A bicicleta do Paris-Roubaix 2022, que aconteceu o dia 17/04, usada por Dylan van Baarle foi a Pinarello Dogma F. Pneus sem câmara novamente conquistaram a vitória no velódromo de Roubaix.
Foi a primeira vez para a Ineos Grenadiers, mas não a primeira para pneus sem câmara, quando Dylan van Baarle cruzou a linha de chegada do histórico velódromo de Roubaix para vencer na Paris-Roubaix 2022.
Van Baarle correu com a Pinarello Dogma F com algumas modificações para a corrida mais difícil do ano, incluindo o que parece ser uma fita dupla no guidão drop e pneus de 30 mm.
Como o vencedor de 2021, van Baarle usou os relativamente novos pneus sem câmara Grand Prix 5000S TR da Continental.
A bicicleta do Paris-Roubaix 2022 e seus detalhes
Ao contrário de grande parte do pelotão WorldTour que é patrocinado pela Shimano, van Baarle é um dos poucos pilotos em um grupo 9250 Dura-Ace completo, incluindo as manivelas do medidor de potência. Ele montou uma combinação de coroa 54/40 para a corrida plana.
Notavelmente, as rodas de eixo passante da van Baarle têm alavancas em vez da opção de chave Allen embutida usada por muitos fabricantes.
A Pinarello Dogma F Disc de Dylan van Baarle é uma das atuais bicicletas de corrida que incluem modelagem aerodinâmica sem ser deixada de lado como uma bicicleta aerodinâmica dedicada.
O canote Dogma F é semelhante ao quadro, em que a aerodinâmica é certamente considerada, mas não substitui completamente a qualidade do passeio.
A Shimano reformulou suas rodas Dura-Ace com o lançamento do grupo 9150 de 12 velocidades para torná-las internamente mais largas. Van Baarle correu com pneus sem câmara Continental Grand Prix 5000S TR na largura de 30 mm, o padrão de fato para o pelotão em Paris-Roubaix.
Van Baarle é um dos poucos ciclista no WorldTour com pedivela de 12 velocidades com medidor de potência da Shimano. Devido à falta de disponibilidade, a maioria dos outros está usando a pedivela de 11 velocidades com o grupo 9250.
O pneu de van Baarle vazou um pouquinho de selante chacoalhando sobre os paralelepípedos, ou é outra coisa? No caos de Paris-Roubaix, muitas vezes é muito difícil dizer.
Van Baarle tem o que parece ser fita extra no guidão drop. O guidão MOST têm uma modelagem aerodinâmica na extremidade frontal, que concentra em vez de dispersar a pressão nas palmas das mãos.
Van Baarle usou os shifters de sprint da Shimano embutidos na fita.
A Pinarello fabrica uma ampla gama de guidões e avanços em seu cockpit MOST integrado que vem no Dogma F. Notavelmente, todas as 16 configurações estão disponíveis para os consumidores. Algumas marcas têm uma oferta muito mais limitada guidões/avanços integradas.
Você pode comprar a bicicleta, mas não pode comprar o seu caminho para Paris-Roubaix.
O último grupo da Shimano agora combina com SRAM e Campagnolo em ter 12 engrenagens.
Gaiolas de garrafa apertadas – Elite Leggero Carbon, neste caso – são cruciais para Paris-Roubaix.
A frente do cockpit de van Baarle parece ter uma única camada de fita adesiva nos topos.
Axle levers não são comuns em bicicletas de corrida profissional. Para ciclistas comuns, ter uma alavanca embutida faz mais sentido do que um design de chave Allen que exige que você desenterre uma ferramenta separada.
Como muitas equipes, a Ineos optou por uma montagem direta em vez do suporte de câmbio.
A faixa 54/40 é cada vez mais comum para uso diário para profissionais, em parte porque as opções de cassete 11-30 e 11-34 ajudam a fornecer uma ampla faixa. A Ineos usa suportes de ímã K-Edge para os medidores de potência Shimano que se prendem ao suporte do câmbio, em vez de colar um ímã no quadro.
Fonte: VeloNews
Texto por: Ben Delaney
Fotos por: Brecht Decaluwé e James Startt
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