimizar o choque e a carga lateral do rolamento, por exemplo, Shrive afirma que, se os rolamentos do pivô principal – que ficam fora das escoras – fossem empurrados para mais longe, eles entrariam em contato com as manivelas.
Shrive afirma que alguns fabricantes de componentes proeminentes na indústria estão começando a sugerir que projetos de suspensão acionados por balancins podem causar carga excessiva do amortecedor traseiro (imagine a ação da articulação tentando dobrar o amortecedor traseiro, um problema que a Vorsprung cobriu recentemente – é algo que leva a desgaste prematuro e falha. Por outro lado, o caminho de choque vertical escolhido suporta cargas na área do suporte inferior já reforçada e não requer reforço do tubo superior. Além disso, a base do amortecedor gira com o pivô principal , algo que ajuda a reduzir ainda mais a necessidade de excesso de hardware.
Falando sobre a escolha inesperada de ir com uma única garrafa em uma bicicleta estilo maratona, Shrive disse: por esta. Nossa base de clientes usa predominantemente pacotes de hidratação para os maratonistas, onde são necessários fluidos extras. A durabilidade do choque e a altura de apoio foram realmente importantes para nós.”
Essas outras montagens da Factor Bikes MTB são abundantes e talvez tenham uma sugestão do mundo gravel, onde geralmente é uma questão de deixar o cliente descobrir para que servem. Nesse caso, há suportes na parte superior do tubo superior atrás da haste, algo comumente usados no gravel e triatlo para uma pequena sacola de lanches (mas se você for como eu, eles certamente não serão usados). Depois, há suportes abaixo do tubo superior para uma alça de tubo ou talvez até uma garrafa de água, se você não se importar em andar um pouco com as pernas arqueadas.
Existem alguns outros recursos que podem ser um pouco, digamos, coloquiais. Não diferente do Scott Spark mencionado anteriormente, o front-end é projetado em torno da caixa de direção superdimensionado de 1,5 ”com roteamento de cabo interno opcional através do rolamento superior para a mangueira do freio traseiro (e mangueira conta-gotas se você estiver executando um Reverb). Tal projeto normalmente significa aparar uma mangueira de freio quando chegar a hora de um novo rolamento de caixa de direção superior, mas a Factor Bikes MTB espera reduzir bastante a necessidade de tal substituição, ajustando os novos rolamentos SLT de preenchimento sólido (polímero com infusão de óleo) da CeramicSpeed como estoque.
Falando em rolamentos, os pivôs da estrutura são executados em rolamentos Enduro Stainless Max, e a Factor não descartou substituí-los pelo rolamento SLT se e quando a CeramicSpeed produzir os tamanhos necessários.
Um pouco relacionado a caixa de direção é o tubo inferior do caminho reto que não fornece folga para a coroa do garfo. É algo que já vimos antes da Trek que usa um amortecedor de borracha no tubo inferior e seu conjunto caixa de deiração KnockBlock para limitar o arco de giro do guidão. Por outro lado, a Factor está usando apenas um amortecedor de borracha na junção do tubo inferior e do tubo de direção intencionalmente reforçada. De acordo com Shrive, usar uma caixa de direção que oferecesse roteamento interno de cabos e um restritor de direção era excessivamente complicado e provavelmente limitaria a compatibilidade futura com outros sistemas de fone de ouvido emergentes. Para Shrive, o quadro funcionará com o sistema ACR/SMR da FSA.
Felizmente, o Factor Bikes MTB não está forçando o uso do sistema de cabeamento baseado na caixa de direção e também forneceu opções de portas modulares regulares nas laterais do tubo de direção para permitir qualquer combinação de deslocamento mecânico, conta-gotas e/ou bloqueios de suspensão. A Factor fornecerá duas tampas da caixa de direção diferentes para que os usuários possam escolher seu próprio caminho. Usando uma dessas portas laterais está o controle remoto de bloqueio duplo DT Swiss fornecido.
O outro recurso da Factor Bikes MTB menos visto é o uso de um suporte inferior T47. Este sistema rosqueado de grandes dimensões tornou-se popular no mercado de estradas e gravel e é efetivamente uma versão rosqueada de um casco PF30. Comparado aos sistemas rodoviários, o Factor está usando uma carcaça de largura maior (88,5 mm) que coloca os rolamentos dentro da carcaça. É fornecido um suporte inferior CeramicSpeed que pode ser reparado, com a largura total projetada para imitar a do sistema PF92 (espaçamento regular do eixo da bicicleta de montanha).
Factor Bikes MTB conta com outros recursos incluem espaço para pneus 29×2.4in, espaçamento entre rodas Boost (max 36T), um SRAM Universal Derailleur Hanger (UDH), rebites para garrafas de água de montagem embutida e uma braçadeira de canote que se destina a fornecer uma estética mais integrada, além de fornecer tensão de aperto sem aperto para um conta-gotas de 31,6 mm. Um quadro médio pintado com hardware e amortecedor traseiro DT Swiss pesa 2,1 kg.
Não há como negar que o amortecedor traseiro DT Swiss R232 One (e o garfo FT232 One na bicicleta completa) é uma escolha polarizadora. A Factor tem fama de ser clara e direta em sua comunicação e, neste caso, a escolha da suspensão está relacionada a questões existentes na cadeia de suprimentos. Esses problemas de fornecimento aparentemente também são responsáveis por decisões como o canote rígido sobre um conta-gotas e a borracha um pouco estreita de 2,25” montada como estoque.
A escolha final potencialmente polarizadora é uma completa falta de capacidade de montar um guia de corrente neste quadro. O fator, bem, não o incluiu no design.
Esses problemas da cadeia de suprimentos atacam mais uma vez quando se trata de opções completas de bicicletas. Como resultado, a Factor Bikes MTB foi lançada com uma única opção de especificação de bicicleta que apresenta um conjunto de grupos SRAM XX1 AXS e vários componentes Black Inc (cobertos abaixo), esta máquina de ponta tem um preço de $ 9.199 USD / € 8.399 EUR / £ 6.999 . A Factor Bikes MTB também oferece pacotes de quadros, como o “premium” de US $ 4.499, que inclui o quadro, amortecedor traseiro, barra / sten de peça única Black Inc, canote Black Inc, suporte inferior CeramicSpeed e fone de ouvido.
Factor Bikes MTB: A Lando HT
O novo hardtail do Lando HT Factor, o Lando HT, não é tão progressivo quanto o Lando XC e, em vez disso, leva mais algumas dicas das bicicletas de estrada da empresa. O design tem tudo a ver com baixo peso e alta rigidez. É reduzido sem excesso de pontos de montagem de acessórios ou ângulos de geometria que talvez o encorajem a ser montado onde não pertence. E, por sua vez, Factor Bikes MTB – Lando HT reivindica uma figura bastante impressionante de 850 g para um quadro médio pintado.
A Factor projetou a geometria em torno de um garfo de curso de 110 mm para fornecer um ângulo de tubo de direção de 68,5 graus – não a bicicleta mais íngreme nem a mais frouxa do circuito. Talvez mais polarizadores sejam os ângulos do tubo do selim de 73,5 graus encontrados nos tamanhos médio e grande, uma decisão que enfatiza longos períodos de pedalada sentado e se alinha com o que a Ibis Cycles disse sobre sua nova bicicleta de corrida Exie.
A lista de recursos da Factor Bikes MTB Lando HT repete muito do que Factor Bikes MTB Lando XC oferece. Há o roteamento de cabo integrado opcional através da caixa de direção superdimensionado, o suporte inferior é o mesmo T47 com rosca e há o mesmo grampo de assento exclusivo segurando um canote de 31,6 mm. Da mesma forma, as montagens de gaiola bidon niveladas facilmente perdidas estão lá, assim como a folga para pneus 29×2.4in com espaçamento de roda Boost.
As escoras dobradas prestam homenagem a alguns dos modelos de estrada da Factor e dizem que ajudam na conformidade vertical. O toptub plano e curvo também é reivindicado para melhorar a qualidade do passeio.
Outra inspiração de estrada é vista com o guidão e avanço de uma peça de 760 mm de largura (comprimentos de 60-90 mm disponíveis) da empresa irmã de Factor, Black Inc. garfo para se adequar a este quadro.
Por fim, a Black Inc tem um novo conjunto de rodas de 29 polegadas com um aro sem gancho de largura interna de 27 mm e cubos projetados internamente que rolam em rolamentos CeramicSpeed de fantasia. O peso reivindicado para o rodado é de 1.459 gramas.
A bicicleta completa Lando HT oferece as mesmas especificações de ponta que a versão XC e está listada em $ 7.099 USD / € 6.499 EUR / £ 5.399. Como o Lando XC, o pacote do quadro (US $ 3.299 USD) inclui a barra e a haste de uma peça, o canote e o suporte inferior e a caixa de direção da CeramicSpeed.
Sem dúvida, a Factor não é a primeira nem será a última marca de estrada a entrar no mercado de mountain bike. E como o gravel continua sendo uma das principais categorias de crescimento e entrada para a sujeira para muitas marcas tradicionais, você pode apostar que todos estão assistindo para ver como vai a introdução do Factor.
Factor Bikes MTB: Escrito por Dave Roma
Fonte Factor Bikes MTB: pinkbike
As novidades do mundo da bike você encontra aqui no Bike com muito Bacon, o melhor blog de bicicleta do Brasil.