A bicicleta infantil pode ser uma grande diversão para as crianças e a porta de entrada ao mundo de duas rodas.
Dessa maneira, as marcas investem em modelos para as crianças, adequados ao tamanho e também mais simples para um pedal de fim de semana.
Por isso, neste artigo, vamos conhecer mais sobre essas bikes, os diversos modelos do mercado e como este produto é uma grande diversão para as crianças. Confira!
Bike infantil
A princípio, a bicicleta infantil é uma grande diversão para aquelas crianças que já estão maiores e com interesses novos. Dessa maneira, a bike é um produto que vai distrair a criançada no fim de semana e é uma ótima atividade para exercício físico.
Atualmente, existem modelos de bike infantil no mercado para cada idade e peso da criança, desde as bikes de equilíbrio, usadas a partir dos 18 meses, até as bikes de aro 24, indicadas para crianças entre 9 e 12 anos.
Dessa forma, ao escolher a bike, alguns fatores devem ser levados em conta para que o modelo seja adequado para a criança.
Tamanho da bicicleta infantil
Assim, para considerarmos o tamanho da bicicleta infantil , devemos levar em conta a idade, peso e altura da criança. Desse modo, o tipo e tamanho da bike adequados garantem segurança a criança, que deve subir e descer da bike com tranquilidade. Além disso, a criança deve ter fácil acesso aos controles e comandos da bike, como os freios, por exemplo.
Por isso, o tamanho de cada parte da bicicleta infantil ocorre de acordo com o diâmetro do aro em polegadas. Para isso, leva-se em consideração, além da idade, o peso e a altura da criança, além da altura do cavalo.
Cavalo
Assim, a altura do cavalo é a base de um cálculo para chegar na altura dieal da bicicleta infantil. Dessa forma, para este cálculo, é preciso posicionar a criança em pé, descalça e com as costas e calcanhares encostados em uma parede, mantendo os joelhos retos. Em seguida, após posicionar a criança de forma correta, pegue uma régua e encoste-a entre as duas pernas para demarcar a posição.
Depois, usando uma trena ou fita métrica, meça a distância entre a parte de cima da régua e o chão. Assim, a altura do cavalo é a distância das solas dos pés até a região que vai ser apoiada no selim.
Bicicleta de equilíbrio
Em seguida, uma das primeiras bikes a serem usadas pelas crianças é a bike de equilíbrio. Assim, este modelo deixa as crianças mais confortáveis, para que elas já possam colocar os pés no chão. Ela pode ser usada a partir dos 18 meses de vida.
Dessa forma, nesse modelo, as crianças aprendem a se equilibrar, virar e manobrar de forma intuitiva, com menos medo de cair. Assim, a maioria das bicicleta infantis de equilíbrio contam com limitador de giro no guidão, evitando que o guidão dê uma volta completa e danifique o freio, trazendo maior segurança para as crianças.
Modelos
Em seguida, depois de conhecermos a bike de equilibro, partimos para a ideia de uma criança mais crescida e que entende mais sobre as bikes. Assim, os pequenos já podem começar a usar as bikes com aros. Vamos conhecer os modelos.
Bicicleta infantil aro 12
A princípio, a bike infantil de aro 12 é indicada para crianças com idade entre 2 anos e 3 anos meio ou que pesem até 21kg. Assim, no caso das bikes de aro 12, a altura da criança deve ser de, no máximo, um metro. Esse é o menor aro para bikes infantis.
Dessa forma, esses modelos geralmente contam com rodinhas laterais e limitador de giro no guidão, para manter as crianças mais seguras e ajudar no equilíbrio. Além disso, elas também trazem um design mais atrativo, que pode incluir cestas, buzinas e faróis.
Bicicleta Aro 14
Em seguida, no modelo de aro 14, ela é indicada para crianças de 4 anos e suporta um peso máximo de 25 kg. Assim, a altura ideal para que a criança utilize essa bike de forma confortável é de até 1,10m. Ela também costuma acompanhar rodinhas laterais para auxiliar no equilíbrio, no aprendizado e na confiança das crianças.
As marcas, no geral, costumam fabricar esses modelos com estrutura de aço resistente, por exemplo, garantindo uma maior duração e qualidade do produto.
Bike aro 16
Desse mesmo modo, a bike de aro 16 é indicada para crianças entre 5 e 6 anos, com altura máxima de 1,20m, suportando até 30kg. Assim, esses modelos de bicicleta infantil começam a ganhar características presentes em bicicletas maiores, como estrutura de alumínio e pneus com câmara de ar.
Por isso, como nem todas as crianças se adaptam rápido a bikes sem rodinhas, também é possível encontrar modelos com esse acessório para ajudar os pequenos a se equilibrar e manter a segurança.
Bicicleta aro 20
Todavia, a bike de aro 20 é ideal para crianças que já têm uma noção melhor para pedalar, podendo ser usadas por crianças a partir dos 7 anos, com altura máxima de 1,45m. Seu peso indicado é de até 45kg.
Assim, este já é um modelo que traz qualidades parecidas com as bikes de adultos. Algumas, por exemplo, contam com marchas de até 18 velocidades.
Bike aro 24
Por outro lado, a bicicleta infantil de aro 24 ainda se encaixa na categoria de bike para as crianças, mas já é quase um modelo para adultos. Assim, ela é indicada para crianças entre 9 e 12 anos que tenham altura de até 1,50m.
Por isso, as bikes nesse tamanho de aro já começam a apresentar ainda mais características diversas, como diferentes tipos de freios, materiais mais resistentes, como aço e alumínio, marchas com até 21 velocidades e suspensão dianteira.
Itens
Por outro lado, por mais que pensamos nas diversas formas das bikes, devemos levar em conta os seus principais itens. Assim, para que o pedal seja confortável, você não deve hesitar em mudar algumas coisas, como o selim ou o guidão.
Nesse sentido, vamos entender melhor cada item na bike infantil.
Altura do guidão
Por isso, a altura do guidão deve ser ideal e que fique próximo à altura dos ombros. Contudo, um guidão muito alto ou muito baixo dificulta o controle da bicicleta infantil, além de tornar as pedaladas desconfortáveis, já que as crianças não estarão em uma postura correta.
Dessa forma, a altura do guidão deve estar relacionada a altura do banco. Assim, nos modelos de bike infantil em que é possível mexer na altura do banco, é valioso verificar se o guidão continua em uma altura confortável para a criança.
Manoplas do guidão
Já as manoplas do guidão são acessórios muito valiosos para ajudar na aderência das mãos das crianças, tornando as bicicletas infantis mais seguras e trazendo mais confiança para os pequenos.
Por isso, opte sempre por manoplas mais macias e de diâmetro pequeno, que caibam de forma confortável nas mãos das crianças e as ajude a manter uma pegada mais firme enquanto pedalam.
Selim
Assim, o banco da bike precisa estar adequado ao tamanho do veículo e ao peso da criança. Por isso, os mais indicados são os bancos feitos com materiais mais confortáveis, leves e resistentes.
Dessa forma, um selim de qualidade ajuda a criança a ter mais segurança na hora de pedalar, já que o objetivo desse produto é sustentar grande parte do peso do ciclista.
Marcha
Em seguida, uma bike com várias marchas é uma vantagem para ciclista mais experientes, mas para as crianças não há tanta necessidade, além de deixar a bike infantil mais pesada. Assim, o mais valioso para os pequenos que estão começando a pedalar é aprender a se equilibrar e a ganhar confiança na atividade.
Por isso, caso decida optar por uma bicicleta com marcha, prefira a de acionamento giratório, porque é mais simples e intuitivo para crianças. E lembre-se de verificar se o acionamento é fácil e não exige força.
Freio
Todavia, os freios vão aumentando conforme as crianças vão ganhando habilidades de condução nas bikes infantis. As bikes de equilíbrio, por exemplo, não contam com freios, já que as crianças controlam tudo com os pés. Já alguns modelos iniciantes trazem o freio contrapedal, que funciona ao pedalar para trás.
Correntes
Dessa forma, as correntes funcionam movendo a energia das pedaladas para as rodas, sendo uma das partes mais valiosas das bikes infantis. Assim, uma corrente de qualidade garante pedaladas mais seguras e evita possíveis acidentes.
Acessórios
Por fim, os acessórios das bikes também devem estar de acordo com o tamanho da criança. Para um pedal de seguranças, as bikes devem ter rodinhas, garrafinha e buzina. Além disso, as crianças devem usar o capacete toda vez que fora pedalar.
Por outro lado, a rodinha é uma boa opção para crianças que já são muito grandes para as bicicletas de equilíbrio, ou que precisam de um tempo maior para ganhar confiança.
Assim, tenha tudo sob controle e bom pedal!
Gostou do artigo? Confira mais em no blog do Bike com muito Bacon.