Tiffany Cromwell, Valterri Bottas e organizadores do SBT GRVL iniciam o RADL GRVL como evento piloto em janeiro
Corrida de gravel australiana com bolsa de US$ 10.000 (R$ 32 mil) estreia no Tour Down Under em 2024
Não serão apenas as estradas pavimentadas ao redor da Austrália do Sul que receberão corridas em janeiro com o Tour Down Under , mas também uma nova corrida de cascalho, RADL GRVL, marcada para acontecer.
O evento é co-fundado pela ciclista profissional Tiffany Cromwell (Canyon-SRAM), pelo piloto de F1 Valterri Bottas junto com a GRVL Events, organizadores do SBT GRVL no Colorado e FNLD GRVL na Finlândia. O RADL GRVL acontecerá de 18 a 20 de janeiro, com as pro races, prova piloto para 250 pilotos, prevista para 131,5 km e 1.791 metros de ganho de elevação no dia 19. Há um prêmio de $ 10.000 AUD a ser dividido igualmente entre os três melhores profissionais masculinos e femininos.
“Passei anos correndo profissionalmente, e as estradas não pavimentadas ao redor da minha cidade natal, Adelaide, são a razão pela qual me apaixonei pelo ciclismo de cascalho”, disse Cromwell. “Estou ansioso para trazer o RADL GRVL para a McLaren Vale no Santos Tour Down Em janeiro deste ano e mostrando pilotos de toda a Austrália e de outros lugares, o que torna a pilotagem, o cenário e a hospitalidade no sul da Austrália tão especiais.
A Austrália do Sul tem uma variedade de estradas de cascalho pitorescas para escolher, desde trilhas sinuosas nas colinas de Adelaide até rotas costeiras arenosas e longas trilhas que cortam a floresta.
Depois de um passeio informal em 19 de janeiro, as divisões competitivas da RADL GRVL decolam na sexta-feira pela região de McLaren Vale pelas estradas de cascalho da região vinícola do sul da Austrália, uma rota final ainda a ser confirmada para o evento inaugural. Sábado, um passeio pós-corrida começará no Santos Tour Down Under Village e terminará com uma festa de observação no Willunga Hill para a etapa 5 do Tour Down Under.
A nova prova de gravel foi colocada no calendário para corresponder às corridas Women’s WorldTour e WorldTour. O Santos Tour Down Under acontecerá em Adelaide e na região sul da Austrália, de 12 a 21 de janeiro de 2024, nove dias de corridas de elite para homens e mulheres.
RADL GRVL é o segundo evento em que a GRVL Events fez parceria com a piloto profissional e regular de cascalho do Women’s WorldTour, Cromwell e seu parceiro Bottas. Os dois competiram no SBT GRVL 2022, onde Cromwell venceu a categoria feminina na prova feminina do percurso azul de 100 milhas e Bottas venceu sua categoria de idade no percurso vermelho, 60 milhas.
Juntos, eles lançaram o FNLD GRVL em Lahti, Finlândia, este ano, que apresentou um campo forte, incluindo a vencedora feminina do Unbound Gravel 200, Carolin Schiff, e o segundo colocado, Petr Vakoc, masculino. Cromwell venceu a corrida feminina, enquanto o piloto da Trek-Segafredo, Toms Skujins, venceu a corrida masculina.
“Em junho passado, tive a oportunidade de apresentar à comunidade do ciclismo de cascalho o passeio pela minha cidade natal, Lahti, Finlândia, na FNLD GRVL, e este ano estou animado que Tiffany possa fazer o mesmo em seu quintal no sul da Austrália”, Bottas disse.
“Eu desfrutei de alguns passeios de cascalho memoráveis em torno de Adelaide e McLaren Vale nos últimos anos, então quando surgiu a oportunidade de trazer um evento para a área eu estava totalmente comprometido”.
Os organizadores do RADL GRVL não estão apenas procurando adicionar outra opção de corrida de cascalho para os principais competidores de cascalho, mas também outro local para os pilotos recreativos que migram para o sul da Austrália em janeiro, para que possam sair e explorar a região em suas bicicletas.
As corridas de gravel têm ganhado impulso na Austrália. Ele cresceu a partir dos pequenos eventos locais de décadas atrás e agora inclui duas rodadas da UCI Gravel World Series, um campeonato nacional de gravel que acontece desde 2018, além de uma infinidade de outros eventos, incluindo uma versão de gravel do torneio de longa duração. Corrida de Melbourne a Warrnambool – chamada Dirty Warrny. O Campeonato Mundial de Gravel da UCI também será realizado em Nannup, Austrália Ocidental, em 2026.
O único passeio de alto nível do país há muito tempo tem um forte foco em fornecer passeios, bem como oportunidades de visualização de corridas, com dezenas de pilotos recreativos saindo da vila do evento todas as manhãs e uma subida no estacionamento e contra-relógio em Willunga Hill entre as opções . este ano, bem como o novo evento de gravel.
Via CyclingNews