Drone UCI – As transmissões televisivas e online de competições de ciclismo há muito tempo fascinam os entusiastas do esporte sobre duas rodas.
Com o constante avanço da tecnologia, os fotógrafos e videomakers têm a capacidade de capturar uma variedade crescente de ângulos, sendo os drones peças-chave nessas coberturas.
Priorizando a segurança de todos os envolvidos, a União Ciclística Internacional (UCI) tomou a iniciativa de estabelecer diretrizes mais rigorosas para o uso de drones em suas competições.
A medida principal consiste na imposição de uma distância mínima de cinco metros entre as câmeras em veículos aéreos não tripulados e os competidores. Esta mesma distância mínima também se aplica aos espectadores que acompanham as provas ao vivo no local.
Embora os drones estejam presentes em competições de ciclismo há mais de uma década, sua utilização só foi formalmente regulamentada em 2022. Este movimento de regulamentação ganhou destaque durante a pandemia de Covid-19, período em que a presença de público nos eventos foi restrita.
Drone UCI
Felipe Avelar, organizador de eventos importantes no calendário nacional, especializado na cobertura com drones e conhecido pela transmissão ao vivo da Internacional Chaoyang Estrada Real, expressa uma visão positiva sobre as alterações nas regras de Drone UCI.
Ele enfatiza que a distância mínima de cinco metros é adequada para garantir uma qualidade de imagem satisfatória, e qualquer distância inferior aumenta significativamente o risco de acidentes.
As modificações nas normas regulamentares relativas ao uso de drones em competições de ciclismo entrarão em vigor a partir de janeiro de 2024.
Deseja receber as últimas notícias do universo das bicicletas em primeira mão assim como Drone UCI? Assine o Bicicleta News.