303 XPLR da Zipp é a roda mais rápida e mais larga de gravel 12

303 XPLR da Zipp é a roda mais rápida e mais larga de gravel

303 XPLR é o novo conjunto de rodas, desenvolvido em parceria com a Goodyear, torna a oferta off-road da Zipp a mais rápida até agora.

Para complementar os novos componentes Red XPLR AXS da SRAM, a Zipp lançou a 303 XPLR, uma nova linha de rodas projetadas especificamente para gravel.

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A marca também se uniu à Goodyear para desenvolver novos pneus de gravel otimizados para essas rodas.

O design do 303 XPLR inclui um aro sem gancho com 54 mm de profundidade, 40 mm de largura externa e uma generosa largura interna de 32 mm.

As rodas são otimizadas para pneus de 40 mm de largura, mas a Zipp afirma que elas superam outros conjuntos de rodas quando usadas com pneus de 38 a 50 mm.

David Morse, gerente de categoria e engenheiro da Zipp, explica que o novo conjunto de rodas premium 303 XPLR SW é “a roda de gravel mais rápida da Zipp, graças ao seu aro extremamente largo e profundo, que se harmoniza perfeitamente com pneus de gravel.”

Zipp 303 XPLR DETALHES

Com o lançamento do novo Red XPLR AXS pela SRAM, a Zipp introduziu duas versões das rodas 303 XPLR: o modelo topo de linha 303 XPLR SW e a versão mais acessível 303 XPLR S (similar aos conjuntos de rodas 303 Firecrest e 303S para estrada).

Os aros são inovadores para um conjunto de rodas de gravel, sendo muito mais largos do que as larguras típicas. A Zipp afirma que essas dimensões foram determinadas após analisar qual seria o pneu ideal para gravel, ajustando as rodas para alcançar o desempenho aerodinâmico e a “dinâmica de pilotagem” ideais.

Embora ambos os modelos tenham as mesmas dimensões, o 303 XPLR SW se destaca pelo acabamento ondulado característico da Zipp no aro.

Esse design, segundo a marca, cria um fluxo de ar turbulento em um ponto anterior ao longo da superfície, fazendo com que o fluxo mais energético se mantenha próximo ao aro por mais tempo, resultando em um melhor desempenho aerodinâmico.

A montagem é finalizada com raios Sapim CX-Ray, combinados com o cubo ZR1 da Zipp, que possui seis linguetas, vedação reforçada e um engate de 66 pontos, proporcionando um ângulo de engate rápido de 5,45 graus.

A 303 XPLR S utiliza um aro liso e sem marcações, compatível com o cubo 76/176 da Zipp.

O 76/176 é o cubo de entrada da Zipp, conhecido por seus rolamentos e vedações duráveis. O cubo livre, baseado em linguetas, possui 36 pontos de engate, resultando em um ângulo de engate de 10 graus.

Ambos os conjuntos de rodas têm uma classificação de pressão máxima de pneu de 50 psi / 3,45 BAR, vêm com garantia vitalícia da Zipp, e têm um limite de peso (ciclista e bicicleta) de 130 kg / 286 lb.

O peso do 303 XPLR SW é de 1.496 g, enquanto o 303 XPLR S pesa 1.610 g (ambos equipados com corpo de roda livre XDR).

ZIPP XPLR S

O Zipp 303 XPLR S é uma grande melhoria para ciclistas de cascalho sem um preço elevado. Este conjunto de rodas incorpora inovações importantes do nosso modelo premium de rodas largas para cascalho, oferecendo uma opção acessível e robusta para ciclistas exigentes.

Este conjunto de rodas é o mais rápido no cascalho, graças ao seu aro mega largo que se integra perfeitamente com pneus de corrida de cascalho aprovados.

No cascalho, a resistência e as vibrações das superfícies irregulares criam obstáculos que desaceleram os ciclistas. Para superar esses desafios, a Zipp aplicou o conceito de Eficiência Total do Sistema especificamente para o cascalho.

O perfil largo do aro aumenta o volume de ar, permitindo pressões de pneus mais baixas sem comprometer a estabilidade. Isso significa que você reduz as vibrações da superfície enquanto mantém a aderência nas curvas e a tração nas subidas.

O design do aro também garante uma transição perfeita com os pneus de cascalho, proporcionando uma eficiência aerodinâmica incomparável. E embora o 303 XPLR S seja construído para ser robusto, ele ainda é leve, garantindo velocidade e conforto para longas pedaladas. O Zipp 303 XPLR S é compatível apenas com pneus aprovados.

Características

  • Roda de cascalho rápida e robusta, com perfil de aro sem câmara e sem gancho
  • Perfil interno ultralargo para menor resistência ao rolamento, capacidade de operar em pressões abaixo de 30 psi (2,1 bares)
  • Perfil largo e profundo integra-se perfeitamente com pneus de cascalho para aumentar a eficiência aerodinâmica
  • Aplica a eficiência total do sistema Zipp ao gravel de alto desempenho
  • Cubos DB 76 / 176 com interface de travamento central XDR ou corpos de driver SRAM/Shimano
  • Enviado com tampas dianteiras e traseiras de 12 mm
  • Pressão máxima do pneu 50 psi/3,45 bar
  • Garantia vitalícia
  • *303 XPLR S É COMPATÍVEL SOMENTE COM PNEUS APROVADOS. O Goodyear XPLR Slick e o Goodyear XPLR Inter são projetados e otimizados especificamente para o 303 XPLR S.

Especificações

Tamanho (rodas)700c
Construção de aroCarbono – Sem gancho
Compatibilidade de pneusSomente pneus sem câmara
Profundidade da borda54mm
Compatibilidade de freioDisco (bloqueio central)
Aro – largura interna32mm
Perfil do aroSimétrico
Acabamento da janteFibra UD, decalques adesivos
Eixo176D, 76D
Tipo de corpo do motoristan/d, SRAM XDR, SRAM/Shimano Road
Pressão máxima dos pneus50 psi/3,45 bar
Peso máximo recomendado do sistema286 libras/130 kg
Comprimento do raio DSn / D
Comprimento do raio NDSn / D
Peso (g)1610
Peso com base emPeso mais leve estimado para configuração de rodado: 12 mm através de eixos e corpo XDR. Fita e válvula incluídas no peso.

ZIPP XPLR SW

O Zipp 303 XPLR SW é robusto o suficiente para enfrentar seus maiores desafios no cascalho. Quão robusto? Este conjunto de rodas é o mais rápido para cascalho, graças ao seu aro extremamente largo que se integra perfeitamente com pneus de corrida de cascalho aprovados.

Ao contrário da maioria das rodas de cascalho, que são adaptações de modelos de estrada com foco em rigidez e leveza, a Zipp segue uma abordagem diferente. No cascalho, a resistência e as vibrações das superfícies irregulares são obstáculos que desaceleram os ciclistas.

Para enfrentar esses desafios, a Zipp aplicou o conceito de Eficiência Total do Sistema especificamente para o cascalho.

O perfil largo do aro aumenta o volume de ar, permitindo pressões de pneus mais baixas sem comprometer a estabilidade. Isso significa que você pode suavizar as vibrações da superfície enquanto mantém a aderência nas curvas e a tração nas subidas.

Além disso, o design do aro cria uma transição perfeita com os pneus de cascalho, proporcionando uma eficiência aerodinâmica incomparável. Embora o 303 XPLR SW seja construído para ser grande, ele ainda é leve, mantendo você rápido e confortável em longas pedaladas. O Zipp 303 XPLR SW é compatível apenas com pneus aprovados.

Características

  • A roda de corrida mais rápida em cascalho, apresenta perfil de aro sem câmara e sem gancho
  • Perfil interno ultralargo para menor resistência ao rolamento, capacidade de operar em pressões abaixo de 30 psi (2,1 bares)
  • Perfil largo e profundo integra-se perfeitamente com pneus de cascalho para aumentar a eficiência aerodinâmica
  • Aplica a eficiência do Sistema Total da Zipp ao cascalho de alto desempenho
  • Pressão máxima do pneu 50 psi/3,45 bar
  • O cubo ZR1 DB foi projetado na Alemanha com melhor design de vedação para maior durabilidade e resposta mais rápida com 66 pontos de engate
  • Interface de rotor de travamento central. O anel de travamento está incluso com as rodas.
  • Corpos de driver XDR ou SRAM/Shimano
  • Corpo do driver Campagnolo N3W vendido separadamente
  • Enviado com tampas dianteiras e traseiras de 12 mm
  • Garantia vitalícia
  • *303 XPLR SW É COMPATÍVEL SOMENTE COM PNEUS APROVADOS. O Goodyear XPLR Slick e o Goodyear XPLR Inter são projetados e otimizados especificamente para o 303 XPLR SW.

Preços do Zipp 303 XPLR

ZIPP XPLR S

Roda Zipp 303 XPLR S Carbon traseiraR$ 7.149,00

Roda Zipp 303 XPLR S Carbon dianteiroR$ 6.199,00

ZIPP XPLR SW

Roda Zipp 303 XPLR SW Carbon traseiraR$ 10.449,00

Roda Zipp 303 XPLR SW Carbon dianteiraR$ 9.499,00

As rodas vêm acompanhadas de cubo livre SRAM XDR ou Shimano, fita e válvulas para tubeless, tampas de extremidade de 12 mm e anéis de travamento para o rotor de disco.

Você pode comprar ela direto no site da ZIPP BRASIL.

GARANTIA VITALÍCIA

As rodas, guidões, mesas e canotes de selim da Zipp possuem garantia vitalícia para defeitos de fabricação durante o uso. Essa garantia não é transferível e exige a apresentação do comprovante de compra.

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Como nos expandimos tanto?

Durante a pesquisa para o desenvolvimento das novas rodas, a Zipp afirma que sua equipe de engenharia analisou o cenário atual das rodas e pneus de gravel e identificou quatro problemas principais.

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1 – A aerodinâmica das rodas é comprometida por incompatibilidades entre as larguras dos aros e dos pneus.

A Zipp descobriu que as larguras típicas de pneus para corridas de gravel variam de 38 a 50 mm para diferentes tipos de piso, enquanto os designs atuais de rodas líderes no mercado têm larguras externas de aro entre 28 e 30 mm.

A marca aponta que essa discrepância cria uma incompatibilidade entre o formato do aro e o pneu, problema que se acentua com pneus de gravel maiores que 40 mm, que estão se tornando cada vez mais populares.

A análise detalhada da Zipp sobre o evento Unbound, um dos maiores do mundo em corridas de gravel, revelou que as velocidades médias aumentaram ao longo dos anos. Em 2006, a média era de cerca de 25 km/h, enquanto em 2024, essa média superou os 30 km/h.

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Com base nessas informações, a Zipp identificou que os ganhos aerodinâmicos estão se tornando cada vez mais importantes, além de conforto e controle.

A marca afirma que a profundidade de 54 mm do aro, combinada com a largura aumentada, proporciona o formato ideal para um pneu de 40 mm.

Segundo os testes realizados pela Zipp, a combinação do novo aro 303 XPLR com o pneu de 40 mm desenvolvido em parceria com a Goodyear oferece uma vantagem aerodinâmica de 5 watts em relação a um concorrente líder.

2 – A pressão dos pneus para terrenos de gravel prejudica o controle da bicicleta quando usada em aros estreitos.

A pesquisa da Zipp revela que pressões de pneus mais baixas (ideais) aumentam significativamente a velocidade em terrenos de gravel.

O problema com os conjuntos de rodas de gravel atuais é que a base mais estreita do pneu faz com que ele se deforme nas curvas, prejudicando a aderência e o controle.

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A ampla área de contato do 303 XPLR melhora a estabilidade do pneu, reduzindo a oscilação nas curvas.

Além disso, a Zipp afirma que outros benefícios incluem menores perdas por vibração (pois o pneu adere melhor à superfície, em vez de saltar sobre ela), manuseio mais previsível e tração contínua em subidas.

3 – Os designs atuais dos aros comprometem a durabilidade e a confiabilidade dos pneus.

A Zipp afirma que quando ciclistas de gravel optam por pneus de maior volume e os montam em aros mais estreitos do que o ideal, a probabilidade de furos e rasgos aumenta, especialmente se o pneu se deformar sob carga em superfícies mais ásperas.

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A marca destaca que o design do aro 303 XPLR contribui para reduzir o risco de furos por impacto, graças ao formato “adequado” do pneu e à borda do aro, que é 77% mais espessa do que a do modelo 303 Firecrest.

Os designs atuais dos aros comprometem a durabilidade e a confiabilidade dos pneus.

4 – Os designs atuais dos aros comprometem a durabilidade e a confiabilidade dos pneus.

Com as combinações atuais de aros e pneus, a Zipp descobriu que os ciclistas precisavam utilizar pressões de pneus mais altas do que as ideais.

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Esse aumento na pressão resulta em mais vibrações, o que não só compromete o controle, mas também aumenta a fadiga, pois o ciclista precisa se esforçar mais para manter a velocidade da corrida.

A pesquisa da Zipp incluiu a análise do desempenho dos ciclistas da marca em Paris Roubaix, onde foi constatado que os atletas das equipes patrocinadas gastaram mais que o dobro de watts no exigente setor da Floresta de Arenberg em comparação ao velódromo de concreto em Roubaix, no final da prova.

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A Zipp afirma que, ao simplesmente manter a velocidade em terrenos de gravel, você pode acabar perdendo até 100 watts apenas devido às vibrações.

Compatibilidade com pneus

Conformidade e Compatibilidade dos Pneus

O design do aro segue o padrão ISO 622×32 TSS. A Zipp recomenda o uso de pneus com tamanhos entre 40 e 60 mm, o que é 18 mm abaixo do limite inferior recomendado pela ETRTO e 24 mm abaixo do limite superior estabelecido pela organização (58-84 mm).

É importante destacar que a Zipp faz parte do grupo de trabalho da indústria que avalia esses padrões.

Quando questionada sobre seus métodos, a Zipp informou que testa os pneus em seus aros “separadamente” usando seus próprios protocolos internos, aplicando uma pressão 150% acima do limite inferior declarado para o sistema roda-pneu.

Depois disso, a Zipp solicita que as marcas de pneus realizem seus próprios testes seguindo seus próprios protocolos.

Se os resultados dos testes estiverem de acordo, tanto a Zipp quanto a marca do pneu consideram o conjunto seguro, e o pneu é incluído na lista de compatibilidade online da Zipp.

No momento da redação deste artigo, a lista incluía a série Goodyear XPLR (mais detalhes a seguir), Zipp G40 e todos os modelos Schwalbe G-One (com 40 mm ou mais de largura).

A Zipp afirma que mais pneus de outras marcas deverão ser aprovados e adicionados à lista ao longo do tempo.

ZIPP é importada pela PROPARTS

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