O aro de bicicleta é um dos itens mais valiosos na hora de escolher uma bike para exercícios ou lazer.
Dessa forma, devemos levar em conta diversos fatores para comprar a bike, sendo que o aro de bicicleta vai interferir no desempenho do pedal.
Assim, no artigo de hoje, vamos conhecer mais sobre esta peça, as opções do mercado e como escolher o seu aro. Confira agora!
Aro de bicicleta
Antes de tudo, quando falamos de bike e desempenho, sempre pensamos em peças como quadro e o aro de bicicleta. Dessa forma, esses itens influenciarão diretamente nas pedaladas e na segurança do ciclista.
Assim, para que uma bike seja confortável, é preciso que o ciclista saiba o tamanho certo da bike para ele. Você encontra essa medida pela sua altura e evita que o ciclista erre na hora de adquirir uma bike.
Significado
Desse modo, o Aro de Bicicleta é um dos itens que compõe as rodas da bike. A medida deste item está localizada em alto relevo na lateral do pneu. Assim, na maioria dos casos, o aro de uma bike é medido em polegadas. Quanto maior a polegada do aro, maior o tamanho da roda e pneu da bike. Um aro 24 tem o tamanho de 24 polegadas.
Escolha do aro de bicicleta
Todavia, levando em consideração o tamanho do aro, devemos ficar atentos a outros fatores que interferem no desempenho do pedal. Assim, deja para encarar single tracks ou pedalar pela cidade, acertar na escolha do par de aros vai fazer toda a diferença para você encarar qualquer desafio na bike.
Por isso, devemos considerar os seguintes detalhes do aro:
- Materiais
- O Aro de Bicicleta em relação ao pneu
- Tamanhos e Modalidades
Materiais
Assim, no mercado hoje em dia, encontramos aros em diferentes materiais, para diferentes bikes e modalidades de ciclismo.
Aro de bicicleta – Aço
A princípio, o aço carbono ganhou o mercado de aros por muitos anos e está presente bikes de entrada. Assim, feito com uma liga de aço carbono e outros metais, esse material é o mais o pesado que os outros aros do mercado e usado na maioria das bikes de aro 26 de baixo custo.
Desse modo, aros de aço carbono são, em sua maioria, feitos com folha simples e em formato quadrado, próprios para uso em bikes com freios V-brake, em que as sapatilhas devem pegar nas laterais do aro.
Cuidados
Por isso, esse tipo de Aro de Bicicleta está presente em bike para passeios em rotas urbanas, mas que também tem bom desempenho em trilha de terra batida bem leves. Por outro lado, tenha em mente que ele é o mais frágil em relação a impactos e peso do ciclista do que outros do mercado. Assim, evite buracos e pedras, mantenha a dieta e fuja da chuva.
Aro de bicicleta – Alumínio
Em seguida, em sua chegada ao mundo das bikes, o alumínio era um material com alto custo para equipar numa bike. Mas, hoje em dia, é possível ter bons aros de bike em alumínio em bicicletas de entrada, tanto nas medidas 26”, 27.5”, 29” e 700c, sem pesar no bolso.
Dessa forma, o aro de alumínio é feito de uma liga específica, às vezes misturada ao aço e outros metais, para dar leveza e muita resistência. Ainda existem aros de alumínio em folha simples, resistentes também, mas nem tanto como os de folha dupla.
Bem como, os formatos deste tipo de aro podem ser ero, em que a base é larga e seu perfil é fino, com uma boa aerodinâmica para cortar o vento e ganhar velocidade. Assim, esse formato serve para freios V-brake, cantilever ou ferraduras, usados nas road bikes e em algumas BMX ou bike trial. Aros de bike em alumínio também podem ter a forma arredondada, sem pistas de freio, neste caso, para freios a disco.
Cuidados
Por isso, o aro de alumínio costuma fazer parte da maioria das modalidades, sendo indicado para passeios longos e trilhas leves, moderadas e pesadas. Assim, o alumínio ainda é muito resistente à corrosão e tem custo relativamente baixo em modelos de entrada, sem perder a segurança e rendimento. Sua manutenção também traz essa característica, servindo desde os usos recreativo e entusiasta ao amador e profissional.
Aro de bicicleta – Fibra de carbono
Em seguida, este é o material dos aficionados pelas bikes ultraleves do mercado. Feito com tramas de minúsculas fibras de carbono misturadas à resina e outras substâncias, o carbono figura sempre nas peças de topo de linha do mundo das bikes.
Assim a fibra é de fácil manipulação durante sua fabricação e pode ter formato aero, arredondado, achatado e também ser totalmente fechado. Além disso, há ainda alguns aros desse tipo que combinam alumínio em suas pistas de freio.
Cuidados
Ainda mais, um Aro de Bicicleta de fibra de carbono é o preferido de ciclistas exigentes e também por profissionais, já que seu peso influencia diretamente a performance. Seu uso pode ocorrer em trilhas moderadas e de alto nível, e em competições nas mountains bikes, ou em treinos e provas nas road bikes.
Do mesmo modo, mesmo resistente, o aro de fibra de carbono pode rachar se bater em alguma coisa com muita força, sendo necessário sua troca. Além disso, seu alto custo também o torna um produto mais procurados por competidores e atletas.
Tamanhos
Dessa maneira, quando falamos de tamanhos de aros, pensamos logo nos tamanhos maiores, destinados a adultos. Você pode ver sobre Bicicleta infantil no nosso outro artigo. Assim, o mais comum de se encontrar no mercado são aros a partir de 26 e chegando até o de 700C. vamos saber mais sobre eles.
Aro de bicicleta 26
A princípio, este é o mais comum nas bikes pelo mundo. O aro 26 é oferece muita agilidade e peso reduzido em comparação com aros maiores e eficiência em diferentes terrenos de cidade e trilha.
Desse modo, o aro 26 é o escolhido por diferentes públicos, estaturas e pesos, seu custo é baixo em grande parte dos modelos disponíveis no mercado, e em qualquer bike shop ou bicicletaria de bairro sempre terá um à sua disposição.
Juntamente com isso, o aro 26 é um dos mais resistentes por seu diâmetro compacto e é o que deixa a bike mais ‘na mão’ pelo seu uso em bikes com a distância entre eixos curta. O ciclista também não terá dificuldades de encontrar esse aro com outros produtos, como pneu, câmara, raios, quadro e suspensão.
Aro 27.5
Em seguida, este aro vem conquistando mais espaço por se aproximar de detalhes de uma bike 29” e com alguns detalhes parecidos com o aro 26.
Assim, por ser mais que o 26”, ele ganha em área de contato com o solo, o que oferece mais tração e estabilidade, ideal para curvas e altas velocidades na terra. Além disso, ele mantém a velocidade com mais facilidade do que numa 26”, fazendo o seu pedal render mais com menos giros de pedivela. A distância entre eixos de uma bike 27.5” é maior do que numa 26”, então ela ainda assim é uma bike bem ágil para trilhas e curvas fechadas.
Aro 29
Um dos aros mais cobiçados nos últimos anos, o aro 29 mostra como o tamanho pode ajudar no pedal.
Assim, uma bike com aro 29 tende a ter arrancadas lentas, por conta do grande diâmetro, mas assim que ela embala, ela mantém alta velocidade. Além disso, com maior área de contato com o chão, que gera maiores estabilidade e aderência ao terreno, ângulo de ataque pequeno frente a um obstáculo, a 29” passa ‘de boa’ em buracos que seriam sofríveis para uma 26”.
Aro 700C
Este modelo é o mais comum em bikes de estrada. Ele é igual ao aro 29, mas com sua largura interna mais estreita. Assim, os pneus de 700C são mais finos.
Por isso, este aro traz pouco peso e uma certa fragilidade, pois são desenvolvidos com a intenção de ganharem velocidade. Aros de bike de perfil para estrada, com exceção das ciclocross, que vão à lama e pedras com a ajuda de pneus largos e com cravos, servem para treinos no asfalto, pela agilidade e leveza. Seja para velocidade, trilha ou passeio o aro 700c é encontrado nas road bikes, triatlo, ciclocross, urbanas e híbridas.
Outros detalhes
Por outro lado, um outro detalhe dos aros são aqueles chamados clincher (com câmara), tubeless (sem câmara) e o tubular.
Assim, quando falamos dos aros com câmara ele tem, em sua parte interna, bordas retas que seguram o pneu com arame quando a câmara está cheia.
Em seguida, os aros sem câmara têm o formato interno com bordas que ‘agarram’ o pneu e o seguram quando ele está cheio de ar e selante. O selante deve ser utilizado em aros tubeless para vedar e proteger o pneu contra furos pequenos. Além, disso, ainda há os aros de bike chamados tubeless ready, que podem ser usados com câmara ou transformados em tubeless com kits específicos para este upgrade.
Por fim, o aro de bicicleta tubular está presente em road bikes, triatlo e pista. Estes aros de bike são próprios para os pneus tubulares, que são fechados, parecendo uma mangueira, e colados nos aros.
Assim, o tubular é típico para provas de velocidade, em que cada milésimo de segundo é crucial para a vitória. Esse modelo é mais fabricado como roda pronta (Aro de Bicicleta, cubo e raios), então se você quiser apenas o Aro de Bicicleta tubular, é valioso pesquisar qual loja que vende o item separado.
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