Rotas e trilhas podem ser impulsionadas por emendas. Ampliando o trabalho da Aliança Bike em Brasília, em parceria com a Rede Brasileira de Trilhas
Foi organizado um formulário para levantar demandas de rotas, trilhas e equipamentos públicos ligados ao cicloturismo e ao mountain bike em todo o Brasil.
A proposta é construir um inventário de demandas atualizadas para oferecer a deputados e senadores e garantir investimentos inéditos para promoção e estruturação de trilhas e rotas cicláveis em todo o Brasil.
“O trabalho parlamentar vai muito além da criação de leis. Quando deputados e senadores destinam recursos para o cicloturismo, sustentabilidade e promoção do uso da bicicleta, eles fazem uma diferença significativa”, comenta Andressa Gonçalves, Relações Governamentais da Aliança Bike em Brasília.
Daniel Guth, Diretor Executivo da Associação, lembra que os recursos necessários para estruturar e manter trilhas e rotas são baixos, mas com retorno ambiental e social muito alto. “É o melhor dos investimentos”.
Rotas e trilhas podem ser impulsionadas por emendas
O formulário está aberto a todas as lideranças por trás da gestão de rotas, trilhas e equipamentos. Ao preencher o formulário, é preciso ter em mente que quanto melhor a qualidade das informações, maiores as chances de conseguir recursos.
Para o Presidente da Rede Trilhas, Hugo de Castro Pereira, “essa abordagem participativa permite identificar pontos de melhoria e oportunidades para otimizar a infraestrutura, garantindo segurança, acessibilidade e atratividade”, além de fortalecer o planejamento sustentável e a gestão eficiente dessas áreas.
“Muitas vezes as iniciativas não decolam por falta de recurso, ter esse levantamento de dados é fundamental para mostrarmos nosso escopo e necessidades”, completa Camila Bassi, Secretária Executiva.
Bike com muito Bacon sempre atento as trilhas. Rotas e trilhas podem ser impulsionadas por emendas