Aerosensor é o Sistema de Ciclismo Aerodinâmico Aerosensor promete medições de arrasto em tempo real inspiradas na tecnologia da Fórmula 1
Novo sistema alega ser capaz de medir o CdA com repetibilidade de +/- 1,5 por cento na estrada.
A Aerosensor lançou o seu Sistema de Ciclismo Aerodinâmico (ACS), um conjunto de produtos destinado a permitir que ciclistas individuais meçam o seu arrasto aerodinâmico em tempo real, na estrada ou na pista.
O Aerosensor ACS é composto por três dispositivos: o Aerosensor, o Aerobody e o Aerodrome.
O Aerosensor é uma sonda montada no guiador projetada para medir a velocidade e o ângulo do vento com precisão de +/- 0,1 por cento.
Quando esses dados são combinados com dados de potência e dados de resistência ao rolamento dos pneus, a sonda Aerosensor pode calcular o coeficiente de arrasto aerodinâmico (CdA) em tempo real de um ciclista e exibi-lo em um computador de bicicleta Garmin Edge por meio do aplicativo Aerosensor Garmin Connect IQ.
Isso proporciona aos ciclistas uma valiosa informação para otimizar a sua eficiência aerodinâmica durante o percurso, permitindo-lhes fazer ajustes em tempo real para melhorar o seu desempenho.
O Aerobody é um dispositivo montado no avanço do guidão que utiliza lasers para medir a posição do corpo do ciclista, garantindo que uma posição consistente seja mantida durante os testes ou pedaladas.
Por fim, o Aerodrome é um disparador de voltas sem fio projetado para rastrear os tempos de volta com “precisão de milissegundos”.
Esse dispositivo proporciona uma análise extremamente precisa do desempenho do ciclista, permitindo o acompanhamento minucioso do tempo de volta em treinos ou competições, contribuindo para um aprimoramento contínuo do desempenho.
A Aerosensor afirma que o Sistema de Ciclismo Aerodinâmico pode ser utilizado na estrada para determinar diferenças no CdA de “aproximadamente +/- 1,5 por cento”, ou em uma pista de velódromo com uma precisão de +/- 0,5 por cento.
Isso significa que os ciclistas podem obter medições altamente precisas do seu arrasto aerodinâmico em diferentes condições, seja em treinamentos na estrada ou competições em uma pista de velódromo.
Essa versatilidade proporciona aos atletas informações valiosas para otimizar seu desempenho e fazer ajustes específicos de aerodinâmica de acordo com o ambiente em que estão competindo.
Aerosensor
O próprio Aerosensor é o núcleo do Sistema de Ciclismo Aerodinâmico.
Ele mede a velocidade do vento, o ângulo do vento e a altitude, e combina esses dados com informações de um sensor de velocidade e um medidor de potência para calcular o CdA em tempo real.
Essa integração de múltiplos dados é essencial para fornecer aos ciclistas uma visão precisa e em tempo real de sua eficiência aerodinâmica, permitindo-lhes ajustar sua postura e estratégia de pedalada para melhorar o desempenho e a aerodinâmica enquanto estão na estrada ou na pista.
Essa figura é então transmitida para um computador de bicicleta Garmin Edge por meio de ANT+, onde pode ser exibida em tempo real ou registrada no arquivo FIT do passeio.
Atualmente, o Aerosensor é compatível apenas com os computadores de bicicleta Garmin Edge. Ele pode ser montado no guidão usando um suporte no estilo GoPro.
Essa integração com dispositivos Garmin Edge oferece aos ciclistas a conveniência de monitorar sua eficiência aerodinâmica de forma contínua durante o percurso, além de possibilitar o registro dos dados para análises posteriores.
Vale ressaltar que o suporte no estilo GoPro facilita a instalação e o uso do Aerosensor, tornando-o uma ferramenta acessível e valiosa para ciclistas que buscam aprimorar sua aerodinâmica.
Desenvolvido pelo ex-aerodinamicista da Fórmula 1, Dr. Barney Garrood, o Aerosensor utiliza um design de sonda patenteado, que, segundo a empresa, fornece dados sólidos em ângulos de vento de até 50 graus de deriva.
Isso possibilita uma “repetibilidade incomparável em praticamente todas as condições de vento”, de acordo com a Aerosensor.
Esse último ponto é crucial, visto que outros produtos existentes no mercado, como o Noti Konect ou o Velocomp Aeropod, geralmente exigem que você realize testes em dias sem vento para obter resultados satisfatórios.
O Aerosensor se destaca ao oferecer confiabilidade e precisão mesmo em condições de vento desafiadoras, o que é um avanço significativo para ciclistas que desejam medir sua aerodinâmica de maneira consistente e eficaz, independentemente das condições climáticas.
Segundo o Dr. Garrood, dados de resistência ao rolamento dos pneus podem ser obtidos de fontes independentes para permitir que o Aerosensor leve em consideração essa variável.
Quando a resistência ao rolamento do mundo real não pode ser calculada com precisão, o Dr. Garrood afirma que assumir um valor fixo aproximado não afetaria a repetibilidade dos resultados dos testes.
O Aerosensor está disponível por £850.
Esta abordagem flexível do Aerosensor em relação à resistência ao rolamento dos pneus é notável, pois permite que os ciclistas obtenham medições úteis de aerodinâmica mesmo em situações em que a resistência ao rolamento específica dos pneus não é conhecida com precisão.
Isso torna o dispositivo acessível e prático para um amplo público de ciclistas interessados em aprimorar seu desempenho aerodinâmico.
Aerobody
Ao realizar testes comparativos de posições corporais ou equipamentos, manter uma posição consistente na bicicleta é crucial para obter resultados precisos.
Isso ocorre porque quaisquer diferenças devido a mudanças na posição corporal são susceptíveis de ser mais significativas do que aquelas encontradas entre dois equipamentos diferentes, como conjuntos de rodas ou capacetes aerodinâmicos.
Da mesma forma, uma vez que você tenha encontrado uma posição de pilotagem aerodinâmica, é importante saber se essa posição pode ser mantida efetivamente durante o pedal e quando estiver cansado.
Em resposta a essa necessidade, a Aerosensor desenvolveu o Aerobody.
O Aerobody é montado no avanço do guidão da bicicleta, de forma semelhante a um suporte de computador de bicicleta, e utiliza sensores ópticos para medir a posição da sua cabeça, tronco e abdômen.
Se a sua posição corporal se afastar do ponto de partida previamente determinado durante o pedal, o Aerobody o notificará por meio do aplicativo Aerosensor Garmin Connect IQ.
Essa notificação em tempo real é extremamente útil, pois ajuda os ciclistas a manter uma posição aerodinâmica consistente, otimizando assim sua eficiência e desempenho durante o percurso. O Aerobody atua como um aliado valioso para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de pilotagem e maximizar sua aerodinâmica.
De acordo com a Aerosensor, o Aerobody é capaz de detectar mudanças na posição de 1 mm.
Os dados de posição corporal também são registrados no arquivo FIT do passeio, possibilitando a comparação com os dados de arrasto aerodinâmico após o pedal.
O Aerobody está disponível por £365.
Essa capacidade do Aerobody de detectar variações na posição corporal com uma precisão de 1 mm é notável, pois permite uma análise extremamente detalhada da aerodinâmica e do desempenho do ciclista.
Além disso, o registro dos dados de posição corporal possibilita uma avaliação minuciosa após o passeio, ajudando os ciclistas a identificar áreas para melhoria em sua busca por uma eficiência aerodinâmica aprimorada.
O Aerobody é uma ferramenta valiosa para aqueles que buscam alcançar o melhor desempenho possível em suas pedaladas.
Aerodrome
De acordo com a Aerosensor, possuir dados precisos de voltas pode “melhorar significativamente” a precisão e a repetibilidade dos dados de teste aerodinâmico.
O Aerodrome utiliza um interruptor de fita – um interruptor sensível à pressão que é acionado quando passado por cima – com uma precisão declarada de “sub-milissegundos”.
Esses dados são então transmitidos sem fio para o Aerosensor, que por sua vez os envia para o aplicativo Aerosensor Garmin Connect IQ, juntamente com os dados aerodinâmicos, onde podem ser fornecidas médias de CdA baseadas em voltas.
Essa integração do Aerodrome com o Aerosensor e o aplicativo Garmin Connect IQ oferece aos ciclistas uma maneira eficaz de analisar e melhorar sua aerodinâmica em um nível de voltas, o que pode ser fundamental para competições e treinamentos focados na melhoria do desempenho.
É uma ferramenta valiosa para ciclistas que desejam otimizar sua estratégia aerodinâmica em um nível mais granular.
De acordo com a Aerosensor, o Aerodrome pode ser utilizado tanto na pista quanto na estrada.
O Aerodrome tem um custo de £525.
Essa versatilidade do Aerodrome em ser aplicado tanto em ambientes de pista quanto em cenários de estrada oferece aos ciclistas a flexibilidade de monitorar e aprimorar sua eficiência aerodinâmica em uma variedade de situações. Com um preço acessível, torna-se uma opção atraente para aqueles que desejam melhorar seu desempenho aerodinâmico em diferentes contextos de pedalada.
Detalhes e Preços do Sistema de Ciclismo Aerodinâmico Aerosensor
Segundo o Dr. Garrood, uma das principais vantagens do Aerosensor ACS é a sua relativa facilidade de uso. Alega-se que um ciclista pode começar a usar o Aerosensor em até 10 minutos após desembalá-lo.
O Dr. Garrood afirma que o dispositivo é capaz de se autocalibrar automaticamente durante o pedal, o que elimina a necessidade de realizar um protocolo de calibração específico antes dos testes, como é exigido por alguns dispositivos concorrentes.
O Aerosensor ACS pode ser adquirido diretamente da Aerosensor, seja como componentes individuais ou como parte de três pacotes de sistema diferentes:
- Pacote Completo Aerosensor ACS: Aerosensor, Aerobody e Aerodrome – £1.480,00
- Pacote de Corpo Aerosensor ACS: Aerosensor e Aerobody – £1.035,00
- Pacote de Pista Aerosensor ACS: Aerosensor e Aerodrome – £1.170,00
Essa facilidade de uso e a capacidade de autocalibração do Aerosensor ACS tornam-no uma escolha conveniente e eficaz para ciclistas que desejam medir e melhorar sua aerodinâmica de maneira rápida e precisa.
Com várias opções de pacotes, os ciclistas podem escolher a configuração que melhor atenda às suas necessidades e objetivos específicos.
Bike com muito Bacon não está tão aero como gostaria…