novo Ultegra Di2 R8100

O novo Ultegra Di2 R8100, grupo eletrônico da Shimano, oferece desempenho Dura-Ace por menos preço.

O novo Ultegra Di2 R8100 para bicicletas de estradas da Shimano recebe 12 velocidades de marchas, shifters sem fio e uma opção de medidor de potência.

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Logo após o lançamento do novo carro-chefe da Shimano, o Dura-Ace Di2, chega o Ultegra Di2 R8100.

Assim como a Dura-Ace, o novo grupo de bicicletas de estrada Ultegra Di2 R8100 tem 12 velocidades, disponível com freios a disco ou freios  no aro e sem fio (na variação de freio a disco). Crucialmente, também não há opção mecânica para o novo grupo de grupos de segundo nível de Shimano.

Como grupo de alto nível da Shimano, o Dura-Ace historicamente é lançado à frente do Ultegra, que normalmente seguem um ano depois. Desta vez, no entanto, a empresa japonesa está lançando os dois grupos ao mesmo tempo.

Como resultado, a nova série de grupos Ultegra traz todas as vantagens técnicas do mais recente sistema Dura-Ace de nível profissional semi-sem fio de 12 velocidades a um preço mais acessível. (O conjunto de grupo Ultegra Di2 R8100 do freio do aro ainda está totalmente conectado).

Ultegra Di2 R8100 não é exatamente um grupo de ‘todas as pessoas’, mas com as atuais bicicletas equipadas com R8070 aparecendo por cerca de R$ 50.000 , está no reino do seu ciclista sério, ao invés dos preços de nível WorldTour associados a Dura-Ace Di2.

Vamos nos concentrar em Ultegra Di2 R8100 nesta história. Se você quiser ler sobre o crème de la crème de Shimano, vá para a nossa notícia e as primeiras impressões sobre o novo grupo Dura-Ace.

10 estreias para o novo Shimano Ultegra Di2 R8100

O Ultegra Di2 mais recente traz consigo uma série de novidades e atualizações para o grupo de estradas de segunda linha da Shimano, incluindo marchas de 12 velocidades, shifters sem fio, uma opção de medidor de potência de nível Ultegra e muito mais.

  1. Como Dura-Ace, a nova série Ultegra Di2 R8100 move para 12 velocidades
  2. Pela primeira vez, é apenas eletrônico – não há opção mecânica
  3. Mudanças de freio a disco sem fio tornam o cockpit do piloto mais limpas (o conjunto de freio de aro ainda está totalmente conectado)
  4. O Bluetooth embutido traz ajuste out-of-the-box
  5. Há uma opção de medidor de energia de nível Ultegra
  6. Rodas tubeless totalmente em carbono
  7. Carregamento direto significa sem caixas de junção
  8. Tecnologia de frenagem Servo Wave emprestada de GRX Di2
  9. Folgas mais largas do rotor para freios mais silenciosos
  10. Nova ergonomia da alavanca para melhorar a frenagem do capô e a mudança nas quedas

Wireless, mais ou menos

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O Shimano Ultegra Di2 R8100 é somente eletrônico e, na versão com freio a disco, semifio. Ciclos Mason

O novo Ultegra Di2 R8100 é apenas eletrônico e, na versão com freio a disco, comunica sem fio as entradas de mudança de marcha dos shifters enquanto mantém uma conexão com fio do desviador traseiro e dianteiro a uma bateria montada no tubo do selim.

A bateria anterior não será transportada para o Ultegra Di2 R8100 porque Shimano projetou o novo sistema em torno de uma rede de fiação de menor diâmetro (SD-300).

Não é a primeira vez que vimos essa configuração. Em 2017, o grupo K-Force WE (eletrônico sem fio) da FSA nos trouxe uma interface de troca-troca sem fio e solução de bateria central. (SRAM, é claro, há muito oferece seus grupos de grupos eTap AXS totalmente sem fio.)

O sistema da Shimano Ultegra Di2 R8100 promete alta segurança e processamento rápido, com circuito de chip de baixo consumo de energia e os mesmos internos do Dura-Ace.

Aplicativo E-Tube da Shimano

Com o Bluetooth agora integrado, o aplicativo E-Tube da Shimano deve atrair muito mais usuários. Shimano

O consumo de energia é o principal motivo pelo qual Shimano persistiu com a bateria única e de maior volume e nos diz que a nova bateria BT-DN300 deve durar 1.000 km entre as cargas, enquanto as baterias CR1632 de célula tipo moeda nos shifters devem durar 1,5 a 2 anos de uso.

Ao contrário dos sistemas Di2 atuais (você pode ler nossa análise Shimano Ultegra Di2 R8050 / R8070 ), o novo Ultegra Di2 R8100 carrega direto da mecânica traseira, portanto, nenhuma caixa de junção é necessária ao configurar uma bicicleta.

Junto com a porta de carga sendo adicionada ao desviador traseiro, o mecanismo traseiro também recebe um botão de função para permitir que você alterne entre os modos de troca (sincronizado e semi-sincronizado) sem a necessidade de se conectar ao aplicativo E-Tube da Shimano .

A mudança sincronizada significa que a coroa mais eficiente é selecionada automaticamente no câmbio dianteiro em sincronização com a mudança de marcha do câmbio traseiro, enquanto o semi-sincro é quando o sistema ajusta automaticamente a marcha no cassete traseiro quando uma mudança dianteira é feita.

Pedaleira Shimano Ultegra Di2 R8100

A nova pedevela Ultegra Di2 R8100 está disponível nas opções 50/34 e 52/36.

Ainda assim, usar o aplicativo será uma obrigação se você quiser tirar o máximo proveito do conjunto de grupos – e você não precisa mais de uma antena Bluetooth instalada como um extra opcional para obter essa funcionalidade, como é o caso dos conjuntos de grupos Di2 existentes da Shimano .

Isso resolve um problema nosso, já que a unidade Bluetooth atual custa cerca de R$ 700,00 (e mais se você precisar de uma loja de bicicletas para instalá-la), enquanto os grupos eTap e AXS da SRAM têm conectividade embutida como padrão.

De qualquer forma, o aplicativo permitirá opções personalizadas completas, como configurações de vários turnos, mapeamento de botão STI (para atribuir os botões ocultos na parte superior do capô para controlar um Garmin, por exemplo) e uso de unidades de cabeça de computador de bicicleta de terceiros para exibir informações Di2 (nível da bateria, seleção de marcha).

Além disso, você precisará do aplicativo para atualizar o firmware posteriormente, sem ter que levar sua bicicleta a um centro de serviço da Shimano.

Freio a disco Shimano Ultegra Di2

Os novos freios Ultegra Di2 R8100 compartilham os rotores MT800 do XT da Shimano.

Se você está optando pela opção de freio de aro, é importante notar que este sistema ainda está totalmente conectado.

No entanto, como os cérebros do sistema agora estão no mecanismo traseiro, você não precisa usar uma caixa de junção montada na estrutura (ou sob a haste), você pode simplesmente passar os fios até a junção do suporte inferior. Portanto, mesmo com a opção Ultegra Di2 R8100 da “velha escola”, uma bicicleta com freio de aro ainda deve ter uma aparência mais limpa.

Mais rápido, mas não furioso

Aspecto Mason com Shimano Ultegra Di2 R8100

Shimano deu atenção especial à velocidade de mudança. Ciclos Mason

Os motores e a tecnologia de circuito e transmissão são os mesmos do Dura-Ace mais recente, o que leva Shimano a reivindicar um aumento nas velocidades de troca: 58 por cento mais rápido na marcha à ré e 45 por cento mais rápido na frente sobre o R9100 Di2.

Essas são quedas percentuais impressionantes, embora estejamos falando apenas de frações de segundo nas velocidades de mudança atuais. Dito isso, meu colega, Matthew Loveridge, ficou muito impressionado com a mudança – e com a mudança frontal, em particular – no novo grupo Dura-Ace.

A Shimano também tem trabalhado para controlar as mudanças de vibração e ruído com seus novos perfis de rampa dentada de cassete.

Shimano afirma que os novos perfis de cassete proporcionam trocas ‘sem choques’ mesmo sob as cargas de pedal mais pesadas, então você nunca terá que desacelerar ou diminuir o pedal para trocar com este novo design, que Shimano cunhou Hyperglide +.

Uma dúzia de engrenagens no Ultegra Di2 R8100

Ao contrário dos rivais SRAM, com seu grupo AXS, a transição da Shimano para 12 marchas em seus trens de força eletrônicos não significou uma reformulação da marcha. Para recapitular, o lançamento do SRAM Red eTap AXS de 12 velocidades viu a SRAM reduzir os tamanhos das coroas, ao mesmo tempo em que introduziu uma roda dentada de 10 dentes no cassete.

Em vez disso, a Shimano está se apegando firmemente às opções convencionais 52 / 36t e 50 / 34t. Existem duas opções de cassete de 11-30t e 11-34t (a Dura-Ace tem uma enorme pedaleira 54/40 e uma opção de cassete 11-28 também, se você estiver procurando por uma engrenagem de nível verdadeiramente profissional).

Mecanismo frontal Shimano Ultegra Di2

O novo design mecânico frontal promete mudanças mais rápidas e suaves e um perfil menor.

Então, qual é o raciocínio de Shimano para mudar para 12 velocidades? A adição de uma décima segunda roda dentada permitiu a Shimano ampliar o ‘ponto ideal’ entre a sexta, a sétima e a oitava rodas dentadas. Como resultado, esta é a progressão para as duas opções de cassete Ultegra:

  • 11-30: 11-12-13-14-15-16-17-19-21-24-27-30
  • 11-34: 11-12-13-14-15-17-19-21-24-27-30-34

O cassete 11-30t mais esportivo tem saltos de um dente para as primeiras oito marchas, o que deve criar uma plataforma super lisa para sua cadência , enquanto o 11-34 mais amplo consegue cinco saltos de um dente antes de passar para saltos de dois dentes para o próximos três novamente, oferecendo progressão com lacunas mais estreitas do que os cassetes de 11 velocidades existentes.

Poder para as pessoas

A entrada de Shimano no mundo dos medidores de potência foi um pouco mais lenta do que esperávamos. Onde a SRAM continuou a reduzir a medição de potência a preços mais acessíveis com Rival AXS , a Shimano parecia satisfeita em apenas ter seu medidor de potência Dura-Ace e confiar em marcas de terceiros para adaptar seus conjuntos de corrente existentes (incluindo as duas opções link abaixo).

  • Medidor de potência Dura-Ace G3 LR de estágios
  • Medidor de potência 4iiii Precision Dura-Ace 9000

Isso está tudo pronto para mudar, no entanto, com o novo medidor de potência Ultegra Di2 R8100 que é lançado junto com o novo grupo.

Este medidor de energia FC-R8100-P de dois lados é construído no novo formato da pedaleira R8100 e a Shimano afirma que fornecerá mais de 300 horas de uso com sua bateria de íon de lítio integrada à prova d’água.

A medição de dados nos dois lados vem dos medidores de tensão da Shimano em ambos os braços da manivela e os dados são transmitidos por Bluetooth e ANT +. O conjunto de corrente do medidor de potência está disponível nas opções de coroas 50 / 34t e 52 / 36t.

Parando energizado

Agora vamos falar sobre frenagem – e é aqui que o atual Ultegra Di2 R8000 poderia usar a maior atualização.

A hidráulica Ultegra é excelente, mas, em nossa experiência, está sujeita a atritos ocasionais do rotor nos meses de inverno úmido. E em comparação com a ergonomia brilhante das alavancas GRX Di2 mais recentes, a sensação de frenagem do R8000 no capô é um pouco deficiente.

Shimano, como esperado, trouxe aprendizados do grupo GRX gravel, bem como do grupo MTB da empresa, para as novas alavancas e freios.

Freio de aro Shimano Ultegra Di2

O Ultegra Di2 ainda será oferecido em uma versão com freio de aro. Shimano

Primeiro, a forma da alavanca agora tem uma cabeça elevada e uma curva interna para a própria alavanca – algo que parecerá muito familiar para os usuários do GRX Di2 . Isso tem o efeito de aumentar o espaço entre o câmbio e a barra, melhorando o conforto ao andar em quedas.

A cabeça levantada do capô também significa uma maneira muito melhor – e mais firme – de segurar o capô e a capacidade de colocar três dedos na alavanca do freio, novamente ao segurar o capô.

Combine isso com o design Servo Wave da GRX, que reduz a quantidade de deslocamento livre na alavanca antes de o freio engatar, e é potencialmente a atualização que estávamos procurando quando se trata de frenagem do capô.

Manete de freio do aro Shimano Ultegra Di2 R8150

As alavancas do freio do aro STI permanecem ligadas. Shimano

Para finalizar as melhorias do STI, também há ajuste de alcance com tolerância de 16,4 mm na ponta da alavanca.

No lado da mudança das alavancas STI, o deslocamento entre os botões Di2 foi ampliado para aparentemente tornar mais fácil diferenciar entre os dois, especialmente ao usar luvas grossas de inverno.

Pesos Ultegra Di2 vs Dura-Ace Di2

Há muito tempo que pensamos que as diferenças entre Dura-Ace e Ultegra são mínimas. Com a performance entre os dois grupos, tanto mecânico quanto eletrônico, sendo tão leve, por que escolheria a opção mais cara além de alguma redução de peso, estética e desejo absoluto?

Com os novos sistemas Di2 de 12 velocidades, achamos que isso se tornará ainda mais nebuloso, com as diferenças de peso agora ainda mais próximas.

Por exemplo, os novos mechas frontais menores diferem em apenas 20g (mais ou menos o peso de um mouse). O mecanismo traseiro é apenas 37g mais pesado (ou quase o mesmo que um pacote de queijo e batatas fritas de cebola).

Mesmo com os grandes itens mecânicos, a diferença não é muita – o cassete é cerca de 73g mais pesado e a pedaleira apenas 21g a mais em uma configuração de coroa de 52 / 36t. Continuando o tema, os shifters são apenas 41g mais pesados ​​por par e os freios (a disco) 53g mais pesados ​​(par).

Na verdade, o peso total do grupo é 278g mais pesado. Para contextualizar, uma garrafa cheia de 500ml pesa mais de 640g, então não estamos falando de grandes diferenças aqui.

Quando você considera que os dois novos grupos Di2 compartilham efetivamente a mesma mecânica e eletrônica, qualquer razão convincente para Dura-Ace parece desaparecer ainda mais.

A Dura-Ace está definida para se tornar um grupo apenas profissional, onde a economia em gramas é mais importante do que os orçamentos?

Comparação de peso entre Shimano Ultegra R8100 vs Ultegra R8000 vs Dura-Ace 9200 vs Dura-Ace 9100

Ultegra Di2Dura-Ace Di2
R8000 (g)Novo R8100 (g)R9100 (g)Novo R9200 (g)
Drivetrain
Desviador traseiro240262197215
Desviador dianteiro13311610496
Cassete (11-30T)269297211223
Cadeia257252246242
Pedaleira (52-36t, 170 mm w / PM)769695748
Pedaleira (52-36t, 170 mm)681711624690
Colchete inferior66665454
Mudanças e freios (par)
Shifter (par)360391320350
Pinça de freio (par)285282250229
Mangueira do freio60606060
Rotor251212234212
Cabo SM / EW39,914,539,914,5
Bateria50535053
JCT-A (EW-RS910)6,46,4
JCT-B (SM-JC41)44
Unidade sem fio (EW-WU111)33
Total (sem medidor de energia)2.705,32.716,52.403,32.438,5

Finalmente, rodas que merecem o nome Shimano

Por muito tempo, as ofertas de roda de Shimano têm sido … como você diria? Seguro. Os designs eram conservadores e os pesos médios. Sim, sempre foram muito bem feitas, mas duvidamos que alguma vez tenha estado no topo da lista de desejos de alguém quando se trata das melhores rodas para bicicletas de estrada .

A nova gama inclui as opções de carbono Ultegra C36, C50 e C60, e aqui a Shimano melhorou significativamente o seu jogo, com um perfil de aro totalmente novo e uma nova família de rodas para mostrar a forma.

O formato do aro é igual ao da nova linha de rodas Dura-Ace – embora, ao contrário do Dura-Ace, o Ultegra não receba opções de pneus tubulares nem opções de freios de aro (as atuais rodas RS700 continuarão).

O formato do aro combina uma largura externa de 28 mm e um interno de 21 mm, com profundidades de 36 mm, 50 mm e 60 mm. A construção foi focada em aumentar a rigidez do sistema de transmissão e Shimano afirma um aumento de 9 por cento na rigidez em relação ao atual Dura-Ace C40-TL.

Rodas de estrada Shimano Ultegra C36

A nova roda C36 de 36 mm de profundidade é voltada para quem gosta de escalar sem perder os ganhos aerodinâmicos. Shimano

O rodado C36 é destinado a pilotos que gostam de escalar porque oferece a melhor combinação de baixo peso com o formato aerodinâmico do aro.

O peso declarado de 1.488g é mais pesado do que o novo Dura-Ace equivalente (1.350g). Para efeito de comparação, as rodas Aero de carbono 35 de profundidade semelhante à de Hunt pesam 1.357g , enquanto as rodas Specialized Roval C38) custam 1.600g o par.

O C50 foi projetado como a escolha versátil com seu aro de 50m de profundidade e 1.570g de peso reivindicado para o par. Novamente, este é um peso competitivo com rodas de formato e preço semelhantes, como o SC55 da Vision , chegando a 1.566g. Em comparação com a nova opção Dura-Ace, estes são 109g mais pesados ​​para o par.

Finalmente, o rodado C60 é voltado para speedsters e pilotos de TT, com seu perfil profundo de 60 mm, e pesa um par alegado de 1.649g, que é apenas 40g mais pesado do que seu equivalente Dura-Ace.

Pesos das rodas Shimano Ultegra R8100 e Dura-Ace R9200

Dura-Ace WHR9270 (disco tubeless e tubular)
FrenteTraseiraPar
C36TL620g730g1.350g
C50TL674g787g1.461g
C60TL751g858g1.609g
C36TU522g632g1.154g
C50TU610g723g1.333g
C60TU667g770g1.437g
Dura-Ace WHR9200 (apenas freio de aro tubular)
FrenteTraseiraPar
C36TU602g684g1.286g
C50TU586g773g1.359g
C60TU653g796g1.449g
Ultegra WHR8170 (apenas freio a disco tubeless)
FrenteTraseiraPar
C36TL657g831g1.488g
C50TL698g872g1.570g
C60TL738g911g1.649g

Preços das rodas Shimano Ultegra R8100

  • Ultegra R8170-C60-TL C60 carbono clincher F12 frontal: £ 579,99
  • Ultegra R8170-C60-TL C60 carbono clincher R12 traseiro: £ 679,99
  • Ultegra R8170-C50-TL C60 carbono clincher F12 frontal: £ 579,99
  • Ultegra R8170-C50-TL C60 carbono clincher R12 traseiro: £ 679,99
  • Ultegra R8170-C36-TL C60 carbono clincher F12 frontal: £ 579,99
  • Ultegra R8170-C36-TL C60 carbono clincher R12 traseiro: £ 679,99

Onde a seguir?

Talvez a maior questão que os compradores da Shimano enfrentam seja o futuro dos grupos mecânicos.

Com os novos grupos de Ultegra e Dura-Ace da Shimano tornando-se apenas eletrônicos e de 12 velocidades, há uma divisão maior do que nunca entre as configurações mecânicas e eletrônicas mais recentes.

Quase sem peças cruzadas entre conjuntos de grupos elétricos e mecânicos (além dos rotores de disco, também compartilhados entre montanha e estrada), isso significa que Shimano está recuando no desenvolvimento mecânico?

Veremos novos grupos mecânicos indo para 12 velocidades ou eles permanecerão com 11 velocidades, limitando as opções de atualização para o futuro? No lado positivo, o lançamento simultâneo de Dura-Ace e Ultegra significa muito crossover e potencial de atualização desde o início.

Preços Shimano Ultegra Di2 R8100

Copos de suporte inferior

  • Copos de suporte inferior: £ 34,99

Conjuntos de correntes

  • FC-8100-P (com medidor de potência, opções de corrente 52/36 e 50/34): £ 999,99
  • FC-8100 (opções de corrente 52/36 e 50/34): £ 299,99

Cassetes

  • CS-R8100 (11-30 ou 11-34): £ 119,99

Cadeia

  • CN-M8100 XT / Ultegra com link rápido: £ 44,99

Desviador traseiro

  • Tubo eletrônico RD-8150 para fios SD300: £ 379,99

Desviador dianteiro

  • FD-R8150: £ 249,99
  • Adaptadores do tubo do selim: £ 16,99

Mudanças de marcha (STI)

  • ST-R8150 para par de freios mecânicos: £ 399,99 (ou £ 199,99 cada)
  • Par de discos hidráulicos ST-R8170 com pinças de montagem plana BR-R8170: £ 449,99 cada
  • Somente shifters ST-R8170: £ 349,99 cada

Mudanças de turno

  • Par de shifters de sprint SW-RS801-S: £ 119,99
  • Swifters de barra superior SW-RS801-T: £ 119,99

Freios

  • Frente de freio de montagem direta R8100: £ 79,99
  • R8100 com montagem direta do aro do freio traseiro: £ 79,99
  • Frente de montagem direta R8110: £ 89,99
  • R8110-RS Seatstay de montagem direta traseira: £ 89,99
  • Frente de montagem plana da pinça R8170 (com adaptadores): £ 74,99
  • Pinça R8170 de montagem plana traseira (sem adaptadores): £ 74,99
  • Rotor RT-MT800 Ice Tech FREEZA (com anel de bloqueio): £ 49,99
  • Adaptador de pinça de montagem plana (traseiro) 160 mm: £ 13,99

Cabos de tubo E SEIS Di2

  • Fios de 150 mm a 860 mm: £ 24,99 – £ 28,99

Junção do suporte inferior do tubo E SEIS Di2

  • Duas portas: £ 20,99
  • Quatro portas: £ 27,99
  • Bateria E-Tube SEIS Di2: £ 174,99
  • Carregador EQ-EC300: £ 44,99

Rodas

  • Ultegra R8170-C60-TL C60 carbono clincher F12 frontal: £ 579,99
  • Ultegra R8170-C60-TL C60 carbono clincher R12 traseiro: £ 679,99
  • Ultegra R8170-C50-TL C60 carbono clincher F12 frontal: £ 579,99
  • Ultegra R8170-C50-TL C60 carbono clincher R12 traseiro: £ 679,99
  • Ultegra R8170-C36-TL C60 carbono clincher F12 frontal: £ 579,99
  • Ultegra R8170-C36-TL C60 carbono clincher R12 traseiro: £ 679,99

Esse artigo foi traduzido do Bike Radar para o público peba pelo Bike com muito Bacon

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