MAVIC é a marca internacional de componentes para bicicleta, o seu destaque é as rodas com cores amarelas, conheça a história e tecnologia por trás da MAVIC.
TODOS SEJAM BEM-VINDOS.
Sempre temos um stand nas corridas. Assim, os pilotos podem conversar conosco ou nos pedir para consertar sua bicicleta gratuitamente. É uma grande oportunidade para conversarmos. E ouça o que eles pensam de nossos produtos.
Nas maiores corridas, até damos carona às pessoas em nossos carros amarelos. Assim, eles têm uma visão privilegiada da corrida. Ninguém mais chega tão perto.
“No ano seguinte, ele apareceu com um pequeno carro amarelo que fez para nós. Nós ficamos realmente tocados – você podia ver que ele gastou muito tempo nisso, que ele não tinha esquecido o que nós fizemos. ”
“Lembro-me de um garotinho na corrida Roc d’Azur. Ele tinha cerca de sete ou oito anos e estava em lágrimas porque havia quebrado uma roda em sua mountain bike e não achava que seria capaz de Começamos a corrida. Trocamos o volante para que ele pudesse participar e ele parou de chorar.
Na manhã seguinte, ele voltou para nos mostrar a taça que ganhou e um desenho que fez para agradecer.
No ano seguinte , ele apareceu com um pequeno carro amarelo que ele fez para nós. Ficamos muito emocionados – você podia ver que ele passou muito tempo nele, que ele não tinha esquecido o que fizemos.
E agora, todos os anos , ele vem nos cumprimentar antes da corrida.”
Denis Greffet – Técnico do Curso de Serviço
Atletas MAVIC
Romain Bardet
Romain Bardet é um ciclista profissional francês, nasceu em 9 de novembro de 1990, na cidade de Brioude, no sul da França. Desde cedo, ele se interessou por esportes e começou a pedalar em competições aos 16 anos de idade. Sua habilidade e dedicação o levaram a se tornar um dos melhores ciclistas de sua geração.
Bardet começou sua carreira como ciclista profissional na equipe AG2R La Mondiale, onde ficou até hoje. Ele é conhecido por sua capacidade de escalada e por sua coragem nas descidas, tornando-o um dos favoritos em competições de montanha.
Em 2015, Bardet ganhou o prêmio de “melhor escalador” do Tour de France e, em 2016, terminou em segundo lugar na classificação geral, apenas atrás do vencedor, Chris Froome.
Além do Tour de France, Bardet também tem participado de outras competições importantes, como o Giro d’Italia e a Volta a España. Ele tem uma grande base de fãs, que admiram sua habilidade, sua dedicação e sua paixão pelo esporte.
Fora das competições, Bardet é conhecido por ser uma pessoa humilde e apaixonada por sua família e amigos. Ele é muito dedicado ao seu esporte e trabalha arduamente para se manter em forma e melhorar suas habilidades.
Em resumo, Romain Bardet é um ciclista talentoso e dedicado que tem feito uma grande diferença no esporte e conquistado a admiração de muitos fãs. Com sua habilidade de escalada e sua coragem nas descidas, ele é certamente um dos melhores ciclistas de sua geração.
LOJA PROPARTS
PROPARTS acaba de anunciar a loja Mavic Brasil, tomara que não seja piada de 1 de abril.
A loja vai ser apoio também para lojistas, com a escassez mundial de peças, é mais uma oportunidade de ter um estoque online, sem desembolsar o giro de caixa do Bike Shop, o que barateia para o cliente final.
Do que somos feitos
“Qual é o contraste de cor mais forteem uma tela de TV?”
“Amarelo e preto.”
Foi assim que o Mavic ganhou suas cores: uma conversa entre o fundador Bruno Gormand e um cinegrafista.
Somos pioneiros do ciclismo. Somos envolventes, criativos e franceses.
Somos o parceiro de confiança durante os momentos de ciclismo mais intensos de um ciclista.
Combinamos desempenho e confiabilidade.
Queremos que nossos ciclistas sintam que pertencem a uma comunidade que está no coração do ciclismo.
IMBATÍVEL
O que torna nossos produtos imbatíveis
DESEMPENHO E CONFIABILIDADE.
O QUE TORNA NOSSOS PRODUTOS IMBATÍVEIS
QUANDO SE TRATA DE CONFIABILIDADE E DESEMPENHO, NINGUÉM MAIS PODE NOS TOCAR.
E OS TESTES COMPROVAM ISSO.
Um flash de amarelo em uma camisa, em uma roda, é um grito de guerra, um símbolo de pertencimento para os verdadeiros ciclistas.
TESTAMOS NOSSOS PRODUTOS. IMPECÁVEL.
Primeiro verificamos nossa ciência: Testes em túnel de vento. Simulações em computador. Resmas de dados.
Levamos nossos protótipos ao limite, colocando-os em três anos de uso em três dias
Depois, verificamos o desempenho: temos pilotos profissionais e amadores para testar nossos protótipos. E nós tomamos nosso tempo.
Às vezes estamos testando por mais de dois anos.
CORREMOS RISCOS.
Às vezes nossas ideias são tão diferentes que os profissionais não querem ouvir falar delas.
Mas eles sempre mudam de ideia quando veem essas ideias se tornarem realidade.
“Quando dissemos à equipe Garmin que construímos as rodas mais rápidas do ciclismo, eles não ficaram convencidos.”
Então voamos para San Diego e mostramos nossa tecnologia.
Eles então decidiram montar nossas rodas CXR. Desde então, eles venceram alguns dos maiores contra-relógios.”
Jean-Pierre Mercat – Chefe de Pesquisa
História da MAVIC
1889
Mavic entra no palco, Lyon (França)
Dois irmãos, Léon e Laurent Vielle, criaram um negócio de ‘niquelagem’ em 1889.
Pouco depois, Charles Idoux e Lucien Chanel se aventuraram na ‘fabricação e venda de peças de reposição para bicicletas’.
Enquanto os irmãos Vielle fundaram Etablissements Métallurgiques du Rhône (EMR) com a marca AVA, esta última criou a MAVIC, Manufacture d’Articles Vélocipédiques Idoux et Chanel (Idoux & Chanel’s Manufactory of Articlesfor Velocipedes).
O fator comum entre esses dois negócios era seu presidente, Henry Gormand.
1923
Logotipo
O logotipo estava na moda: círculo com erro de digitação decorativo.
1933
Os primeiros carros
A Mavic expandiu-se para a fabricação de carros de pedal muito apreciados para crianças nos anos trinta.
A empresa fez dois modelos que se destacaram na época com rodas raiadas com cabines decorativas, acionamento por corrente no eixo traseiro, capô e porta-malas.
Em um catálogo da época, os filhos de Henry Gormand podiam ser vistos ao volante.
Apenas um pequeno número foi feito; eles são raros, se não impossíveis de encontrar hoje.
Apenas um modelo “Championship” foi encontrado na casa de um colecionador de Paris e hoje está de volta em casa com Mavic.
1934
O “Avental Guarda-lamas” ou para-lamas
O “Avental Guarda-lamas” foi uma das jóias da coroa da empresa.
Antonin Magne
No Tour de France de 1934, Antonin Magne testou esses novos aros no máximo sigilo – eles foram proibidos pelas regras e, portanto, foram pintados em cores de madeira.
Antonin Magne ganhou a camisa amarela… As rodas pesavam 750g contra 1,2 kg das rodas de aço.
Mavic cria o aro de tubo “Dura”
Um aro côncavo de duralumínio, com uma espécie de arranjo de ‘tubo’ chamado ilhós, carregava o estresse dos raios nas paredes inferior e superior do aro.
Um italiano, Mario Longhi, aperfeiçoou a mesma técnica exatamente ao mesmo tempo e registrou sua patente em 5 de janeiro de 1934 – duas horas antes de Mavic!
O italiano permitiu que a Mavic explorasse o procedimento sob licença até 1947.
1945
Logotipo
Em 1945 o logotipo mudou. O círculo terminou, a forma de diamante começou
1952
Produtos de performance
Os Produtos estão se tornando associados a Corridas e Campeões.
1973
Aerodinâmico
A aerodinâmica inspirou as primeiras rodas Mavic.
As rodas se tornaram a principal preocupação da Mavic, inspiradas nos primeiros estudos aerodinâmicos. Em 1973, o Bureau de Estudos examinou uma roda lenticular de fibra de vidro.
Esta foi a primeira roda assinada pela Mavic.
Embora testado em pista e estrada, era contra as regras e nunca foi usado em uma corrida. A aerodinâmica, no entanto, estava no ar e a Mavic continuou sua pesquisa.
Assistência MAVIC
Mavic inicia um serviço de assistência para ciclistas de corrida. Nas corridas, a Mavic disponibiliza a todos os competidores uma assistência ‘neutra e gratuita’.
As duas ideias principais de Mavic são: um carro bem equipado na frente do corpo principal de pilotos para dar assistência imediata aos líderes e um serviço completo de ligação por rádio entre os veículos (organizadores, médicos, gerentes esportivos, jornalistas etc.) .
A primeira corrida de assistência Mavic foi Paris-Nice.
Foi quando emprestou o seu carro à última da hora a um Director Desportivo cujo veículo avariou durante o Critérium du Dauphiné Libéré em 1972 que Bruno Gormand teve a ideia de disponibilizar uma assistência ‘neutra’ completamente inovadora, mais adequada a ambos os pilotos e organizadores.
Logotipo
Um diamante amarelo dentro de um retângulo vermelho com cantos arredondados. Este é o logotipo que foi afixado nos veículos de assistência Mavic.
Fibra de vidro
Inventamos a primeira roda lenticular de fibra de vidro.
Fizemos isso antes mesmo de ser oficialmente autorizado.
E dez anos antes de nossos concorrentes.
1975
Inovações
Primeiras jantes anodizadas. Este tratamento aumenta a dureza da parede do aro e protege contra a corrosão.
Pela primeira vez apareceram no mercado jantes coloridas – prateadas, douradas e azuis – o famoso azul SSC. Nunca visto antes em corridas.
Criação do primeiro movimento central selado chamado 600 RD, um corpo de montagem de pedal de peça única com rolamentos radiais selados e perfeitamente alinhados.
Le moyeu 500
O cubo 500, os principais rolamentos de alta qualidade do mercado.
Desta vez, a Mavic inovou em rolamentos e criou o cubo 500 com rolamentos radiais vedados, flanges adaptados para aceitar o formato das cabeças dos raios e cotovelos.
Em breve se tornaria “ajustável-removível” e foi nomeado o 500 RD.
Os rolamentos Mavic são de qualidade excepcionalmente alta – um ponto forte da linha e uma característica do nome.
O Módulo E
O módulo E, um aro de pneu com ganchos, entra no livro de história do ciclismo.
O primeiro aro com ponte dupla ‘gancho’ para acomodar um pneu de alta pressão desenvolvido pela Michelin: o Elan.
Com este conceito patenteado, a Mavic começou a desenvolver uma nova geração de aros para pneus que rapidamente se beneficiaram de todas as inovações tecnológicas da Mavic.
No mundo das corridas de bicicleta, o uso de pneus tubulares diminui gradualmente em favor dos pneus.
1979
O “Tout mavic”
O ‘Tout Mavic’ colocou o nome da empresa no hall da fama do ciclismo.
A Mavic já fabricava cubos, conjuntos de pedais, fones de ouvido, pedais e manivelas de corrente e agora desenvolveu as famosas unidades ‘Tout Mavic’.
A unidade 1000 Special Service Race reuniu assim os cubos Grey SSC Paris-Roubaix e G40, com os quais Sean Kelly venceu o Paris-Roubaix de 1984
1983
As primeiras rodas Mavic: Off-Road
Por algum tempo, o pensamento da empresa estava se voltando para as rodas como criações completas, em vez de montagens.
Hub TTM 560 derivado dos famosos 550 Service Courses.
Mais ou menos então, alguns jovens californianos em busca de sensações derrubaram o ciclismo tradicional e lançaram o BMX (Bicycle Motocross) e o Mountain Bike.
Mavic rapidamente percebeu que essas disciplinas fora do comum que não eram apenas fantasias passageiras.
A Companhia os adotou.
A primeira roda Mavic a ser comercializada:
a TTM 504 para BMX com aros TTM 4 de 20 polegadas e cubo TTM 560 derivado dos famosos 550 Service Courses.
1984
Mavic departamento aéreo
Paixão por paixões.
O Mavic Air Department foi criado para comercializar aviões motorizados ultraleves (ULMs) prontos ou em kits.
Dois modelos estavam disponíveis: o Avid Flyer, de origem americana e o Airplume, de design francês.
Os aviões franceses foram montados em Villeneuve, perto de Saint-Trivier-sur-Moignans, mas apenas algumas unidades foram vendidas.
A morte repentina de Bruno Gormand em dezembro de 1985 pôs fim a esta atividade.
O avião Cessna adquirido pela Companhia, no entanto, continuou a assegurar ligações de rádio sobre corridas até 1986.
1985
Mavic e a bicicleta de montanha
Um novo esporte e novos produtos, desta vez aros para mountain bikes.
Primeiras jantes de cross-country: as Rando M4 e M5 – tratadas “hard coat”.
Na França, em outubro, a Mavic presta assistência no 2º Roc D’Azur, um festival de mountain bike na Riviera Sul.”
Cometa
Comercialização das rodas paraculares em fibra de carbono Comete e das rodas Challenger de liga leve. No ano seguinte surgiu o Comete ‘+ ou -‘: 12 células situadas em torno da borda que podem suportar pesos de aço de 130 a 780 g .
Os pilotos adicionam mais ou menos lastro à roda, dependendo do evento
1987
Assistência MTB em Paris-Gao-Dakar
Assistência de mountain bike durante o Paris-Gao-Dakar.
Nos anos seguintes, Mavic ajudou ciclistas na Copa do Mundo de Mountain Bike e em competições de triatlo.
1988
Logotipo
Em 1988, o nome Mavic foi colocado em um paralelepípedo com fundo amarelo.
As letras em itálico davam movimento adicional.
O mesmo logotipo passou a ser utilizado em todos os nossos suportes: veículos, catálogos, peças etc.
1989
Volta da França
Em 1989, Greg Lemond venceu o Tour de France com ‘Tout Mavic’.
Uma vitória inesperada que acrescentou uma página à gloriosa história do Tour: ele estava apenas 8 segundos na frente de Laurent Fignon.
1992
3G
Roda 3G com 3 raios perfilados para frente ou para trás, com cartucho-hubs intercambiáveis. Foi o ponto de discussão nos Jogos Olímpicos de Barcelona com o passeio de Chris Boardman
Componentes eletrônicos
A Mavic desenvolveu um desviador controlado eletricamente que foi testado pelas equipes Once e RMO no Tour de France. Uma nova revolução francesa!
No ano seguinte, a Mavic lançou o ZMS (Zap Mavic System), o primeiro câmbio traseiro acionado por microprocessador.
Dois botões estrategicamente posicionados no guidão para mudar a marcha para cima ou para baixo e, com um leve toque, o microprocessador no guidão envia as informações para os eletroímãs no desviador, tudo em tempo real.
1994
KL na neve
Mavic apoia paixões e desafios.
Christian Taillefer, Anne-Caroline Chausson e Eric Barone sonham em pulverizar todos os recordes de velocidade além dos 200 km/h, saltando do topo de uma pista quase vertical. Rodas Mavic. Os pinos são obrigatórios.
A roda como sistema global
A roda como um “sistema global” Com esta abordagem e mais trabalho aerodinâmico surgiu a roda Cosmic, comercializada em duas versões: a Cosmic de alumínio e a Cosmic Carbone.
Dezesseis raios aerodinâmicos de aço inoxidável nas rodas dianteiras, cruzados nas rodas traseiras.
Eles tinham diferentes números, formas e posições, dependendo da versão.
Através de pesquisas e patentes, a Mavic inovou em cabeças e eixos de raios, seu posicionamento e sua fixação ao aro e ao cubo, melhorando constantemente o comportamento das rodas.
1996
Logotipo
Fim do retângulo, o início da elipse.
Rodas de hélio
Roda de hélio, jantes e cubos vermelhos.
Primeiro rodado completo ultra leve, pensado especificamente para as etapas de montanha.
Crossmax
A roda Crossmax especificamente projetada como um ‘sistema’ global.
A roda ‘fora da lei’ leve e resistente com perfil de grandes dimensões e parede de aro ultrafina, cubo traseiro FTS e sistema de bloqueio rápido.
26 raios para a roda dianteira, 28 na traseira, cruzados por 3 s no lado da roda livre e radiais no lado oposto. Foi usado nas Olimpíadas de Atlanta.
1999
Mektronic
A Mavic apresenta o Mektronic, o primeiro grupo de transmissão eletrônica sem fio.
Nascimento da Mektronic – mais um passo em frente em desviadores eletrônicos.
Não há mais fios; a transmissão era agora por ondas de rádio codificadas digitalmente.
Muitos pontos de controle foram construídos nos punhos e um computador de bordo multifuncional conectado ao guidão mostra velocidade, distância percorrida, tempo decorrido, posições da roda dentada, etc.
UST sem câmara
Em seguida, Mavic colocou os dois grandes do mundo dos pneus – Michelin e Hutchinson – em volta de uma mesa para falar sobre um objetivo: Tubeless.
Resultado: o Crossmax UST Tubeless.
No perfil do aro, um canal recebe os talões do pneu durante a montagem.
Durante o enchimento, os grânulos pressionam contra as paredes da ranhura, em seguida, sobem e travam no lugar atrás das saliências levantadas do aro.
Ser capaz de rodar com pressões mais baixas e sem rupturas causadas por beliscões melhora consideravelmente a aderência do pneu e a aderência à estrada nas curvas.
Conceito Fore, Ksyrium e Crossmax
A abordagem geral do sistema da Mavic reescreve os padrões, leva ao desenvolvimento do conceito Fore, uma inovação tecnológica da aeronáutica, e rodas Crossmax e Ksyrium.
O resultado é não mais piercing no aro, encaixe hermético garantido, não há necessidade de fitas de aro, menos raios, uma roda mais leve, maior rigidez e resistência.
2002
ISM
A Mavic registra a patente ISM (Inter Spoke Milling), protegendo assim o processo de fresagem da superfície superior do interior do aro entre os orifícios dos raios.
Esta inovação reduz a massa rotativa (reduzindo assim a inércia) e reduz o peso do aro entre 10% a 20% sem afetar a resistência, melhorando assim o desempenho.
2003
Wintech
A inovação da Mavic é apresentada na forma do ciclocomputador Wintech, que em seu ano de lançamento recebeu o primeiro prêmio de inovação nos EUA.
Sua característica única: o sensor está alojado dentro da alavanca de liberação rápida da roda dianteira e os dados codificados digitalmente são transmitidos sem fio e não são afetados por interferências.
2007
R-SYS
Nascimento do R-SYS, a terceira geração de rodas com raios tubulares de carbono usando o conceito TraComp.
A tecnologia TraComp inibe o destensionamento dos raios e mantém a rigidez lateral da roda quando submetida a altas tensões.
Os raios tubulares de carbono, fixados de forma imóvel ao aro e cubo, limitam a deformação da roda, mantêm a roda em pé e minimizam a fadiga do material (longevidade do produto).
Tudo isso permite a máxima redução de peso e maximiza as características de desempenho da roda completa.
2008
Pedais
Uma gama de pedais de estrada vê a luz do dia.
Esta gama de pedais Mavic dá seguimento ao inovador 646 LMS de 1990 e é composta por três modelos dedicados à estrada.
Nesses modelos, o foco está na transferência de energia, na fluidez dos rolamentos e na resistência do grampo.
O destaque da gama é o Race SL Ti com um eixo de titânio que reduz o peso para apenas 110 gramas.
Equipamento do cavaleiro
A Mavic lançou uma linha completa de calçados, roupas e acessórios específicos para ciclismo.
A Mavic deu mais um passo na sua progressão com o lançamento de uma gama completa de sapatos, têxteis e acessórios.
Esta extensa gama de artigos inovadores responde perfeitamente às necessidades dos ciclistas mais exigentes.
Melhorias foram introduzidas em todos os níveis com inovações em material, características técnicas e função.
Os produtos são dedicados a todos os aspectos do ciclismo, incluindo estrada, triatlo e MTB, e atendem às necessidades de ciclistas masculinos e femininos.
2010
Sistemas de roda-pneu
Pela primeira vez, os conjuntos de rodas agora são projetados com a integração de seu pneu específico.
Ao desenvolver tecnologias de rodas e pneus em conjunto, a Mavic pode melhorar a capacidade de resposta da roda e alcançar uma nova era no design do sistema de rodas.
2011
Capacetes Mavic Syncro e Plasma
Aproveitando nosso profundo conhecimento de ciclismo e ciclistas, apresentamos uma gama completa de capacetes utilizando a mais recente tecnologia para obter uma oferta de produto leve, aerodinâmica e segura.
Comprovado no mais alto nível de corrida para estar entre os melhores.
2015
Logotipo
O amarelo faz parte da história e do logotipo da Mavic. Representa força, paixão e vitória.
KSYRIUM Pro Disc Allroad
O primeiro tubeless de estrada confiável baseado no padrão Universal System Tubeless.
Design otimizado para conforto e desempenho, confiabilidade lendária Ksyrium e duas opções de pneus para a solução certa para qualquer condição.
2017
40 anos de parceria TDF
MAVIC comemora 40 anos de parceria com o Tour de France. Desde 1977, os ciclistas da maior corrida de ciclismo do mundo se beneficiam de nossos carros amarelos de assistência neutra.
Cometa Ultimate
Totalmente conectado à bike Carcaça de carbono com flexibilidade mínima de material, 19% de aumento na amplitude de movimento e altura de pilha ultra baixa de 4,5 mm = 15% de economia de energia.
Estrada sem câmara UST
UST® – O único padrão em estrada sem câmara. Fácil. Seguro. Rápido.
Ao combinar o nosso conhecimento de rodas e pneus, conseguimos aperfeiçoar a relação simbiótica entre o talão do pneu e o gancho do aro para oferecer um sistema que não é apenas rápido na estrada e fácil de manter… mas também 100% confiável para que você possa se concentrar em uma coisa: seu passeio.
2018
Instant Drive 360
Implementado em todos os rodados MTB em 2019 (exceto Deemax DH).
A nova tecnologia de roda livre Instant Drive 360 é super leve e rápida de engatar com apenas 9°.
Uma grande vedação de borracha sem contato fornece baixo atrito, enquanto uma ampla variedade de tampas de extremidade o torna super versátil
2020
Aquisição da Mavic pelo Bourrelier Group
A Mavic voltou a ser uma PME familiar com governança ágil e autônoma, reforçando nos produtos que tornaram a marca bem-sucedida.
2021
Carbono dianteiro
Esta é a primeira roda tubeless “real” sem fita de aro.
Mavic é a única marca a oferecer um ponto de ancoragem para os raios que oferece tanta rigidez em um aro tão leve
CAIXA DE FERRAMENTAS DO PROPRIETÁRIO
- Mavic Care: Register your product
- Contact customer service
- Product repair
- General User Guide
- General User Guide
- Freewheel
- Adaptateur
- Adaptateur
- Adaptateur
- Rim tape User Guide
- Valve
SOBRE A MAVIC NO BRASIL
A Proparts começou a representar a Mavic no Brasil em 2015 sendo a importadora e distribuidora exclusiva dos produtos da marca desde então. Hoje qualquer lojista Proparts pode revender produtos Mavic, salvo algumas categorias que são exclusivamente revendidas pelas lojas Mavic Premium.
REVENDAS PREMUM
GARANTIA MAVIC E MAVIC CARE
- Todos os produtos Mavic são cobertos por uma garantia de 02 anos
- Todos os benefícios denominados MAVIC CARE só são aplicáveis ao proprietário original
- MAVIC CARE garante o acesso à garantia vitalícia para as rodas de carbono a partir da linha 2021 e 3 anos para qualquer outro produto a partir de 2016
- Programa Crash Replacement: desconto de 40% sobre o valor de varejo do produto, válido por 03 anos a partir do registro no MAVIC CARE
- Programa de Lealdade: a Mavic garante a disponibilidade de peças de reposição por um período de 05 anos. Abaixo disso, a Mavic oferece um desconto de 30% no valor de varejo do produto se o produto for cadastrado no MAVIC CARE
- Rede Mundial de Mavic Service Center: 30 Mavic Service Centers oferecem uma cobertura global de mecânicos anualmente capacitados na sede da Mavic na França.
MSC BRASIL
Para acionar o MSC Brasil para reclamar uma garantia ou solicitar a realização de um serviço, acesse o portal exclusivo de atendimento Proparts e siga as instruções do formulário.
Outras marcas que a PROPARTS representa:
- CeramicSpeed
- Garmin
- Kryptonite
- Mavic
- Quarq
- RockShox
- Saris | Cycleops Trainer
- Squirt Lube
- Sram
- Stan’s No Tubes
- TIME
- Truvativ
- Vittoria
- Zipp
As melhores marcas, você encontra no Bike com muito Bacon.