Modalidades do Ciclismo, um dos esportes mais praticado pelas pessoas, seja amador ou profissional. Assim, existem diversas modalidades deste esporte.
Dessa maneira, o ciclismo abriu um leque de variedades para quem gosta de se aventurar nas estradas ou mesmo em trilhas mais irregulares. Assim, com a bike certa, o ciclista está pronto para o pedal todos os dias.
Vamos conferir neste artigo as principiais modalidades do ciclismo e suas diferenças que são valiosas na hora de escolher a bike. Confira!
Ciclismo
Antes de tudo, o ciclismo tem uma variedade de modalidades para atender os diversos atletas, profissionais ou amadores, que buscam se aventurar em diferentes pistas e circuitos pelo mundo.
Dessa maneira, encontramos pelo mundo, em especial no Brasil, diversas provas que exigem do ciclista força e técnica para superar todos os desafios. Por isso, não é à toa que o ciclismo é um esporte bem diverso e que pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que tenha o equipamento certo para isso.
Nesse sentido, o mercado das bikes se tornou muito dinâmico e diverso quando falamos sobre bikes e suas características. Pensando assim, o mercado mundial é muito rico e com uma enorme concorrência, o que facilita ou mesmo dificulta a escolha do atleta pelo melhor equipamento.
Por outro lado, quando pensamos nas modalidades do ciclismo, quais são as mais conhecidas, ou mesmo as que são praticadas em provas e competições oficiais? Vamos conferir neste artigo essas modalidades e quais são os diferenciais para cada atleta.
No entanto, lembre-se: para quem busca se tornar um profissional, é preciso um bom investimento, pois nenhum atleta entra nas provas para perder. É claro que tem os atletas que estão ali para se divertir, mas chegar em primeiro lugar é sempre muito bom. Confira mais sobre isso!
Modalidade de Ciclismo – Estrada / Speed / Road
O ciclismo Estrada / Speed / Road é um dos mais conhecidos no mundo e que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Assim, como o próprio nome diz, as bikes desta modalidade são feitas para serem velozes. Quanto mais rápido for o pedal, mais rápido o ciclista chegará ao destino.
Desse modo, as bikes desta prova possuem selim mais alto que o guidão para que o ciclista fique bem inclinado para frente. Com uma posição mais inclinada, o ciclista precisa ter uma boa forma física para encarar um pedal deste nível.
Nesse sentido, o ciclismo speed pode ser praticado em qualquer rua, sem necessitar de locais próprios para a prática. Assim, o ciclista consegue grandes distâncias com facilidade, já que a bike atinge alta velocidade.
Por outro lado, para quem está começando neste esporte, adquirir uma bike usada no começo pode ser mais vantajoso, pois o ciclista experimenta o pedal antes de seguir em frente. Por isso, alguns ciclistas preferem até um pedal mais leve para aquele esporte do fim de semana.
Modalidade do Ciclismo – Mountain Bike (MTB)
Em seguida, o mountain bike é um dos esportes mais praticados em todo o Brasil. Nesse sentido, existem diversas competições, grupos e provas de MT em diversas regiões do país. Assim, algumas trilhas de MTB são bem acidentadas, o que exige muito esforço e técnica do ciclista para superar os obstáculos.
Por isso, por ser um esporte que encara qualquer tipo de trilha, as bikes precisam de constante manutenção. Por outro lado, para um ciclista profissional, o equipamento com alta tecnologia será o melhor veículo para encarar todos os terrenos de MTB.
Dessa maneira, uma das principais vantagens do MTB é o contato com a natureza, belos e diferentes ambientes a cada pedal. Para quem gosta deste cenário, o MTB é um prato cheio. Além disso, como o speed, existem diversos grupos relacionados e que acolhem os novatos.
Por outro lado, o mountain bike é um esporte de aventura e possui inúmeras subidas e descidas. Assim, as bikes são leves e com pneus grossos, com a suspensão bem resistente para aguentar os impactos das trilhas acidentadas. As rodas possuem 29 polegadas de diâmetro que auxiliam no pedal mais resistente.
Dentro do MTB temos outras modalidades:
XCM/XCO
A modalidades do ciclismo cross country é uma adaptação do ciclismo de estradas para pedais off-road. Assim, ela é feita em longas distâncias, como trilhas, praia, grama, estrada, tudo o que não for asfalto.
Dessa maneira, essa é a modalidade de MTB mais praticada no Brasil, pois o país possui trilhas longas bem mantidas e estradões de terra.
Em seguida, a XCM é uma modalidade diferente a qual significa cross country maratona. Assim, ela é feita em estradões, asfalto e trilhas. Por isso, as provas duram duas horas e tem circuitos bastante longos que não chegam a dar uma volta completa.
Por outro lado, o XCO é semelhante ao XCM. Sua história teve início com a entrada da modalidade no circuito olímpico. Da mesma maneira, o XCM é um estilo de prova cross country.
Modalidade do Ciclismo – Downhill
Em seguida, o DH possui mais adrenalina dentre as práticas de MTB. O ciclista desce morros o mais rápido possível com bicicleta com aro de 26’. Os pneus são mais largos que nas outras modalidades.
Assim, é preciso ter muita técnica e prática para descer as montanhas, bem como por isso os equipamentos são mais robustos. Capacetes, joelheiras, cotoveleiras e caneleiras. O máximo de tempo gasto pelo ciclista é de 10 minutos.
Desse modo, os trajetos de descida são bastante variados, mas sempre muito íngremes e costumam exigir bastante conhecimento e técnica do ciclista para passar sem problemas pelos diferentes obstáculos. Alguns desses desafios podem ser pedras soltas, galhos de árvores, buracos, pontes, raízes, entre outros.
Assim, uma variação é o downhill urbano, no qual os ciclistas descem percursos feitos nas cidades. Um grande exemplo dessa modalidade é a descida das escadarias de Santos, uma das primeiras etapas do Campeonato Mundial de Downhill Urbano.
Trechos
Dessa maneira, os trajetos costumam têm distâncias de 4 km, com os ciclistas alcançando velocidades de até 80 km/h em alguns trechos. As provas ocorrem individualmente e em duas mangas (cada ciclista desce duas vezes). Então, apura-se o melhor tempo e o vencedor.
Por isso, o grande segredo de uma boa prova de DH é escolher a linha certa. A linha reta é a mais próxima do fim, porém é preciso analisar o conjunto de obstáculos e a passagem de cada seção. Às vezes, é melhor optar por uma curva. O segredo está no equilíbrio entre velocidade, fluidez e ritmo.
Bem como, o downhill pode ser praticado tanto em áreas urbanas como em espaço off-road. Assim, no downhill urbano os elementos da cidade são transformados em pistas, como grandes escadarias associadas a saltos por cima de ruas, casas, curvas fechadas, entre outros.
Por outro lado, o off-road pode ocorrer em grandes montanhas e trilhas cheias de obstáculos, com curvas fechadas e erosões que usadas para grandes saltos.
Modalidade do Ciclismo – BMX
Outra modalidade que exige bastante habilidade e competência é o BMX. Dessa maneira, o esporte leva em conta o poder de manobra do ciclista, que ocorre, em especial, em pistas especiais do estilo, que são parecidas com as pistas de skate.
As provas de BMX se dividem em duas: a BMX Racing, praticada em vias adversas, e a modalidade BMX Freestyle, muito conhecida no mundo do ciclismo pelas manobras insanas feitas com a bike.
Na BMX Racing, a competição se dá em pistas recheadas de obstáculos, ou seja, com o único objetivo de chegar ao final do trajeto o mais rápido possível. Pelo fato de ter bastante obstáculos nas vias, as distâncias das provas são bem pequenas, que ficam entre 300 e 400m em um tempo de, aproximadamente, 40 segundos.
Por outro lado, o BMX Freestyle tem uma pegada diferente. Os competidores precisam lançar algumas manobras radicais que serão julgadas por um corpo pré-definido de juízes. Assim, o competidor que alcançar notas altas vence a competição.
Modalidade do Ciclismo – Pista
Em seguida, o ciclismo de pista, juntamente com a modalidade do ciclismo de estrada, surgiu por volta do início do século 20.
Dessa maneira, as competições de ciclismo de pista são inúmeras: steam sprint, keirin, e a mais comum entre elas, a perseguição de equipes, na qual visa alcançar os atletas da equipe rival, ficando a menos de 1 metro de proximidade. Assim, os ciclistas se alternam, buscando sempre deixar um competidor à frente para cortar o evento.
Nesse sentido, algo interessante desse tipo de bike é que elas não possuem sistema de frenagem, o que leva a parada a ser feita pelos pedais.
Modalidade do Ciclismo – Contrarrelógio
Contudo, as provas de contrarrelógio estão, na maioria dos casos, ligadas as proas citadas acima, em especial com o Speed e MTB. Assim, como o próprio nome diz, vence a prova quem chegar o mais rápido possível na linha de chegada.
Um detalhe valioso dessa prova é que elas são regulamentadas pela UCI, a federação mundial de ciclismo. Assim, as bikes usadas nas provas também devem estar de acordo com as regras da UCI.
As bikes de contrarrelógio, normalmente, têm as seguintes características:
– Design aero: até onde a UCI permite, as bikes têm formatos que buscam cortar o vento. Isso também se aplica aos aros;
– Selim com, no máximo, 5 cm atrás do movimento central: por norma da UCI;
– Geometria feita para provas de duração mediana;
– Guidão com barra aerodinâmica: Permite ao atleta se debruçar na frente da bike, poupando energia e aumentando a aerodinâmica;
– Durante as provas, não há tantos postos de hidratação.
Modalidade – Triathlon
Assim, também para o ciclismo de estrada, elas estão ligadas as provas de triatlo, que normalmente se dividem entre provas de bike, natação e corrida.
As características das bikes são:
– Design com foco total em Aerodinâmica: quadros e garfos que possuem formas bem desenhadas para cortar o vento, chegando a produzir bikes que parecem mais uma obra de arte;
– Rodas com perfil alto ou totalmente cobertas: buscam diminuir a resistência do ar;
– Geometria que coloca o selim avançado: posição do selim fica a menos de 5cm em relação ao movimento central, aumentando o conforto do atleta;
– Guidão com barra aerodinâmica: permite ao atleta se debruçar na frente da bike, poupando energia e aumentando a aerodinâmica;
– Vários postos de hidratação: locais destinados a colocar garrafas d’água e bebidas isotônicas são obrigação, já que atletas ficam horas em cima da bike.
Dessa maneira, o mundo das bikes é bastante diversificado para o atleta. A própria Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) está por trás de muitas competições no país, mas ainda há muito o que crescer. Por horas, escolha a bike que mais te agrada, tenha os equipamentos corretos e boa pedalada!
Gostou do artigo? Confira mais no blog do Bike com muito Bacon !