Em 15 de junho de 2023, foi publicada uma patente registrada pela SRAM no banco de dados USPTO, apresentando um inovador mecanismo de deslocamento dianteiro integrado à coroa, sem fios, para um sistema de transmissão 2x.
Nesta patente, o tradicional câmbio dianteiro é substituído por um dispositivo de câmbio que se encaixa diretamente na coroa, movendo-se em sincronia com cada pedalada.
Essa abordagem se destaca significativamente dos desviadores dianteiros comumente disponíveis, exceto pelo Classified Powershift Hub, os quais são normalmente fixados ao triângulo dianteiro.
Vamos explorar com mais detalhes o funcionamento proposto deste câmbio dianteiro, o qual fica completamente alojado no pedivela.
Câmbio dianteiro acoplado a coroa SRAM
Antes de explicar em detalhes o funcionamento do desviador integrado à coroa (ainda sem um nome oficial), é importante destacar que a patente da SRAM em questão (US 20200140035 A1) aborda diversas desvantagens associadas à atual geração de desviadores dianteiros.
Em primeiro lugar, a maioria deles é montada quase que exclusivamente no tubo do selim, o que acaba impondo limitações aos projetistas de quadros. Essa fixação tradicional restringe a criatividade no design dos quadros de bicicletas destinadas a um sistema de transmissão 2x.
O espaço disponível para alocar os componentes do sistema de transmissão torna-se limitado e muitas vezes inflexível, dificultando a inovação e a personalização das estruturas das bicicletas.
Além disso, há também a questão do desempenho das mudanças. Um desviador dianteiro tradicional consiste em duas placas de metal que empurram a corrente para dentro ou para fora, direcionando-a para uma coroa maior ou menor no pedivela, conforme necessário.
No entanto, de acordo com a patente da SRAM, esse mecanismo pode gerar transições abruptas, especialmente quando submetido a cargas muito altas.
Essas mudanças bruscas na corrente podem se tornar problemáticas, afetando a suavidade e a precisão do sistema de transmissão, resultando em desconforto para o ciclista e até mesmo desgaste prematuro dos componentes da bicicleta.
Portanto, essa é outra preocupação que a patente busca abordar ao apresentar o conceito do desviador integrado à coroa, com a intenção de aprimorar o desempenho geral da transmissão e proporcionar uma experiência mais agradável ao usuário.
Adicionalmente, a fixação convencional do mecanismo de mudança ao tubo do selim faz com que o triângulo dianteiro seja um componente-chave do sistema de câmbio. Quando submetido a altos torques, ou quando a bicicleta passa por trechos acidentados, como acontece em competições como Paris-Roubaix, o triângulo dianteiro pode sofrer flexões.
Essa flexibilidade pode levar o câmbio dianteiro a se deslocar de sua posição ideal em relação às coroas, criando o risco de desalinhamento e resultando em mudanças imprecisas.
A frequência com que esse cenário realmente causa problemas não é totalmente conhecida, mas os autores da patente SRAM consideraram relevante destacar essa questão.
Diante desse cenário, a proposta do desviador integrado à coroa surge como uma abordagem que visa mitigar essas preocupações. Ao incorporar o mecanismo diretamente nas coroas do pedivela, elimina-se a dependência do triângulo dianteiro para o funcionamento da mudança.
Com essa nova configuração, o desviador se movimenta harmoniosamente com a coroa, mesmo em situações de carga intensa ou em terrenos acidentados, mantendo a precisão e a estabilidade do sistema de transmissão.
Essa inovação pretende proporcionar uma experiência mais confiável e suave para ciclistas, garantindo que o desempenho do câmbio dianteiro não seja comprometido por fatores externos, garantindo assim uma condução mais segura e satisfatória.
A SRAM propõe solucionar as desvantagens mencionadas através de um inovador mecanismo de desviador que se integra diretamente ao próprio pedivela. Segundo a patente, esse novo sistema de mudança dianteira proporciona transições suaves e consistentes, mesmo sob cargas pesadas de corrente.
Além disso, destaca-se que sua instalação e configuração são mais simples e acessíveis em comparação com os tradicionais câmbios dianteiros ou desviadores, não exigindo habilidades específicas ou treinamento especializado.
Com esse conceito, a SRAM busca superar as limitações dos desviadores convencionais, permitindo que os ciclistas desfrutem de uma experiência de pedalada mais fluida e confiável.
A integração do mecanismo ao pedivela também oferece maior estabilidade e precisão, reduzindo o risco de desalinhamentos e proporcionando mudanças de marcha mais precisas em diferentes condições de uso.
A proposta da SRAM visa oferecer aos ciclistas uma solução inovadora e aprimorada para o sistema de transmissão dianteira, com o objetivo de melhorar significativamente o desempenho e a qualidade da pedalada.
Como funciona o desenvolvendo um desviador dianteiro sem fio?
O conceito inovador da SRAM AXS, que combina o câmbio dianteiro com a coroa, engloba todo o mecanismo necessário para realizar a transição da corrente entre a coroa maior e a coroa menor, e vice-versa, diretamente na própria coroa maior.
Nos diversos desenhos apresentados na patente, o funcionamento interno dos componentes distintos responsáveis pela mudança de marcha e redução de marcha fica oculto da vista.
Esses componentes estão localizados sob o que a patente descreve como uma capa aerodinâmica, a qual também pode desempenhar o papel de um componente estrutural, conferindo rigidez adicional a todo o sistema.
Essa capa aerodinâmica, além de proteger e abrigar os mecanismos internos, pode contribuir para a eficiência do conjunto, minimizando o arrasto aerodinâmico e melhorando a performance durante o pedal.
Além disso, ao servir como elemento estrutural, ela pode aumentar a estabilidade e resistência do sistema de câmbio, assegurando que todas as partes trabalhem em sincronia para proporcionar uma troca de marchas suave e confiável.
Essa abordagem da SRAM AXS busca não apenas aprimorar o desempenho do câmbio dianteiro, mas também integrar a funcionalidade com um design eficiente e aerodinâmico.
O objetivo é oferecer aos ciclistas uma experiência mais avançada e otimizada em termos de transmissão de marchas, tanto em ambientes competitivos quanto em passeios recreativos.
Certamente, esse mecanismo de mudança não é acionado de forma mecânica. Trata-se de um sistema totalmente sem fio, onde os comandos de mudança para cima e para baixo são enviados por meio de um controle remoto, fixado no guidão da bicicleta, utilizando tecnologia Bluetooth ou similar.
Esses sinais são recebidos por uma unidade receptora, alojada de maneira discreta sob a cobertura aerodinâmica.
Junto ao receptor, encontramos uma bateria removível e recarregável (roxa), com um visual similar às baterias padrão do sistema AXS. A bateria é responsável por alimentar o conjunto de mudança dianteira e outros componentes eletrônicos. Além disso, há uma unidade de controle e um PCB (placa de circuito impresso) integrados ao sistema.
Na parte externa do desviador, são visíveis um botão para emparelhamento do câmbio com o controle remoto (azul) e um LED (amarelo) que pode ser utilizado para indicar o nível de carga da bateria.
Essa interface amigável permite aos ciclistas sincronizarem o câmbio com o controle de forma simples e rápida, além de proporcionar informações visuais importantes sobre a autonomia da bateria durante o uso.
Com essa abordagem sem fio, a SRAM AXS visa tornar a experiência de troca de marchas ainda mais conveniente e intuitiva para os ciclistas. O sistema sem fio elimina a necessidade de cabos, simplificando a instalação e proporcionando um visual mais limpo e organizado à bicicleta.
Ao mesmo tempo, a tecnologia Bluetooth ou similar assegura uma comunicação confiável e ágil entre o controle remoto e o desviador, garantindo mudanças de marcha precisas e responsivas em diferentes situações de uso.
Além disso, sob a cobertura aerodinâmica, encontramos um motor e uma série de elementos que trabalham em conjunto: acionadores, elos, eixos e pivôs. Esses componentes estão interligados de forma a criar um movimento rotativo, possibilitando o deslocamento do mecanismo de mudança de marcha para cima e para baixo (Fig. 11).
As complexidades internas desse sistema não serão abordadas em detalhes aqui, focaremos apenas nas complexidades relacionadas à transferência da corrente entre as coroas.
Esse engenhoso arranjo mecânico permite que, ao receber os comandos do controle remoto, o motor e os elementos conectados trabalhem harmoniosamente para promover a rotação do aparato de mudança de marcha em ambos os sentidos: no sentido horário para elevar a corrente para a coroa maior e no sentido anti-horário para direcioná-la à coroa menor.
Esse movimento preciso e eficiente é fundamental para que as transições de marcha ocorram de forma suave e confiável, garantindo a funcionalidade ideal do sistema de transmissão.
Embora as especificidades da engenharia interna sejam bastante complexas, o foco principal da patente da SRAM AXS está na eficiência e eficácia desse mecanismo para a transferência de corrente entre as coroas, visando proporcionar aos ciclistas uma experiência de pedalada aprimorada e uma transmissão confiável e consistente.
Antes de prosseguirmos, é importante observar a arquitetura das coroas apresentadas na Figura 37 (acima). Nessa ilustração, as coroas são exibidas sem a presença da corrente ou de qualquer um dos componentes de mudança conectados.
As estruturas identificadas como 264a-d correspondem, na verdade, a orifícios que possibilitam a protuberância e a retração do aparato de mudança de marcha (destacado em verde nas imagens subsequentes).
Além disso, é essencial notar que tanto a coroa maior quanto a coroa menor parecem estar sem um dente, o que é uma característica crucial para o funcionamento do mecanismo de mudança de marcha, como ficará claro posteriormente.
Agora, adentrando no funcionamento do mecanismo…
Para realizar as mudanças de marcha, o aparato de mudança de marcha, presente na área interna da coroa maior, é projetado de forma a se expandir e retrair. Esse movimento é facilitado pelos orifícios mencionados anteriormente.
Quando acionado pelos comandos do controle remoto, o sistema é direcionado a mover-se para frente e para cima, empurrando a corrente em direção à coroa maior.
Essa operação é realizada de forma cuidadosamente projetada, aproveitando-se da ausência de um dente na coroa maior.
Esse vazio é fundamental, pois proporciona espaço para que a corrente seja facilmente guiada pela estrutura do aparato de mudança de marcha, permitindo que ela seja elevada e transferida suavemente para a coroa maior, mesmo sob condições de carga intensa.
Essa configuração engenhosa do mecanismo é essencial para um funcionamento confiável do sistema de mudança de marcha e para garantir que as transições ocorram de maneira precisa e consistente.
Com essa abordagem inovadora, a SRAM AXS visa aprimorar a experiência do ciclista, proporcionando um sistema de transmissão dianteira eficiente e de alto desempenho.
O mecanismo de mudança de marcha
Neste ponto, vamos explorar detalhadamente o funcionamento do mecanismo de mudança de marcha, focando na transferência da corrente da coroa menor para a coroa maior.
Para entender melhor esse processo, iniciaremos de maneira contraintuitiva, analisando os elementos do aparato de redução de marcha – 212a e 212b, destacados em vermelho.
Os componentes identificados como 212a e 212b desempenham um papel fundamental na operação do sistema. Quando o ciclista aciona o controle remoto para aumentar a marcha, esse mecanismo é ativado. Ele age de forma engenhosa, recuando para permitir a liberação da tensão na corrente e, assim, facilitar a transição suave entre as coroas.
Ao retrair-se adequadamente, os elementos em vermelho criam um espaço estratégico que possibilita que a corrente se mova sem impedimentos em direção à coroa maior.
Esse movimento suave é essencial para garantir que a corrente suba eficientemente e alcance a coroa maior, permitindo que o ciclista utilize uma relação de marcha mais elevada para enfrentar desafios maiores ou obter maior velocidade.
A utilização desses elementos de redução de marcha, 212a e 212b, é uma parte crucial do mecanismo de mudança de marcha como um todo. Sua disposição e design inteligente permitem uma troca precisa e rápida da corrente entre as coroas, melhorando o desempenho geral do sistema de transmissão dianteira.
Com essa abordagem engenhosa e inovadora da SRAM AXS, os ciclistas podem desfrutar de uma experiência de pedalada mais eficiente e agradável, com mudanças de marcha precisas e sem esforço, proporcionando maior controle e rendimento durante suas pedaladas.
Quando a corrente está passando pela coroa menor, observamos que os dois braços em forma de gancho ficam posicionados sobre a parte superior da coroa maior, ocupando o espaço onde a corrente será acomodada após a conclusão da mudança de marcha.
Desse modo, é lógico que a mudança para a coroa maior se inicie com a rotação externa desses elementos de redução de marcha, afastando-se dos dentes da coroa maior.
Essa rotação cuidadosamente planejada desses braços, afastando-os dos dentes da coroa maior, permite que a corrente seja liberada do espaço que ocupava na coroa menor.
Esse movimento livre da corrente é fundamental para o processo de mudança de marcha, pois possibilita que ela se mova suavemente para cima, em direção à coroa maior.
O espaço criado pelos braços em forma de gancho proporciona a folga necessária para acomodar a corrente na coroa maior, permitindo que ela suba com facilidade, resultando em uma troca de marcha bem-sucedida.
Dessa forma, o sistema garante que a corrente seja transferida de maneira precisa e eficiente, proporcionando ao ciclista uma transição suave e confiável entre as coroas.
Com essa engenhosa abordagem da SRAM AXS, os ciclistas desfrutam de um mecanismo de mudança de marcha altamente eficaz, que oferece maior controle e desempenho durante suas pedaladas.
A combinação dos elementos de redução de marcha em conjunto com os demais componentes do sistema resulta em uma operação harmoniosa, tornando a mudança de marcha uma experiência aprimorada para os ciclistas em diversas condições de terreno e exigências de pedalada.
O driver de mudança de marcha (indicado em amarelo) e seus elos de conexão (destacados em azul) são claramente visíveis na Figura 13.
Conforme o acionador da mudança ascendente gira no sentido anti-horário, os elos do mecanismo puxam os braços dos elementos de redução de marcha em um arco no sentido horário, afastando-os dos dentes da coroa maior.
Esse é o primeiro passo essencial, que é seguido posteriormente pela rotação interna do aparato de mudança de marcha (em verde)… mas somente no momento apropriado.
Essa sequência de movimentos é crucial para o processo de mudança de marcha. Quando o acionador de marcha ascendente é acionado, os elos de conexão transmitem o movimento de rotação para o mecanismo de redução de marcha.
Esse movimento em arco dos braços, no sentido horário, afasta-os dos dentes da coroa maior, criando o espaço necessário para que a corrente seja liberada da coroa menor.
No entanto, é importante destacar que a rotação interna do aparato de mudança de marcha (em verde) ocorre de forma controlada e precisa, apenas no momento apropriado.
Esse momento é determinado pelo sistema eletrônico e a comunicação entre os componentes, garantindo que a mudança de marcha ocorra de forma suave e no tempo certo. Essa sincronia precisa é crucial para evitar possíveis interferências entre os componentes e assegurar que a corrente seja elevada com sucesso para a coroa maior.
Com essa meticulosa sequência de movimentos, o sistema de mudança de marcha integrado à coroa da SRAM AXS oferece aos ciclistas uma operação eficiente e confiável, garantindo que eles possam contar com mudanças de marcha precisas e sem esforço em suas pedaladas, independentemente das condições do terreno ou das exigências da trilha.
O aparelho de mudança de marcha (identificado em verde) só pode se encaixar, caindo para dentro, quando a corrente estiver liberada dos orifícios complementares da coroa maior. Isso ocorre quando a coroa foi pedalada em uma posição que posiciona o aparelho de mudança ascendente em sua posição traseira, conforme apresentado na Figura 41.
A partir desse ponto, a sequência de eventos se torna bastante intuitiva, como mostrado nas Figuras 47 a 51. Em todas as ilustrações, a coroa menor parece estar sem um dente. Essa área vazia é preenchida pelo primeiro pino-guia do aparelho de mudança de marcha (em verde) quando ele gira para dentro.
A partir dessa posição, ele é capaz de capturar a corrente, utilizando a superfície interna de uma placa externa, enquanto é tracionada pelo movimento do pedal.
Essa interação cuidadosamente projetada entre os elementos do aparelho de mudança de marcha e a coroa menor é essencial para um funcionamento suave e preciso do mecanismo de mudança de marcha.
Quando a corrente é liberada dos orifícios da coroa maior, o aparelho de mudança ascendente pode se alinhar adequadamente, permitindo que a corrente seja transferida para a coroa menor de maneira eficiente.
Com essa perfeita sincronia entre os componentes, o sistema de mudança de marcha integrado à coroa da SRAM AXS proporciona aos ciclistas uma experiência de pedalada otimizada.
A corrente é manipulada de forma precisa e segura, permitindo trocas de marcha rápidas e confiáveis em qualquer terreno ou situação de pedalada. Essa eficiência e facilidade de uso são fundamentais para garantir uma experiência aprimorada durante as pedaladas.
Na Figura 70, podemos observar o posicionamento estratégico de cada pino-guia, onde cada pino subsequente é colocado ligeiramente mais para fora (radialmente) em relação ao seu vizinho.
A anatomia precisa desses pinos-guia é fundamental para o funcionamento do mecanismo de mudança de marcha. Nas Figuras 53 e 54, fica claro como cada pino (em verde) possui uma ponta com uma superfície superior chanfrada (290), que permite que a corrente deslize para baixo no pino, puxando-a para fora à medida que desliza.
Esse projeto meticuloso dos pinos-guia é de grande importância para o desempenho eficiente do sistema de mudança de marcha. A disposição estratégica dos pinos-guia em tamanhos progressivamente mais afastados uns dos outros permite um movimento suave e preciso da corrente ao longo dos pinos.
Cada pino-guia possui uma forma específica, com a ponta chanfrada, que proporciona uma superfície suave para a corrente deslizar para baixo, enquanto é puxada para fora do pino.
Essa sequência cuidadosa dos pinos-guia é fundamental para garantir que a corrente seja guiada adequadamente ao longo do aparato de mudança de marcha, durante a troca entre as coroas.
À medida que a corrente desliza sobre os pinos-guia, ela é direcionada de maneira precisa para a coroa maior, permitindo a realização da mudança de marcha com facilidade e precisão.
Essa concepção inteligente dos pinos-guia demonstra o compromisso da SRAM AXS em projetar um sistema de mudança de marcha altamente eficiente e confiável, proporcionando aos ciclistas uma experiência de pedalada otimizada.
Com esse mecanismo de mudança de marcha inovador, os ciclistas podem contar com trocas de marcha rápidas e suaves, permitindo que aproveitem ao máximo suas pedaladas em qualquer terreno ou condição.
Durante a sequência ilustrada nas Figuras 47 a 51, podemos observar como a placa externa do elo da corrente (em laranja), que inicialmente está em contato com o primeiro pino-guia, é gradualmente deslocada para longe do plano da coroa menor e direcionada para o plano da coroa maior, com um movimento final ascendente mais significativo para completar a transição.
Esse pino de mudança ascendente (em verde) então permanece na posição, passando a funcionar como um dente comum da coroa maior. Ao mesmo tempo, a placa maior (206, em bordô em alguns desenhos) localizada do lado de fora dos grandes dentes da coroa atua como um guia, evitando que a corrente se desloque para fora do anel maior durante a mudança de marcha.
Esse cuidadoso movimento da placa externa e a atuação estratégica do pino de mudança ascendente são essenciais para o sucesso da transição entre as coroas.
A placa externa da corrente é cuidadosamente deslocada para a posição adequada, permitindo que a corrente seja adequadamente transferida para a coroa maior, enquanto o pino de mudança ascendente se posiciona corretamente para funcionar como um novo dente da coroa maior.
Ao concluir a transição, o pino de mudança ascendente permanece na posição, atuando como parte integrante da coroa maior. Esse design inteligente garante que o sistema de mudança de marcha funcione de maneira suave e confiável, oferecendo ao ciclista uma operação precisa e eficiente.
A presença da placa maior (206, em bordô) como guia externo evita que a corrente saia do anel maior durante a mudança de marcha, proporcionando ainda mais segurança e estabilidade ao sistema.
Essa engenhosa combinação de movimentos e componentes do sistema de mudança de marcha integrado à coroa da SRAM AXS resulta em uma experiência de pedalada aprimorada, onde as trocas de marcha ocorrem de forma rápida e precisa, permitindo que os ciclistas desfrutem de um desempenho excelente em qualquer tipo de terreno ou situação de pedalada.
O mecanismo de redução de marcha
Agora, vamos analisar mais detalhadamente o mecanismo de redução de marcha do câmbio dianteiro acoplado à coroa da SRAM, no qual a corrente é transferida da coroa maior para a coroa menor.
Esse mecanismo não é muito diferente do modo como os desviadores dianteiros tradicionais, montados no tubo do assento, guiam a corrente da coroa maior em direção ao plano da coroa menor.
A operação desse mecanismo é projetada de forma engenhosa para garantir uma mudança de marcha suave e eficiente. À medida que o ciclista aciona o controle remoto para reduzir a marcha, o sistema entra em ação. Os elementos de redução de marcha começam a se movimentar, permitindo que a corrente seja liberada da coroa maior.
O movimento cuidadosamente projetado desses elementos de redução de marcha guia a corrente em direção à coroa menor, de forma similar ao que acontece com os desviadores dianteiros tradicionais montados no tubo do assento.
Esse processo é fundamental para posicionar corretamente a corrente na coroa menor, proporcionando uma transição de marcha suave e precisa.
Embora a abordagem seja diferente, com o mecanismo de redução de marcha integrado à coroa, a SRAM AXS busca aprimorar o desempenho do câmbio dianteiro, oferecendo aos ciclistas uma experiência de pedalada otimizada.
Essa integração inteligente e eficiente visa proporcionar trocas de marcha rápidas e confiáveis, permitindo que os ciclistas enfrentem diversos desafios de pedalada com facilidade e precisão. Com esse sistema inovador, a SRAM AXS busca elevar ainda mais o padrão de qualidade e desempenho na transmissão dianteira de bicicletas.
Para realizar a redução de marcha, a articulação que controla o posicionamento dos elementos de redução de marcha (212a e 212b, em vermelho) se movimenta em torno de seus pivôs, permitindo que os elementos de redução de marcha girem em um arco no sentido anti-horário.
Esse movimento ocorre desde a posição mostrada na Figura 13 até a posição mostrada na Figura 46, reposicionando os braços salientes dos elementos de redução de marcha para o interior, até o ponto em que a superfície superior (338) se alinha ao plano da coroa maior.
Ao mesmo tempo, em conjunto com essa rotação, os pinos-guia do aparelho de mudança ascendente são retratados da coroa menor e recolocados em um recesso específico dentro do corpo da coroa maior.
Essa combinação de movimentos é essencial para uma mudança de marcha eficiente. O movimento dos elementos de redução de marcha para o interior permite que a corrente seja liberada da coroa maior, enquanto a superfície superior (338) se posiciona adequadamente para guiar a corrente para a coroa menor.
Simultaneamente, os pinos-guia do aparelho de mudança ascendente são retraídos da coroa menor, preparando-se para o próximo movimento do sistema de mudança de marcha.
Essa coordenação precisa de movimentos permite uma transição suave e precisa da corrente entre as coroas, garantindo que a redução de marcha seja realizada com sucesso e sem problemas.
Esse mecanismo inteligente, integrado à coroa da SRAM AXS, demonstra o compromisso da empresa em fornecer aos ciclistas uma experiência de pedalada otimizada, com trocas de marcha rápidas, precisas e confiáveis.
Através de uma engenhosa combinação de elementos de redução de marcha e pinos-guia, o sistema busca alcançar um alto padrão de desempenho na transmissão dianteira de bicicletas.
Mais uma vez, o timing é de extrema importância. Um elemento de redução de marcha só poderá girar para a posição mostrada na Figura 46 quando estiver posicionado atrás da coroa, ou seja, em uma posição em que a corrente não esteja engatada nos dentes da coroa maior – como é possível ver na Figura 52.
Isso ocorre porque a presença da corrente nos dentes da coroa maior impedirá fisicamente o movimento do braço de redução de marcha para a sua posição de redução de marcha.
Esse cuidadoso alinhamento é fundamental para garantir que a redução de marcha ocorra de forma precisa e eficiente. Quando a corrente ainda está engatada nos dentes da coroa maior, o elemento de redução de marcha não pode girar completamente para a posição desejada, evitando interferências indesejadas com a corrente.
Por isso, o sistema de mudança de marcha é projetado para aguardar o momento adequado para iniciar a mudança para a coroa menor. Somente quando a corrente estiver livre dos dentes da coroa maior, o elemento de redução de marcha é acionado para girar em direção à coroa menor, permitindo que a corrente seja transferida suavemente e com precisão para a coroa de menor tamanho.
Essa sincronia perfeita entre o movimento dos elementos de redução de marcha e o posicionamento da corrente é um exemplo do compromisso da SRAM AXS em fornecer um sistema de mudança de marcha altamente eficiente e confiável e sem fio.
Com essa abordagem inteligente, os ciclistas podem desfrutar de trocas de marcha suaves e precisas, elevando a qualidade da experiência de pedalada em diversas condições de terreno e demandas de pedalada.
Quando o braço de redução estiver livre para girar para dentro, sobrepondo-se ao plano da coroa maior, ele estará pronto para desviar a corrente da coroa maior.
À medida que o ciclista continua a pedalar, a superfície chanfrada (338) do braço de redução de marcha entra em contato com a corrente, desviando-a do alinhamento com a coroa maior e direcionando-a para a coroa menor.
Em um curto espaço de tempo, não mais do que meio ciclo de pedalada, a corrente é transferida completamente para a coroa menor. Após uma rotação completa dos pedais, todos os elos da corrente estarão engatados nos dentes da coroa menor e a redução de marcha estará concluída.
Esse processo de mudança é uma operação cuidadosamente coreografada, permitindo que a corrente seja desviada de forma suave e precisa da coroa maior para a coroa menor.
O movimento do braço de redução e a interação com a corrente são projetados para garantir que a mudança de marcha seja rápida e sem problemas, proporcionando uma transição perfeita entre as coroas.
Essa engenhosa sequência de movimentos assegura que, em questão de segundos, o ciclista tenha acesso à marcha adequada para enfrentar diferentes condições de terreno e demandas de pedalada.
Com essa tecnologia avançada de mudança de marcha, o sistema integrado à coroa da SRAM oferece uma experiência de pedalada otimizada, onde os ciclistas podem contar com transições de marcha rápidas, precisas e confiáveis, tornando suas aventuras de bicicleta ainda mais agradáveis e eficientes.
O desviador SRAM Chainring-Coupled é o primeiro da indústria?
A SRAM não é a primeira marca a explorar alternativas ao tradicional desviador dianteiro montado no tubo do selim. A Classified Cycling também oferece uma solução robusta e comprovada com seu Powershift Hub.
Esse sistema inovador apresenta uma engrenagem interna compacta, integrada ao cubo da roda traseira, permitindo que o Powershift Hub ofereça duas relações de transmissão distintas para cada coroa do cassete. Isso significa que, se você estiver usando um cassete de 12 velocidades, terá acesso a incríveis 24 marchas discretas à sua disposição.
O Powershift Hub revoluciona a forma como os ciclistas experimentam a transmissão de marchas. Com essa tecnologia, os ciclistas podem desfrutar de um amplo leque de opções de marcha, proporcionando maior flexibilidade e adaptabilidade durante suas pedaladas.
Essa solução avançada oferece uma mudança de marcha suave e eficiente, permitindo que os ciclistas enfrentem uma variedade de terrenos e condições de pedalada com facilidade.
Embora a SRAM esteja inovando com seu câmbio dianteiro acoplado à coroa, o Powershift Hub da Classified Cycling é outra alternativa sólida e bem-sucedida, demonstrando que a indústria de transmissão de bicicletas está constantemente buscando novas maneiras de aprimorar o desempenho e a experiência do ciclista.
Com essas opções avançadas de transmissão, os ciclistas podem desfrutar de aventuras ainda mais emocionantes e desafiadoras, com equipamentos confiáveis e eficientes.
De fato, essa não é a primeira vez que uma empresa tentou integrar o mecanismo de deslocamento dianteiro no conjunto pedaleiro da corrente. A Vyro, uma empresa que parece já não existir, tentou trazer algo semelhante ao mercado em 2015.
A busca por soluções inovadoras na transmissão de bicicletas é constante, e várias empresas têm se esforçado para encontrar alternativas ao tradicional desviador dianteiro montado no tubo do selim. A tentativa da Vyro em 2015 demonstra que a indústria está sempre explorando novos caminhos para aprimorar a experiência do ciclista.
Essas iniciativas refletem o contínuo interesse em oferecer aos ciclistas sistemas de transmissão mais eficientes, precisos e confiáveis. A competição nesse campo é saudável e beneficia os ciclistas, que podem escolher entre uma variedade de opções para encontrar a solução que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.
Embora a Vyro não tenha alcançado o sucesso esperado, a tentativa de integrar o mecanismo de deslocamento dianteiro ao pedaleiro da corrente mostrou que a indústria está sempre em busca de novas abordagens e tecnologias inovadoras para aprimorar o desempenho das transmissões dianteiras. Essa busca incessante por melhorias reflete o compromisso das empresas em proporcionar aos ciclistas experiências de pedalada cada vez mais aprimoradas.
Os pedivelas Vyro Am En1, projetados para aplicações All-Mountain e Enduro, apresentavam uma abordagem inovadora com uma grande coroa dividida em quatro quartos.
Cada um desses quartos podia mover-se radialmente para fora, independentemente um do outro, permitindo que a corrente fosse transferida da coroa maior para o pequeno anel enquanto o ciclista pedalava as manivelas em uma rotação completa. Essa solução era elegante, permitindo ao ciclista realizar mudanças de marcha mesmo sob carga.
No entanto, apesar da elegância do conceito, na prática, surgiram alguns problemas reais em relação à durabilidade do sistema. Infelizmente, nosso editor de tecnologia da UE, Cory Benson, enfrentou algumas falhas em componentes importantes ao testar o sistema.
Essa experiência destaca os desafios enfrentados pelas empresas ao buscar soluções inovadoras na transmissão de bicicletas. Embora o conceito do pedivela Vyro Am En1 fosse promissor, a eficácia e a durabilidade do sistema encontraram obstáculos que precisavam ser superados.
Esses casos demonstram a importância de testes rigorosos e aperfeiçoamento contínuo em busca de soluções confiáveis e de alto desempenho na transmissão de bicicletas.
Nem sempre todas as tentativas alcançam o sucesso esperado, mas cada avanço e aprendizado contribuem para o aprimoramento constante da tecnologia de transmissão para o benefício dos ciclistas em todo o mundo.
Implicações potenciais para um desviador dianteiro que vive nas coroas
A solução proposta pela SRAM é notavelmente diferente dos projetos mencionados anteriormente, mas oferece uma vantagem significativa em relação à troca de marchas sob carga em comparação com um câmbio dianteiro tradicional montado no tubo do selim.
Além disso, essa abordagem também traz a liberdade para os projetistas de quadros redesenharem o triângulo frontal sem a necessidade de fornecer um componente estrutural para a montagem do câmbio.
Essa inovação é particularmente interessante para alguns designs de quadros incomuns, como o Rondo Ruut 2.0 e o 2023 Specialized Sirrus.
Embora a falta de um tubo de assento adequadamente posicionado atualmente os impeça de se beneficiar de um pedivela de duas correntes, o desviador acoplado à corrente da SRAM parece ser uma solução razoável para superar essa limitação.
Com a integração inteligente do mecanismo de mudança de marchas na coroa, os projetistas de quadros podem explorar novos e criativos desenhos de quadros, garantindo uma estética aprimorada e melhorando a funcionalidade do sistema de transmissão.
A possibilidade de utilizar um câmbio dianteiro mais eficiente sem a restrição de um tubo de assento posicionado de maneira convencional abre novas perspectivas para o design de bicicletas.
A SRAM, com essa abordagem inovadora, busca continuar aprimorando o desempenho da transmissão de bicicletas, oferecendo aos ciclistas uma experiência de pedalada mais suave, confiável e adaptável aos diversos designs e condições de pedalada.
Com esse avanço, ciclistas de diferentes modalidades poderão desfrutar de uma experiência de pedalada otimizada e aproveitar ao máximo seus passeios, independentemente do tipo de quadro ou terreno que enfrentem.
Também podemos esperar uma grande melhoria nas propriedades aerodinâmicas do sistema de transmissão como um todo.
A forma como a cobertura aerodinâmica é projetada para a coroa maior pode ter um impacto significativo na redução do arrasto em comparação com um câmbio dianteiro montado no tubo do selim, que fica mais exposto e sujeito ao vento atingindo-o de todos os ângulos.
Ao integrar o mecanismo de mudança de marcha diretamente na coroa, a SRAM tem a oportunidade de otimizar o design aerodinâmico, minimizando a resistência do ar durante a pedalada.
Essa abordagem pode melhorar ainda mais o desempenho do ciclista, especialmente em velocidades mais altas ou durante competições em que a aerodinâmica é fundamental.
Uma cobertura bem projetada ao redor da coroa maior pode reduzir significativamente a turbulência causada pelo arrasto do vento, criando um perfil mais suave e eficiente. Com menos resistência do ar, o ciclista pode alcançar uma economia de energia e uma maior velocidade, tornando a pedalada mais suave e eficiente.
Essa ênfase na aerodinâmica demonstra como a SRAM está buscando aprimorar todos os aspectos do sistema de transmissão, não apenas a eficiência da mudança de marcha, mas também a experiência geral de pedalada.
Ao aproveitar as vantagens da integração e do design aerodinâmico, a SRAM está avançando no sentido de proporcionar aos ciclistas uma experiência de pedalada ainda mais agradável e eficiente, independentemente das condições e dos desafios enfrentados durante suas pedaladas.
Certamente, há argumentos convincentes a favor desse novo mecanismo de deslocamento frontal. Além dos benefícios já mencionados, este sistema certamente seria muito mais fácil de configurar em comparação com um drivetrain tradicional, não é mesmo? No entanto, devemos considerar que também pode haver algumas desvantagens.
Em primeiro lugar, é provável que a mudança de marchas em qualquer direção seja mais lenta do que a permitida pelos designs atuais do desviador dianteiro. A cada revolução do pedivela, apenas uma oportunidade é fornecida para uma mudança de marcha para uma marcha superior, enquanto existem duas oportunidades para uma mudança para uma marcha inferior.
Essa limitação pode ser percebida principalmente em situações em que os ciclistas precisam mudar rapidamente entre marchas, como em subidas íngremes ou sprints.
A velocidade de mudança de marchas é uma consideração importante para ciclistas competitivos, pois qualquer atraso ou dificuldade na troca de marchas pode afetar o desempenho geral durante a corrida.
Outra possível desvantagem é a necessidade de adaptação dos ciclistas ao novo sistema. A mudança de marchas acoplada à coroa requer uma compreensão diferente da mecânica do mecanismo e, possivelmente, uma nova abordagem na técnica de mudança de marchas para obter o máximo proveito do sistema.
No entanto, apesar dessas potenciais desvantagens, a SRAM está buscando continuamente o aprimoramento de suas tecnologias, e é possível que eles abordem e resolvam essas questões em futuras iterações do sistema. O equilíbrio entre as vantagens e desvantagens dependerá das necessidades e preferências individuais dos ciclistas, assim como das condições e tipo de ciclismo em que são usados.
Portanto, dependendo da cadência, o ciclista pode perceber um atraso notável no início da mudança, enquanto aguarda que o aparelho de mudança alcance o ponto certo no curso do pedal.
Isso difere dos desviadores dianteiros convencionais, que podem iniciar uma mudança imediatamente após a solicitação, pois o atraso é efetivamente determinado pelas rampas e pinos das correntes, geralmente oferecendo de 3 a 5 pontos de mudança por rotação em transmissões premium.
Além disso, parece que seria muito complicado implementar uma versão modular deste sistema, na qual os tamanhos das coroas possam ser alterados de acordo com a preferência do ciclista, bem como os gradientes e perfis de elevação em diferentes regiões do mundo.
Nossa percepção é de que o mecanismo de mudança de marcha será exclusivo para um par específico de tamanhos de coroa. Isso contrasta com os desviadores dianteiros atuais, que oferecem certo grau de ajuste para se adaptarem a diferentes tamanhos e combinações de coroas.
Essa falta de modularidade pode ser uma consideração importante para ciclistas que desejam personalizar a relação de transmissão de acordo com suas preferências e necessidades específicas.
A capacidade de ajustar os tamanhos das coroas é especialmente valiosa para ciclistas que enfrentam uma variedade de terrenos e condições durante suas pedaladas, pois lhes permite otimizar o desempenho da bicicleta para diferentes cenários.
Apesar dessas possíveis limitações, é importante reconhecer que a SRAM está buscando avançar no campo da transmissão de bicicletas com essa inovação.
O mecanismo de mudança de marcha acoplado à coroa oferece várias vantagens significativas e representa um passo em direção ao aprimoramento contínuo da experiência de pedalada para ciclistas de todo o mundo.
À medida que a tecnologia avança, é provável que as limitações atuais sejam abordadas e superadas, levando a novas melhorias no sistema de transmissão de bicicletas.
Depois, há a questão da durabilidade a ser considerada. Como podemos ver, grandes partes do mecanismo de mudança de marcha para cima e para baixo ficarão expostas à umidade, bem como à sujeira e sujeira da superfície da estrada.
Isso é verdade para qualquer desviador, é claro, mas esse mecanismo específico possui um grande número de pivôs que correm o risco de desgaste prematuro se o sistema não for devidamente vedado e protegido.
Além disso, esses componentes de redução de marcha estarão sujeitos a uma quantidade considerável de sujeira lançada pelo pneu dianteiro a cada rotação da manivela.
Imagino que a limpeza desses componentes não será uma tarefa fácil e pode se tornar um desafio para os ciclistas, especialmente em condições de estrada mais lamacentas e sujas.
Essas considerações destacam a importância de uma construção robusta e de alta qualidade para garantir a durabilidade e o desempenho confiável do mecanismo de mudança de marcha.
A SRAM provavelmente está ciente dessas preocupações e deve estar se esforçando para projetar o sistema de forma a minimizar a exposição dos componentes críticos a elementos indesejados, garantindo uma operação suave e duradoura em diferentes condições de pedalada.
A resistência à água, a vedação adequada e a proteção dos pivôs serão aspectos essenciais a serem considerados no design para garantir que o mecanismo de mudança de marcha acoplado à coroa possa suportar as demandas do ciclismo em várias situações e condições ambientais.
Com a devida atenção à durabilidade e à manutenção adequada, esse sistema inovador pode oferecer uma experiência de mudança de marcha mais confiável e suave para os ciclistas, além de proporcionar as vantagens adicionais de eficiência e liberdade de design no quadro da bicicleta.
Por fim, surge a dúvida sobre como o Q-Factor seria impactado pelo alojamento de toda aquela infraestrutura na grande roda dentada. É possível que o design exija um Q-Factor ligeiramente mais largo, o que pode ser um aspecto indesejável para alguns ciclistas.
O Q-Factor, que representa a distância entre os pedais quando instalados nas manivelas da bicicleta, é uma consideração importante para o conforto e a eficiência da pedalada. Um aumento no Q-Factor pode afetar a posição natural dos pés dos ciclistas durante a pedalada e potencialmente levar a problemas de desconforto ou lesões.
Da mesma forma, para aqueles que são propensos a problemas de fricção no calcanhar, o espaço adicional ocupado sob uma tampa externa na coroa pode resultar em mais dificuldades com a folga durante a pedalada.
Isso pode causar atrito e desconforto durante a rotação dos pedais, afetando a experiência geral de pedalada e o desempenho do ciclista.
Portanto, qualquer modificação no Q-Factor e sua relação com a infraestrutura na coroa precisará ser cuidadosamente considerada durante o projeto do sistema.
Os fabricantes de componentes e suas embalagens devem levar em conta essas preocupações, buscando um equilíbrio entre a inovação do mecanismo de mudança de marcha acoplado à coroa e a manutenção da ergonomia, conforto e eficiência para os ciclistas.
É evidente que essa abordagem inovadora apresenta várias vantagens e desafios a serem considerados. A SRAM e outras empresas que buscam aprimorar os sistemas de transmissão de bicicletas certamente dedicarão tempo e esforço para abordar essas questões e alcançar um equilíbrio ideal entre desempenho, funcionalidade e conforto para atender às necessidades e preferências variadas dos ciclistas.
De fato, por mais que consideremos todas essas possibilidades, ainda não estamos em posição de compreender totalmente nenhum dos pontos mencionados, a menos que a SRAM decida executar esse projeto.
Embora tenhamos entrado em contato com a empresa em busca de informações sobre seus planos para essa nova tecnologia de mudança, a resposta até o momento tem sido um “sem comentários”. É compreensível que a SRAM mantenha sigilo sobre seus desenvolvimentos até que estejam prontos para divulgar informações oficiais.
Vale ressaltar que uma patente é uma forma de proteger as ideias e inovações dos inventores, garantindo que eles tenham o direito exclusivo de implementar a tecnologia.
No entanto, o registro de uma patente não garante necessariamente que a SRAM tenha planos concretos de lançar o desviador dianteiro acoplado à coroa no mercado, nem significa que eles já tenham um protótipo funcional em mãos.
A decisão de levar essa tecnologia para o mercado pode ser influenciada por vários fatores, como a viabilidade técnica, a demanda do mercado, a aceitação dos consumidores e a concorrência com outras soluções existentes.
É possível que a SRAM ainda esteja em fase de pesquisa e desenvolvimento, avaliando a viabilidade e o potencial sucesso desse novo mecanismo de deslocamento frontal antes de tomar uma decisão final.
Como ciclistas e entusiastas da tecnologia, podemos apenas aguardar ansiosamente por mais informações oficiais da SRAM e esperar que essa inovação em potencial seja trazida ao mercado, se for realmente viável e atender às expectativas dos ciclistas em termos de desempenho, durabilidade e praticidade.
Via Bike Rumor
SRAM no Brasil é com o PROPARTS e você fica sabendo pelo Bike com muito Bacon